Agosto 04, 2020
A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro. A partir de quinta-feira, 6 de agosto, o Sesc Digital disponibilizará o dinamarquês A Caça, o canadense O Reino da Beleza, o brasileiro Cabra Cega, de Toni Venturi, e a animação francesa Kiriku - Os homens e as mulheres. Para assistir, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa
Além disso, a partir de agosto, a plataforma digital inaugura uma sessão extra para exibir produções clássicas e contemporâneas de coletivos e diretores indígenas, de diversas etnias e regiões do Brasil. Os primeiros filmes a serem exibidos são A Origem da alma – Tekowe Nhepyrun e O Último Sonho.
A caça
(Direção: Thomas Vintenberg, Dinamarca - Suécia, 2013, 111 min, Ficção, 14 anos)
Após um complicado divórcio, Lucas, quarenta anos, tem uma nova namorada, um novo trabalho e reconstrói sua relação com Marcus, seu filho adolescente. Mas há algo errado. Uma observação passageira. Uma mentira aleatória. E quando a neve começa a cair e as luzes de Natal se iluminam, a mentira espalha-se como um vírus invisível. O estupor e a desconfiança propagam-se e a pequena comunidade mergulha na histeria coletiva, obrigando Lucas a lutar para salvar sua vida e dignidade.
O Reino da Beleza
(Direção: Denys Arcand, Canadá, 2017, 102 min, Ficção, 16 anos)
Luc, um jovem arquiteto talentoso, vive uma vida tranquila com a esposa, Stéphanie, na área de Charlevoix. Linda casa, esposa bonita, jantar com amigos, golfe, tênis, caça. Ele tem a vida perfeita. Entretanto, um dia ele aceita ser o membro de um júri de arquitetura em Toronto. Lá, ele encontra Lindsay, uma mulher misteriosa que vira a sua vida de cabeça para baixo.
Cabra Cega
(Direção: Toni Venturi, Brasil, 2005, 105 min, Ficção, Livre)
Tiago e Rosa são dois jovens militantes da luta armada, que sonham com uma revolução social no Brasil. Após ser ferido por um tiro em uma emboscada feita pela polícia, Tiago precisa se esconder na casa de Pedro, um arquiteto simpatizante da causa. Tiago é o comandante de um "grupo de ação" de uma organização de esquerda, que está no momento debilitada e estuda um retorno à luta política. Rosa é o contato de Tiago com o mundo, sendo agora ainda mais importante por estar ferido. Com o passar do tempo Tiago passa a ficar preocupado com a segurança deles, adotando um comportamento estranho e colocando dúvidas em Pedro se ele não seria um traidor.
Kiriku - Os homens e as mulheres
(Direção: Michel Ocelot, França, 2015, 88 min, Ficção, Livre)
No último filme da trilogia, Kiriku é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de certa ingenuidade sobre o mundo. Contado pelo seu avô, o Homem Sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade.
A Origem da alma – Tekowe Nhepyrun
(Direção: Alberto Alvares, Brasil, 2015, 36 min, Documentário, Livre)
O documentário apresenta o depoimento dos mais velhos da aldeia Yhowy, Guaíra, Paraná, compartilhando conhecimentos sobre a origem do modo de ser Guarani.
O Último Sonho
(Direção: Alberto Alvares, Brasil, 2019, 60 min, Documentário, Livre)
O documentário homenageia o grande líder espiritual Guarani Wera Mirim – João da Silva, da aldeia Sapukai, em Angra dos Reis – RJ, que teve o seu passamento em 2016. Ele sempre ouvia e seguia a orientação de Nhanderu para guiar o seu povo na caminhada no território através da sabedoria e do seu sonho e de suas belas palavras.
Cinesesc
Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o Cinesesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.
Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional em São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.
Viviane Pitaya Apresenta a Poesia Feminina na obra de Jorge Ben Jor.
O show gratuito BEN JOR DE SAIA E SALTO ALTO acontece no dia 05 de setembro às 18 horas, na Casa de Cultura Municipal M
https://www.sampaonline.com.br/noticias/viviane+pitaya+apresenta+poesia+feminina+obra+jorge+ben+jor.php
Jogos Afrocentrados unem ancestralidade e aprendizado lúdico no Sesc Belenzinho.
Vivência reúne jogos de diferentes paÃses africanos, livros e atividades que aproximam estratégia, memória e conhecimentos sobre o continente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jogos+afrocentrados+unem+ancestralidade+aprendizado+ludico+sesc+belenzinho.php
SEMENTEIRA leva dança e resistência das hortas urbanas aos palcos de São Paulo.
Com concepção e direção artÃstica de Cléia Plácido, o Núcleo Menos 1 InvisÃvel circula por quatro espaços culturais da cidade e também com exposição virtual.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sementeira+leva+danca+resistencia+das+hortas+urbanas+aos+palcos+sao+paulo.php
Projeto Gira Perifa inaugura Cordelteca na Associação Construindo Consciência.
Evento gratuito tem apresentações de Caju & Castanha, Luarada Brasileira & Fatel Barbosa, Mari Ananias, Paulo Dantas & Costa Sena e Antônio Costa & Manoel Soares.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+gira+perifa+inaugura+cordelteca+associacao+construindo+consciencia.php
Grupo Identidade Oculta leva teatro às margens e às águas da Represa Billings.
Com oito atores em cena, primeiro projeto do Grupo Identidade Oculta realizado com recursos do Fomento ao Teatro propõe uma experiência de escuta do território e das águas, aproximando questões ambientais e sociais da memória dos moradores. Parte das apresentações acontece dentro de uma embarcação, com artistas e público atravessando a represa juntos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+identidade+oculta+leva+teatro+margens+aguas+represa+billings.php
Biblioteca de São Paulo recebe exposição e programação gratuita com exibição de filmes, oficinas e contação de histórias.
Um dos destaques do mês é a realização do programa Viagem Literária, que ocorre no dia 12/09, sábado, 14h, com a escritora Luciany Aparecida.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+sao+paulo+recebe+exposicao+programacao+gratuita+com+exibicao+filmes+oficinas+contacao+historias.php
Reconhecido como patrono da escola pública, AnÃsio Teixeira é homenageado na nova Ocupação Itaú Cultural.
Entre cerca de 150 itens, a mostra percorre a vida e a atuação do educador e revela desde a sua intimidade familiar até as suas contribuições nas polÃticas públicas educacionais, na concepção e no desenvolvimento da agenda da educação integral do Brasil, que permanecem como legado nos debates atuais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/reconhecido+como+patrono+escola+publica+anisio+teixeira+homenageado+nova+ocupacao+itau+cultural.php
Exposição Primeiras Infâncias Brasileiras celebra Agosto Verde com programação gratuita neste sábado.
Atividades ocorrem no Solar Fábio Prado e incluem brincadeiras, oficina musical com o grupo Barbatuques e contação de histórias com Mafuane Oliveira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+primeiras+infancias+brasileiras+celebra+agosto+verde+com+programacao+gratuita+neste+sabado.php
Projeto Trançando Arte inicia atividades de fortalecimento de mulheres periféricas na Zona Norte.
Em parceria com a ONG Gerando Falcões, acontece uma mentoria voltada exclusivamente a mulheres chefes de famÃlia, partindo da premissa de que promover a autonomia das mães é um dos caminhos mais eficazes para transformar a realidade de famÃlias em situação de pobreza.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+trancando+arte+inicia+atividades+fortalecimento+mulheres+perifericas+zona+norte.php
Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe edição do Viagem Literária com Ryane Leão, exibição de filmes, oficinas e clubes de leitura.
Todas as atividades têm entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+parque+villa+lobos+recebe+edicao+viagem+literaria+com+ryane+leao+exibicao+filmes+oficinas+clubes+leitura.php