Junho 13, 2025
De 27 a 29 de junho, acontece a edição São Paulo do V CineFestival Internacional de Ecoperformance. O festival exibe 44 filmes em curta-metragem, de 26 países, com entrada gratuita no Cine Satyros Bijou.
Na interseção entre cinema, artes performativas e ecologia, esta 5ª edição é uma resposta artística aos desafios ecopolíticos do século 21 e traz como tema as relações entre meio ambiente, corpo, ancestralidade e memória. A seleção promove filmes que dialogam com as artes performativas e visuais tradicionais (dança, teatro, canto, música, escultura) e exploram as novas ferramentas digitais.
Além das edições regionais, o festival também realiza exibição online dos filmes, entre 4 e 6 de julho, com acesso livre, pelo canal YouTube do IEFF (International Ecoperformance Film Festival) Mesmo período em que serão anunciados os filmes vencedores deste ano.

O V CineFestival Internacional de Ecoperformance promove curtas-metragens de artistas interdisciplinares, que investigam os temas propostos nesta edição em paisagens naturais, urbanas e virtuais - e visam superar paradigmas antropocêntricos de performance e cinematografia. Produções que chamam a atenção para temas vitais, como os perigos da exploração, destruição e extinção de ambientes naturais e socioculturais.
O festival é itinerante e, em 2025, circula por sete cidades do Brasil (Brasília, Goiânia e São Paulo), da Argentina (Alta Gracia, Córdoba, Pinamar) e Romênia (Petroșani), entre 6 de junho a 6 de julho, em cooperação com instituições culturais e universidades.
"Celebramos seu quinto aniversário, com o CineFestival Internacional de Ecoperformance se consolidando como uma referência de cinema poético que aborda ameaças urgentes às condições de existência no planeta Terra, ao mesmo tempo em que celebra a beleza e a intensidade da vida. São perspectivas artísticas únicas e variadas, com participação significativa de artistas afro-diaspóricos, indígenas, feministas e queer, que exploram as tensões entre natureza e civilização. Convidamos o público a uma jornada cinematográfica transcultural que leva você da Amazônia aos Andes e do Ártico à Aotearoa (Nova Zelândia)", compartilham Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, diretores do IEFF.
A curadoria do Festival, assinada por Maura Baiocchi e Mônica Bernardes, selecionou os 44 curtas-metragens de artistas realizadores de 26 países. Estão na programação filmes da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Costa Rica, Estônia, EUA, Filipinas, França, Guiné-Bissau, Honduras, Índia, Indonésia, Irã, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, São Tomé e Príncipe e da Suíça.
Premiação do V CineFestival Internacional de Ecoperformance
Todos os curta-metragens selecionados competem pela premiação do Festival, nas categorias de melhor Eco[po]ética, Ecodrama, Ecoanimação e Ecodocumentário. Apenas a categoria principal Eco[po]ética, premia filmes em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Além destas, um filme é selecionado entre os 44 curtas para o Environmental Dance Prize, patrocinado pela berlinense Company Christoph Winkler, que oferece uma premiação de 5.000 euros, destinada à criação de uma nova obra.
O júri do V IEFF é composto pelo diretor Rodrigo Marcó del Pont, pela artista visual Milla Jung e pelos doutores em artes performativas Maria Fernanda Miranda e Junior Romanini.
O CineFestival Internacional de Ecoperformance combina consciência ambiental com cinema, buscando promover uma conexão profunda entre arte e natureza. Cada filme é cuidadosamente selecionado para inspirar e provocar reflexão.
A edição São Paulo do V IEFF tem parceria do Cine Satyros Bijou e é uma realização da Transcultura Projetos Artísticos e Taanteatro Companhia.
Serviço
V CineFestival Internacional de Ecoperformance - Edição São Paulo
Data: 27 a 29 de junho de 2025
Horário: 21 às 23h na sexta-feira, 14 às 18h no sábado e domingo
Local: Cine Satyros Bijou
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 172 - Consolação, São Paulo
Capacidade: 77 lugares por sessão
Classificação indicativa: a partir de 12 anos (apenas a sessão 1: 18 anos)
Ingressos: entrada gratuita
https://www.ecoperformance.art.br
Siga nas redes sociais @ecoperformancefestival
Programação
27 de junho
Sexta-feira, da 21 às 23h: sessão 1 (abertura)
28 de junho
Sábado, das 14 às 18h: sessões 2, 3, 4 e 5
29 de junho
Domingo, das 14 às 18h: sessões 6, 7, 8 e 9
Acesse a PROGRAMAÇÃO de filmes nas sessões
Fonte: CAIS - Comunicação e Cultura
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php