Abril 28, 2025
Entre 28 de abril e 18 de maio, o CINUSP apresenta a mostra A Linha de Fronteira Se Rompeu, com uma seleção de 13 longas que investigam choques causados por diferenças geográficas, culturais e políticas em terras estrangeiras.
Dentre os selecionados está Sem Chão, vencedor do Oscar de Melhor documentário em 2025, que registra a realidade vivida pelo povo palestino em meio ao genocídio causado pela invasão israelense. A sessão do dia 07/05 terá debate com Arlene Clemesha, diretora do Centro de Estudos Palestinos.

Também será exibido o épico Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, um filme sobre o neocolonialismo estadunidense, dinâmicas de poder e violência na Guerra do Vietnã.
Em países do sul global, a busca por melhores condições de vida é um grande motivo para a migração. Isso pode ser visto no filme de Aloysio Raulino, Noites Paraguayas, que acompanha um grupo de paraguaios em busca de trabalho na cidade de São Paulo.
Já o cinema africano analisa isso a partir das marcas do colonialismo, como em Ó, Sol, dirigido por Med Hondo e carregado de um forte discurso revolucionário. Assim como A Negra de..., de Ousmane Sembène, filme baseado num conto homônimo do diretor que emociona ao contar sob o ponto de vista do oprimido mais uma história da miséria colonial.
O Abraço da Serpente, primeiro filme a representar a Colômbia no Oscar na história, mostra o choque entre o xamã Karamakate e europeus que vão para a Amazônia em busca de uma flor rara.
No clássico Viagem à Itália, o deslocamento físico reflete também uma viagem interior dos personagens, o filme de Roberto Rossellini é uma das últimas parcerias entre o diretor e sua então esposa Ingrid Bergman.
Ainda com grandes cineastas na Itália, Cópia Fiel, do diretor iraniano Abbas Kiarostami, acompanha um autor inglês e uma francesa dona de antiquário perambulando pela Toscana.
Além disso, em Notícias de Casa, Chantal Akerman faz um ensaio sobrepondo imagens de Nova York, onde morava, e cartas trocadas entre ela e a mãe, que vivia na Bélgica.
Completando a lista temos Ninotchka (de Ernst Lubitsch), India Song (Marguerite Duras), Relações de Classe (Danièle Huillet e Jean-Marie Straub) e Filhos da Esperança (Alfonso Cuarón).
A mostra acontece entre os dias 28 de abril e 18 de maio. O CINUSP funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h e o Maria Antonia funciona de sábado e domingo, com sessões às 16h e às 18h. A entrada ao CINUSP é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do Centro Cultural Camargo Guarnieri no campus Butantã da USP.
Fonte: CINUSP
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php