Começaram as obras de revitalização da Rua Joaquim Nabuco
Agosto 11, 2004

O Clube Lojista Brooklin (CLB, www.clubelojistabrooklin.com.br), em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Subprefeitura de Santo Amaro, iniciou, na segunda-feira (10), as obras de revitalização das Ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel e Barão do Triunfo. Segundo Elizabeth Carrion Bonini, presidente do CLB, a intenção é "transformar o Brooklin em um bairro Alemão".

O Brooklin, um bairro de classe média e alta  na zona sul de São Paulo, abriga uma população que, na sua maioria, descendo dos imigrantes alemães que chegaram ao bairro há mais de um século. O bairro possui lojas de renome, comércio atraente e muitos lançamentos imobiliários, mas nos últimos dez anos sofreu com a degradação do pavimento e de alguns de seus prédios comerciais. Como resultado das obras, o CLB espera atrair mais consumidores, visitantes e até turistas para a região - conforme projeto da Anhembi Turismo.

As calçadas serão alargadas para 3,5 metros e decoradas nas cores da bandeira alemã (amarelo, vermelho e preto), com desenhos em curvas que remetem à ginga brasileira, e contarão com vasos de flores brasileiras. Novas árvores, como pitangueiras e resedás, serão plantadas. As esquinas terão pequenas praças com bancos e espelhos d´água. 

Comodidade e segurança

Deficientes físicos e idosos poderão circular com comodidade: serão construídas rampas para facilitar sua locomoção nas ruas, calçadas e também nas lojas. Carrinhos eletrônicos também estarão à disposição para maior conforto de quem tiver dificuldade para andar. "A intenção é valorizar o pedestre e transformar o local em um shopping a céu aberto, valorizando a temática Alemã", segundo a presidente do CLB.

Os visitantes também contarão com um sistema de estacionamento com valet, cujos manobristas estarão equipados com rádio: o cliente poderá deixar o carro na frente de uma loja e retirá-lo em outra. 

A segurança dos freqüentadores estará garantida: as ruas terão monitoramento eletrônico com câmeras interligadas à Polícia Militar. O sistema será complementado com a instalação de dois 2 guaritas fixas. As novas luminárias previstas no projeto fornecerão mais claridade. 

Custo

O custo total da obra, que conta com o apoio do Sebrae, da Câmara Alemã de Comércio e de empresas alemãs instaladas na cidade, é de  R$ 2,5 milhões. A Prefeitura financiará as ações de reforma das ruas, enquanto os comerciantes serão responsáveis pela reforma da fachada de seus estabelecimentos e de todo mobiliário público. 

Brooklinfest

Uma vez finalizadas as obras, cuja previsão de entrega é 30 de setembro, o CLB celebrará os 180 anos da Imigração Alemã com a tradicional Brooklin Fest, nos dias 9 e 10 de outubro.  

O Clube Lojista Brooklin 

O Clube Lojista Brooklin tem também responsabilidade social e faz inúmeras ações beneficentes como o incentivo ao jovem cidadão e primeiro emprego, parcerias com o CVV, Gotas de Flor com Amor, Care, Lumen, Sobei, Associação Sítio Agar e Azoeste.

Com este projeto o CLB espera obter mais recursos de empresas que queiram patrocinar ou investir nas mudanças. Outra intenção é atrair grifes e empresas que estejam situadas em outras regiões da cidade a trazer suas filiais para o novo bairro que estará nascendo nos próximos 50 dias. Após a inauguração do quadrilátero alemão, os comerciantes esperam alavancar suas vendas em até 30%.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

 

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo