Agosto 04, 2020
A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro. A partir de quinta-feira, 6 de agosto, o Sesc Digital disponibilizará o dinamarquês A Caça, o canadense O Reino da Beleza, o brasileiro Cabra Cega, de Toni Venturi, e a animação francesa Kiriku - Os homens e as mulheres. Para assistir, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa
Além disso, a partir de agosto, a plataforma digital inaugura uma sessão extra para exibir produções clássicas e contemporâneas de coletivos e diretores indígenas, de diversas etnias e regiões do Brasil. Os primeiros filmes a serem exibidos são A Origem da alma – Tekowe Nhepyrun e O Último Sonho.
A caça
(Direção: Thomas Vintenberg, Dinamarca - Suécia, 2013, 111 min, Ficção, 14 anos)
Após um complicado divórcio, Lucas, quarenta anos, tem uma nova namorada, um novo trabalho e reconstrói sua relação com Marcus, seu filho adolescente. Mas há algo errado. Uma observação passageira. Uma mentira aleatória. E quando a neve começa a cair e as luzes de Natal se iluminam, a mentira espalha-se como um vírus invisível. O estupor e a desconfiança propagam-se e a pequena comunidade mergulha na histeria coletiva, obrigando Lucas a lutar para salvar sua vida e dignidade.
O Reino da Beleza
(Direção: Denys Arcand, Canadá, 2017, 102 min, Ficção, 16 anos)
Luc, um jovem arquiteto talentoso, vive uma vida tranquila com a esposa, Stéphanie, na área de Charlevoix. Linda casa, esposa bonita, jantar com amigos, golfe, tênis, caça. Ele tem a vida perfeita. Entretanto, um dia ele aceita ser o membro de um júri de arquitetura em Toronto. Lá, ele encontra Lindsay, uma mulher misteriosa que vira a sua vida de cabeça para baixo.
Cabra Cega
(Direção: Toni Venturi, Brasil, 2005, 105 min, Ficção, Livre)
Tiago e Rosa são dois jovens militantes da luta armada, que sonham com uma revolução social no Brasil. Após ser ferido por um tiro em uma emboscada feita pela polícia, Tiago precisa se esconder na casa de Pedro, um arquiteto simpatizante da causa. Tiago é o comandante de um "grupo de ação" de uma organização de esquerda, que está no momento debilitada e estuda um retorno à luta política. Rosa é o contato de Tiago com o mundo, sendo agora ainda mais importante por estar ferido. Com o passar do tempo Tiago passa a ficar preocupado com a segurança deles, adotando um comportamento estranho e colocando dúvidas em Pedro se ele não seria um traidor.
Kiriku - Os homens e as mulheres
(Direção: Michel Ocelot, França, 2015, 88 min, Ficção, Livre)
No último filme da trilogia, Kiriku é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de certa ingenuidade sobre o mundo. Contado pelo seu avô, o Homem Sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade.
A Origem da alma – Tekowe Nhepyrun
(Direção: Alberto Alvares, Brasil, 2015, 36 min, Documentário, Livre)
O documentário apresenta o depoimento dos mais velhos da aldeia Yhowy, Guaíra, Paraná, compartilhando conhecimentos sobre a origem do modo de ser Guarani.
O Último Sonho
(Direção: Alberto Alvares, Brasil, 2019, 60 min, Documentário, Livre)
O documentário homenageia o grande líder espiritual Guarani Wera Mirim – João da Silva, da aldeia Sapukai, em Angra dos Reis – RJ, que teve o seu passamento em 2016. Ele sempre ouvia e seguia a orientação de Nhanderu para guiar o seu povo na caminhada no território através da sabedoria e do seu sonho e de suas belas palavras.
Cinesesc
Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o Cinesesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.
Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional em São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.
Neste final de semana, MIS realiza programação especial paralela à exposição A alma humana: você e o universo de Jung.
Eventos gratuitos incluem sessões de filmes, uma masterclass e um bate-papo com temas relacionados à mostra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/neste+final+semana+mis+realiza+programacao+especial+paralela+exposicao+alma+humana+voce+universo+jung.php
João Suplicy canta Chico Buarque no Teatro Sérgio Cardoso em apresentação gratuita no dia 5 de dezembro.
Show especial celebra os 80 anos de Chico Buarque com interpretações pessoais e arranjos exclusivos para voz, violão, baixo e percussão.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/joao+suplicy+canta+chico+buarque+teatro+sergio+cardoso+apresentacao+gratuita+dia+dezembro.php
Sesc Pinheiros integra a 20ª Balada Literária com bate-papo, oficina e lançamento de livro.
Festival idealizado por Marcelino Freire celebra duas décadas reunindo artistas, escritores e novos criadores. Atividades acontecem em 5 de dezembro com Valéria Barcellos, Jéssica Balbino, Dora Scobar e o escritor Raimundo Carrero.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+integra+balada+literaria+com+bate+papo+oficina+lancamento+livro.php
CCBB Educativo CCBB – Arte e Cultura realiza, em dezembro atividades inspiradas na mostra Joaquín Torres García - 150 Anos.
Programação, gratuita, traz opções para toda a família como oficinas lúdicas, contações de histórias, mediação de leitura, ação cênico-musical e sensorial estúdio.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+educativo+ccbb+arte+cultura+realiza+dezembro+atividades+inspiradas+mostra+joaquin+torres+garcia+150+anos.php
Trupe Trupé apresenta a nova adaptação de Siricutico em: Aventuras da menina Flor e a boneca Açucena.
A apresentação gratuita do teatro musical será no CCSP o espetáculo está circulando por nove cidades do entorno do Rio Juquery.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trupe+trupe+apresenta+nova+adaptacao+siricutico+aventuras+menina+flor+boneca+acucena.php
Ocupação Itaú Cultural do fim do ano celebra 110 anos do nascimento de Grande Othelo.
A exposição é dedicada a esse artista brasileiro multifacetado, que resistiu a apagamentos estruturais e contribuiu com o teatro, o cinema, a literatura e a música, também contribuindo para fortalecer a presença dos artistas afro-brasileiros na cena cultural do país. Ela reúne mais de 160 peças, incluindo trechos de filmes, rascunhos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ocupacao+itau+cultural+fim+ano+celebra+110+anos+nascimento+grande+othelo.php