Abril 28, 2025
Entre 28 de abril e 18 de maio, o CINUSP apresenta a mostra A Linha de Fronteira Se Rompeu, com uma seleção de 13 longas que investigam choques causados por diferenças geográficas, culturais e políticas em terras estrangeiras.
Dentre os selecionados está Sem Chão, vencedor do Oscar de Melhor documentário em 2025, que registra a realidade vivida pelo povo palestino em meio ao genocídio causado pela invasão israelense. A sessão do dia 07/05 terá debate com Arlene Clemesha, diretora do Centro de Estudos Palestinos.

Também será exibido o épico Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, um filme sobre o neocolonialismo estadunidense, dinâmicas de poder e violência na Guerra do Vietnã.
Em países do sul global, a busca por melhores condições de vida é um grande motivo para a migração. Isso pode ser visto no filme de Aloysio Raulino, Noites Paraguayas, que acompanha um grupo de paraguaios em busca de trabalho na cidade de São Paulo.
Já o cinema africano analisa isso a partir das marcas do colonialismo, como em Ó, Sol, dirigido por Med Hondo e carregado de um forte discurso revolucionário. Assim como A Negra de..., de Ousmane Sembène, filme baseado num conto homônimo do diretor que emociona ao contar sob o ponto de vista do oprimido mais uma história da miséria colonial.
O Abraço da Serpente, primeiro filme a representar a Colômbia no Oscar na história, mostra o choque entre o xamã Karamakate e europeus que vão para a Amazônia em busca de uma flor rara.
No clássico Viagem à Itália, o deslocamento físico reflete também uma viagem interior dos personagens, o filme de Roberto Rossellini é uma das últimas parcerias entre o diretor e sua então esposa Ingrid Bergman.
Ainda com grandes cineastas na Itália, Cópia Fiel, do diretor iraniano Abbas Kiarostami, acompanha um autor inglês e uma francesa dona de antiquário perambulando pela Toscana.
Além disso, em Notícias de Casa, Chantal Akerman faz um ensaio sobrepondo imagens de Nova York, onde morava, e cartas trocadas entre ela e a mãe, que vivia na Bélgica.
Completando a lista temos Ninotchka (de Ernst Lubitsch), India Song (Marguerite Duras), Relações de Classe (Danièle Huillet e Jean-Marie Straub) e Filhos da Esperança (Alfonso Cuarón).
A mostra acontece entre os dias 28 de abril e 18 de maio. O CINUSP funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h e o Maria Antonia funciona de sábado e domingo, com sessões às 16h e às 18h. A entrada ao CINUSP é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do Centro Cultural Camargo Guarnieri no campus Butantã da USP.
Fonte: CINUSP
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php