Abril 23, 2025
O Circo di SóLadies | Nem SóLadies (@circodisoladies), um dos grupos pioneiros no cenário da palhaçaria feminista, celebra uma década de atuação com um evento imperdível que revisita sua trajetória e propõe uma reflexão sobre os próximos passos no fazer artístico com viés feminista.
No dia 30 de abril de 2025 (quarta-feira), de 19h às 22h, com entrada gratuita, o Circo di SóLadies | NemSóLadies promove a Conferência 10 Anos de Palhaçaria Feminista, no Espaço Cultural Circo di SóLadies | Nem SóLadies, na Vila Anglo, em São Paulo (SP). O evento também será transmitido on-line, e tem como objetivo relembrar momentos vividos pelo grupo ao longo de sua jornada, discutir o que foi aprendido nesses anos de encontros e o que se espera para os próximos dez anos de atuação.
A conferência contará com a presença de artistas e ativistas que se comprometem com a questão de gênero, além grupos de diversas regiões do Brasil, como: Companhia CabarElas (Ribeirão Preto/SP), Cia Fundo Mundo (São Paulo/SP), Trupe Tropeço (São Paulo/SP), Terreiros do Riso (São Paulo/Salvador), As Marias da Graça (Rio de Janeiro/RJ) e Teatro del Camino (Belo Horizonte/MG). Esses grupos são exemplos de iniciativas que vêm rompendo as barreiras da palhaçaria tradicional, levando a reflexão sobre questões de gênero e identidade para novos públicos e fomentando um espaço de acolhimento, resistência e ludicidade.
O evento também marca o lançamento do e-book "10 Anos de Palhaçaria Feminista: Encontros, Afetos e Reflexões", que reúne as entrevistas realizadas durante a temporada de 2024/2025 do programa Inter.Viu, uma série de conversas disponíveis no canal do YouTube do Circo di SóLadies. O e-book será uma importante compilação de ideias e experiências compartilhadas por diversos grupos e artistas, contribuindo para o fortalecimento e o aprofundamento da palhaçaria feminista.
Sobre o Circo di SóLadies | Nem SóLadies
O Circo di SóLadies | Nem SóLadies é um grupo artístico que se destaca pela sua atuação na desconstrução das normas e estereótipos de gênero. Com um trabalho enraizado no ativismo feminista e na valorização da diversidade de gênero, o grupo, que é formado por duas mulheres cis, Kelly Lima e Verônica Mello, e uma pessoa transmasculina, Theo Oliveira, vem há 10 anos trazendo à tona questões fundamentais sobre a desigualdade de gênero, utilizando a palhaçaria como ferramenta de transformação social.
A palhaçaria feminista surge como um movimento que vai além das apresentações artísticas. Trata-se de uma ação política e cultural que visa reverter as dinâmicas históricas de opressão e invisibilidade das mulheres e pessoas de gênero dissidente no universo da arte e da cultura popular. Ao longo de sua trajetória, o Circo di SóLadies | Nem SóLadies tem demonstrado como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de contestação e mudança, ao mesmo tempo em que cria um ambiente de acolhimento e empoderamento.
As ações fazem parte do projeto "Dez Anos de Palhaçaria Feminista" contemplado no edital Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Informações: www.facebook.com/circodisoladies, www.instagram.com/circodisoladies e circodisoladies.com.br
Serviço
Conferência 10 Anos de Palhaçaria Feminista
Com Circo di SóLadies | Nem SóLadies e participações especiais
Sinopse: A Conferência 10 Anos de Palhaçaria Feminista celebra a trajetória do Circo di SóLadies | Nem SóLadies, refletindo sobre a importância da arte com viés feminista e as lições aprendidas ao longo de uma década. O evento contará com a participação de diversos grupos artísticos e o lançamento do e-book "10 Anos de Palhaçaria Feminista".
Quando: 30 de abril de 2025 (quarta-feira) - Horário: 19h às 22h
Local: Espaço Cultural Circo di SóLadies | Nem SóLadies - Rua Pedro Soares de Almeida, 55 - Vila Anglo - São Paulo - SP
Grátis - Classificação Livre
Lugares Limitados e Transmissão on-line
Reserva de ingresso através do formulário: https://forms.gle/1SKxzcbkgzbR7XuFA
Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php
Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php
Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php
Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php