Abril 28, 2025
Entre 28 de abril e 18 de maio, o CINUSP apresenta a mostra A Linha de Fronteira Se Rompeu, com uma seleção de 13 longas que investigam choques causados por diferenças geográficas, culturais e políticas em terras estrangeiras.
Dentre os selecionados está Sem Chão, vencedor do Oscar de Melhor documentário em 2025, que registra a realidade vivida pelo povo palestino em meio ao genocídio causado pela invasão israelense. A sessão do dia 07/05 terá debate com Arlene Clemesha, diretora do Centro de Estudos Palestinos.

Também será exibido o épico Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, um filme sobre o neocolonialismo estadunidense, dinâmicas de poder e violência na Guerra do Vietnã.
Em países do sul global, a busca por melhores condições de vida é um grande motivo para a migração. Isso pode ser visto no filme de Aloysio Raulino, Noites Paraguayas, que acompanha um grupo de paraguaios em busca de trabalho na cidade de São Paulo.
Já o cinema africano analisa isso a partir das marcas do colonialismo, como em Ó, Sol, dirigido por Med Hondo e carregado de um forte discurso revolucionário. Assim como A Negra de..., de Ousmane Sembène, filme baseado num conto homônimo do diretor que emociona ao contar sob o ponto de vista do oprimido mais uma história da miséria colonial.
O Abraço da Serpente, primeiro filme a representar a Colômbia no Oscar na história, mostra o choque entre o xamã Karamakate e europeus que vão para a Amazônia em busca de uma flor rara.
No clássico Viagem à Itália, o deslocamento físico reflete também uma viagem interior dos personagens, o filme de Roberto Rossellini é uma das últimas parcerias entre o diretor e sua então esposa Ingrid Bergman.
Ainda com grandes cineastas na Itália, Cópia Fiel, do diretor iraniano Abbas Kiarostami, acompanha um autor inglês e uma francesa dona de antiquário perambulando pela Toscana.
Além disso, em Notícias de Casa, Chantal Akerman faz um ensaio sobrepondo imagens de Nova York, onde morava, e cartas trocadas entre ela e a mãe, que vivia na Bélgica.
Completando a lista temos Ninotchka (de Ernst Lubitsch), India Song (Marguerite Duras), Relações de Classe (Danièle Huillet e Jean-Marie Straub) e Filhos da Esperança (Alfonso Cuarón).
A mostra acontece entre os dias 28 de abril e 18 de maio. O CINUSP funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h e o Maria Antonia funciona de sábado e domingo, com sessões às 16h e às 18h. A entrada ao CINUSP é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do Centro Cultural Camargo Guarnieri no campus Butantã da USP.
Fonte: CINUSP
Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes paÃses e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propuoe+uma+viagem+gastronuemica+pelos+sabores+copa+mundo.php
Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/durante+rias+julhoa+mundo+circo+recebe+temporada+espetu+culo+exposiuuuoo+reacircoa+maior+espetu+culo+sustentu+vel+terra.php
Em julho, espaço ºAndar, na Santa CecÃlia, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/julhoa+espauuo+ooandara+santa+cecu+liaa+tem+teatroa+programauuuoo+rias+cursos.php
CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crÃtica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho à s quintas, sextas e sábados à s 19 horas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cine+prauca+2026+exibe+grauua+filmes+jardim+suspenso+centro+cultural+suoo+paulo.php
Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famÃlias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+julho+sesc+consolauuuoo+reuonem+teatro+visuala+experiuuncias+para+primeira+infu+nciaa+circo+atividades+recreativas+para+crianuuas+famu+lias.php
Centro Cultural da Penha recebe show gratuito de 10 anos da banda Buena Onda Reggae Club.
Apresentação abre circuito de shows comemorativos da banda, que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+penha+recebe+show+gratuito+anos+banda+buena+onda+reggae+club.php