CINUSP apresenta , de 10 de março a 06 de abril, mais uma edição da aguardada Para Gostar de Cinema

Março 11, 2025

De 10 de março a 06 de abril, o CINUSP apresenta 26 filmes, de 11 países diferentes e feitos no decorrer de nove décadas, tendo em comum a capacidade de despertar a admiração à sétima arte em quem os assiste.

Dentre os selecionados está Metrópolis, clássico do expressionismo alemão que inspirou grandes obras, como Akira, a animação japonesa cuja estética e ação impressionantes poderão ser vistas em nova cópia 4K. Ainda no Japão, o remake Shin Godzilla traz o famoso monstro com fortes influências das adaptações de animes para o cinema live-action.

O cinema americano, por sua vez, está presente com filmes de gênero: Psicose, terror de Alfred Hitchcock, e Um Americano em Paris, que encanta até quem não é fã de musicais. E o western Rio Bravo, com uma versão mais gentil do que geralmente é associado ao faroeste.

O cubano De Certa Maneira, que traz reflexões sobre os conflitos culturais do país pós-revolução, será exibido com Saudações, Cubanos! de Agnès Varda, curta feito com fotografias.

Sambizanga, de Sarah Maldoror, foi produzido enquanto Angola estava sob domínio português. Filmado na República do Congo, o filme conta com um elenco de atores não profissionais e militantes da resistência.

Cabra Marcado Pra Morrer, de Eduardo Coutinho, e A Ilha dos Prazeres Proibidos, de Carlos Reichenbach, representam o cinema brasileiro. Ambos tratam sobre a ditadura, o primeiro, a reconstrução de um trabalho censurado, o segundo, uma pornochanchada onde a perseguição política do regime é contestada com humor e erotismo.

No melodrama Felizes Juntos, Wong Kar Wai troca os cenários de Hong Kong pelos de Buenos Aires para retratar um amor queer. O épico Touch of Zen mostra outra faceta do cinema honconguês, com elaboradas coreografias de luta, inovadoras técnicas de montagem e imagens arrebatadoras

No dia 28 de março, às 18h, teremos um noitão onde será exibida a trilogia Before, com os filmes Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-noite, o evento também acabará antes da meia-noite!

Completando a lista temos Bom Trabalho, A Canção da Estrada, Crash - Estranhos Prazeres, A Doce Vida, A Dupla Vida de Véronique, Kustom Kar Kommandos, Pulse, Sinais, The Brown Bunny e Aftersun.

A mostra acontece entre os dias 10 de março e 06 de abril. O CINUSP funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h e o Maria Antonia funciona de sábado e domingo, com sessões às 16h e às 18h. A entrada ao CINUSP é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do Centro Cultural Camargo Guarnieri no campus Butantã da USP.

Filmes

Akira
Uma explosão destruiu Tóquio e gerou a Neo Tóquio, que em 2019 está sofrendo ataques terroristas. Os amigos Kaneda e Tetsuo são parte de uma gangue de motoqueiros que tiram rachas na cidade. Depois de um confronto, a dupla acaba envolvida com militares testando novas tecnologias.

Bom Trabalho
Memórias do ex-suboficial da Brigada da Legião Francesa Galoup, quando treinava tropas em Djibouti, antiga colônia francesa, já independente. O contentamento de Galoup com a rotina disciplinada de exercícios militares é perturbado pela chegada do recruta Gilles Sentain, que desperta seu ódio e ciúme.

Cabra Marcado Para Morrer
Iniciadas em 1964, as filmagens de "Cabra Marcado Para Morrer" - filme sobre a luta camponesa e o assassinato do líder João Pedro Teixeira - foram interrompidas pelo golpe militar. Quase 20 anos depois, o diretor Eduardo Coutinho retorna ao local das filmagens, na intenção de descobrir onde estariam, tanto tempo depois, as personagens daquela história.

A Canção da Estrada
No final da década de 1910, Apu e Durga vivem aos cuidados da mãe e de uma tia mais velha numa vila na região de Bengala. O pai das crianças é um empobrecido sacerdote que partiu em busca de melhores oportunidades para a família.

Crash - Estranhos Prazeres
Após se envolver em um acidente de carro, o diretor televisivo James Ballard descobre e se junta a uma subcultura secreta, em que a adrenalina de uma colisão na estrada se iguala à da intimidade do sexo.

De Certa Maneira
Em Miraflores, Cuba, o romance entre Yolanda, uma professora de classe média, e Mario, um operário, reflete os conflitos culturais da sociedade pós-revolucionária.

A Doce Vida
Marcello Rubini é um jornalista especialista em histórias sensacionalistas sobre a aristocracia decadente da Roma dos anos 50. Os desencontros de sua vida pessoal, a aspiração frustrada em se tornar um escritor e as madrugadas de festança pontuam sua jornada episódica repleta de personagens extravagantes.

A Dupla Vida de Véronique
Duas histórias paralelas sobre duas mulheres idênticas; uma morando na Polônia e outra na França. Elas não se conhecem, mas suas vidas estão profundamente conectadas.

Felizes Juntos
Um casal de Hong Kong viaja para a Argentina em busca de um novo começo, mas acabam por se distanciar mais.

A Ilha dos Prazeres Proibidos
Ana, uma assassina de aluguel, é contratada por um órgão de extrema-direita para matar subversivos foragidos na Ilha dos Prazeres. Valendo-se de uma falsa identidade de jornalista, Ana chega à Ilha sob o pretexto de que iria entrevistar os seus alvos.

Kustom Kar Kommandos
Um homem vestindo jeans apertados deixa seu carro brilhando.

Metrópolis
O ano é 2026 e a cidade de Metrópolis funciona de forma explicitamente dividida: no plano superior vivem os poderosos e no inferior os operários. Certo dia, Freder, o filho do governador, apercebe-se dessa desigualdade ao se apaixonar por Maria, líder dos operários.

Psicose
Uma secretária de Phoenix desvia dinheiro de um cliente de sua empresa, foge e vai a um motel remoto gerido por um jovem que cuida da mãe acamada.

Pulse
Um grupo de jovens investiga uma série de suicídios ligados a uma página de internet que convida os seus visitantes a se encontrarem com um fantasma.

Rio Bravo
Reunindo um grupo de heróis improváveis, incluindo um alcoólatra em recuperação, um velho aleijado e um inexperiente pistoleiro, o xerife de uma pequena cidade se esforça para manter preso o irmão de um grande criminoso local.

Sambizanga
Em 1961, Domingos Xavier, um militante revolucionário que lutava pela libertação de Angola, foi preso pela polícia portuguesa e levado a uma prisão no distrito de Sambizanga. Maria, sua esposa, passa a ir de prisão em prisão procurando seu marido.

Saudações, Cubanos!
Imagens do trabalho, da cultura e dos artistas de Cuba, quatro anos após a Revolução, vistas pela cineasta francesa Agnès Varda.

Shin Godzilla
Uma enorme criatura surge no mar e caminha em direção a Tóquio, destruindo tudo pelo caminho. Um gabinete de emergência se organiza para lidar com o monstro, mas não consegue tomar decisões rápidas, ocasionando mais destruição.

Sinais
Uma família disfuncional encontra círculos imensos desenhados em suas plantações, o que começa a ser acompanhado por acontecimentos estranhos.

The Brown Bunny
Bud Clay participa de competições de motociclismo. Numa viagem para participar de uma prova, lembranças de um amor o assombram.

A Touch of Zen
Na China da Dinastia Ming, um pacato pintor e erudito é retirado de sua inércia cotidiana após conhecer Yang, uma habilidosa espadachim em fuga de oficiais corruptos do governo imperial.

Um Americano em Paris
Jerry Mulligan é um americano expatriado que tenta a vida como pintor em Paris. Enquanto se apaixona pela cidade, também tem o coração roubado por uma francesa.

Aftersun
Sophie relembra as férias que passou com seu pai aos 11 anos e, a partir das filmagens de uma velha câmera digital, tenta desvendar quem foi o homem que ela pensava que conhecia.

Noitão Trilogia Before
Nessa trilogia que atravessa décadas, Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy construíram uma das mais icônicas histórias de amor do cinema contemporâneo, cativando o público com seu naturalismo nos diálogos e nas reflexões sensíveis que surgem dos dias que passamos com esses personagens. Tudo começou em um trem que atravessava a Áustria, e agora o CINUSP te convida para passar mais um entardecer com Jesse e Céline, assistindo aos três filmes em sequência na sala de cinema.

Sessões de segunda à sexta 16h e 19h na Cidade Universitária, e sábados e domingos 16h e 18h no Centro Maria Antônia
CINUSP Paulo Emílio
Confira a programação em www.usp.br/cinusp/

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php