Agosto 21, 2026
Há 23 anos promovendo o encontro entre artistas, culturas e territórios, o Circuito de Teatro em Português e Outras Línguas chega à sua 15ª edição no Centro Cultural São Paulo (CCSP), de 18 a 27 de setembro. Neste ano, esse grande intercâmbio amplia seu olhar para outras manifestações artísticas e para as línguas originárias da África e do Brasil.
A programação gratuita reúne espetáculos nacionais e internacionais, apresentações de música, dança e teatro, cerimônias ritualísticas, oficinas, seminários e atividades formativas voltadas ao empreendedorismo e à economia criativa, à literatura, ao teatro de bonecos, à dança, à música e à internacionalização de artistas e obras.
O Circuito de Teatro em Português e Outras Línguas consolida-se como um espaço de reflexão, troca de conhecimentos e construção de redes de colaboração entre artistas, pesquisadores, produtores, gestores culturais, coletivos, iniciativas independentes e comunidades dos países de língua oficial portuguesa.

Mais do que um festival, o Circuito de Teatro em Português e Outras Línguas é um território de encontros, escuta, criação e cooperação. Um espaço que celebra a diversidade cultural, fortalece o patrimônio imaterial, amplia o diálogo entre povos originários e reafirma a cultura como ferramenta de transformação, memória e construção de futuros compartilhados.
Idealizado pela atriz, produtora cultural e diretora artística Creuza Borges, o festival nasceu em 2003 com o propósito de fortalecer o intercâmbio entre os países de língua oficial portuguesa — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste —, criando pontes entre artistas, técnicos, pesquisadores, profissionais das artes e da cultura e seu público diverso.
Ao longo de sua trajetória, o Circuito realizou 473 espetáculos, 97 oficinas e 40 seminários, circulou por dezenas de cidades brasileiras e reuniu mais de 119 mil espectadores.
Programação
A cerimônia de abertura do XV Circuito de Teatro em Português e Outras Línguas acontece no dia 18, às 20h, com a ação ritualística e simbólica "Vozes da Primeira Nação", que contará com a participação especial do pajé Yuquetee Munduruku e de seus parentes, representantes da Primeira Nação do Brasil.
Por meio de cantos tradicionais, palavras de saudação e expressões culturais do povo Munduruku, a ação simboliza uma bênção e a abertura espiritual do festival. Também estarão presentes representantes dos nove países de língua portuguesa.
Vindo de Portugal, o primeiro espetáculo da mostra é "Damas da Noite – Uma Farsa de Elmano Sancho", da Cia. Lobo Solitário, apresentado no dia 19, às 20h. O espetáculo conta a história de Cléopâtre, uma criança que nasceu menino, mas que era esperada por sua família como menina. Elmano Sancho mergulha no universo fascinante e provocador do transformismo e das drag queens.
No dia 20, às 15h, será apresentado o espetáculo infantojuvenil "O Segredo do Rio", da companhia portuguesa Chão de Oliva. O teatro de bonecos narra a bela amizade entre um peixe e um rapaz, inspirado no livro homônimo de Miguel Sousa Tavares.
Ainda no dia 20, às 20h, o Grupo Piscadur di Letras, da Guiné-Bissau, apresenta "O Marinheiro", adaptação da peça homônima de Fernando Pessoa, único texto teatral escrito pelo poeta português. A montagem incorpora músicas, cantos e tradições culturais guineenses em uma abordagem simbólica da narrativa.
A atriz brasileira Leona Cavalli apresenta o solo "Elogio à Loucura", com direção de Eduardo Figueiredo, baseado na obra clássica de Erasmo de Rotterdam, no dia 22, às 20h. A adaptação teatral transforma a célebre sátira humanista em uma reflexão atual sobre o mundo contemporâneo. Escrita no século XVI, a obra atravessa o tempo ao expor, com ironia e inteligência, as relações de poder na sociedade, na política e na religião. Ao reconhecer a loucura como parte da condição humana, e não apenas como insanidade, a peça convida o público a refletir sobre empatia, civilidade e os retrocessos éticos e sociais do presente.
No dia 23, às 20h, o cantor cabo-verdiano Leroy Pinto sobe ao palco ao lado de artistas brasileiros e de outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para promover um diálogo entre tradição e modernidade, a partir das sonoridades da música de Cabo Verde.
No dia 24, às 20h, a brasileira Cia. Dragão 7 apresenta "Inês de Castro, Até o Fim do Mundo". A história de amor entre Dom Pedro I e Inês de Castro, um dos romances mais emblemáticos da cultura portuguesa, atravessou guerras, séculos e o Oceano Atlântico, tornando-se uma das narrativas mais belas e comoventes da literatura lusófona.
A companhia angolana Teatro de Pitabel apresenta "Ondas da Emoção" no dia 25, às 20h. Na trama, N'dala, uma mulher de personalidade forte, convive com uma intensa onda de emoções e descobre que, quanto mais tenta fugir delas, mais difícil se torna sua experiência. Aos poucos, compreende que nenhuma emoção é permanente. A obra propõe um espaço de escuta, reflexão e conscientização social, utilizando o teatro como instrumento de denúncia e transformação.
Outro destaque nacional é "A Casa D'Água", da Companhia de Teatro Arte & Fato, do Pará, em sessão no dia 26, às 20h. Ambientado durante a maior cheia da Amazônia, em 1954, o espetáculo mergulha em uma das narrativas mais dolorosas e silenciadas da região. A obra questiona frontalmente a chamada "lenda do boto", popularizada por Luís da Câmara Cascudo, revelando a violência sexual cometida contra meninas e mulheres, muitas vezes dentro das próprias famílias.
Encerrando a programação artística, no dia 27, às 19h, a Associação Cultural Raízes, de Moçambique, apresenta o espetáculo de dança "Tambores da Ancestralidade", inspirado nas danças tradicionais moçambicanas Xigubo, Niketche, Marrabenta, Mandique, Xindimba, Murimwa e Utsy. O espetáculo pulsa no ritmo das raízes africanas, em um encontro entre dança, poesia e canto. O som dos tambores desperta memórias coletivas e transforma o palco em um grande ritual de celebração da ancestralidade, da resistência e da esperança.
Formação
A programação do XV Circuito de Teatro em Português e Outras Línguas inclui ainda o Seminário de Intercâmbio e Economia Criativa, realizado no dia 21, às 20h. O encontro prioriza o reconhecimento e o fortalecimento de organizações artísticas e acadêmicas, criadores, produtores e artistas, incluindo pessoas negras, indígenas, integrantes da comunidade LGBTQIA+ e representantes de outros grupos historicamente marginalizados nos países da CPLP e no Sul Global.
Outro destaque é o Seminário sobre Línguas Maternas dos Povos Originários do Brasil e da África, no dia 27, às 15h. O encontro reúne música, dança, teatro e gastronomia, com artistas e convidados do Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e Portugal, celebrando as raízes culturais compartilhadas e suas singularidades.
A programação também oferece uma série de oficinas com artistas convidados. Entre elas estão a oficina-show "Encontro Musical Brasil–Cabo Verde", com Leroy Pinto (Cabo Verde), de 19 a 22 de setembro, das 14h às 17h; a "Oficina de Teatro de Objetos e Bonecos", com Nuno Pinto (Portugal), no dia 21, das 14h às 17h; a "Masterclass Teórico-Prática – Circuito Internacional de Teatro", com Adérito Rodrigues (Angola), no dia 22, das 14h às 17h; a "Oficina de Dança de Raízes", com Emelva Dine (Moçambique), de 22 a 25 de setembro, das 14h às 17h; a "Oficina Prática de Literatura", com Quim Gama (Brasil), no dia 23, das 14h às 17h; e a "Oficina de Produção Cultural e Empreendedorismo", com Dan Gregor (Brasil), no dia 24, das 14h às 17h.
A programação completa será divulgada em breve no site
Serviço
XV Circuito de Teatro em Português e Outras Línguas
Quando: de 18 a 27 de setembro de 2026
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1.000, Liberdade, São Paulo (SP)
Ingressos: gratuitos, com distribuição uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do CCSP.
Acessibilidade: todos os espaços do CCSP são acessíveis a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Instagram: @circuitodeteatroemportugues
Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Peça inédita de Plínio Marcos sobre Rolando Boldrin ganha leitura dramatizada no CCSP.
Escrito à mão pelo dramaturgo para o amigo, o material inédito chega ao Centro Cultural São Paulo entre 27 e 30 de agosto. Espetáculo completo estreia em 22 de outubro, data em que Boldrin completaria 90 anos. De graça.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+inedita+plinio+marcos+sobre+rolando+boldrin+ganha+leitura+dramatizada+ccsp.php
Clube de Leitura do Rap realiza encontro gratuito com Parteum no Sesc Vila Mariana.
Projeto que propõe a leitura das letras de rap como literatura abre nova temporada com encontro dedicado ao rapper e produtor; programação também terá MC Hariel e Rico Dalasam.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clube+leitura+rap+realiza+encontro+gratuito+com+parteum+sesc+vila+mariana.php
Itaú Cultural Play recebe seleção de filmes do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
Mostra reúne 10 produções brasileiras que transitam entre animação, comédia, drama, musical e experimental. Os olhares são diversos, e convergem para temas como memórias, identidades, afetos e questões sociais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+play+recebe+selecao+filmes+kinoforum+festival+internacional+curtas+sao+paulo.php
Grupo de Rap Monarckas apresenta A Quebrada é Boa, os 4 elementos da Cultura Hip Hop juntos nas Fábricas de Cultura.
A Quebrada é Boa não é só um nome: é um grito de afirmação!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+rap+monarckas+apresenta+quebrada+boa+elementos+cultura+hip+hop+juntos+nas+fabricas+cultura.php
PRIDANSP 2026 reúne cerca de 750 bailarinos no Teatro Sérgio Cardoso.
Prêmio Internacional de Dança de São Paulo acontece de 3 a 6 de setembro, com etapa competitiva, atividades formativas e Noite de Gala.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/pridansp+2026+reune+cerca+750+bailarinos+teatro+sergio+cardoso.php
Primeira Virada Indígena do Brasil apresenta proposta de festival no Museu das Culturas Indígenas.
Encontro aberto ao público reúne artistas, ativistas, pesquisadores, estudantes e interessados na construção coletiva do evento, que será realizado entre novembro e dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/primeira+virada+indigena+brasil+apresenta+proposta+festival+museu+das+culturas+indigenas.php
XIV Mostra de Teatro de São Miguel Paulista leva teatro, circo, música e dança à Praça do Morumbizinho.
Festejando os 446 anos de São Miguel Paulista, o teatro de rua ocupa praça com 12 espetáculos na 14ª edição da Mostra realizada pelo grupo O Buraco d’Oráculo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/xiv+mostra+teatro+sao+miguel+paulista+leva+teatro+circo+musica+danca+praca+morumbizinho.php
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php