Setembro 11, 2020
Com estreia programada para sexta-feira (11/09), o Cine Olhar, que neste ano ocorre digitalmente por causa da pandemia do Covid-19, traz a exibição gratuita do filme "Fotografação" e um debate com a curadora do projeto Larissa Freitas. Para participar, as pessoas interessadas devem acessar o site do projeto (www.cineolhar.com.br) e fazer um rápido cadastro. Em seguida, será liberado um link que possibilita assistir ao filme. Já o bate-papo ocorre nas redes sociais do projeto. Todas ações serão gratuitas.
O filme Fotografação, com direção de Lauro Escorel, é um passeio pela história da fotografia brasileira, apresentando os impactos dos avanços tecnológicos através da perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Estará disponível no Cine Olhar nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro. O documentário tem 1 hora 16 minutos de duração e classificação indicativa de 10 anos.
Também estão programadas exibições dos filmes "Trago Comigo" e "Canção da Volta" ainda para setembro.
"O Cine Olhar manterá no entanto seu objetivo principal de exibições de cinema gratuitas para toda a população de Poços de Caldas, entretanto, foi readequado para acontecer em ambiente virtual", explica Larissa Freitas.
Cineclube digital
Segundo a produtora executiva do projeto, Valéria Freitas, o Cine Olhar pós-pandemia foi idealizado com base nos cineclubes que estão acontecendo atualmente. "Fizemos uma parceria com plataformas de streaming de exibições e com uma distribuidora de filmes, a Mubi e a Pandora, visando realizar o Cine Olhar de forma segura e que contemple o mesmo número de pessoas proposto no projeto original. No entanto, realizar pela internet dará oportunidade para que toda a população possa assistir a filmes que elas não teriam acesso seja nas salas de cinema ou até mesmo pelas plataformas de streaming que são pagas", comenta.
As criadoras do projeto iniciaram também um grupo online, no Facebook, para reunir amantes do cinema e provocar conversas e discussões acerca dos filmes que serão exibidos, além de trocar outras informações. O link para conferir é http://bit.ly/grupocineolhar.
Como funcionará?
Através de parcerias com a Mubi plataforma de streaming e a Distribuidora Pandora, o Cine Olhar disponibilizará gratuitamente entre os meses de setembro a dezembro, códigos de assinantes gratuitos para que qualquer pessoa possa acessar e assistir a filmes brasileiros e estrangeiros diretamente das plataformas.
Além disso, o projeto oferecerá cineclubes online, com debates propostos pelas curadoras e convidados, para debater os filmes, com participação do público nas discussões. Todas as lives contarão com a tradução simultânea em LIBRAS para pessoas com deficiência auditiva.
Sobre o projeto
O Cine Olhar é um projeto cultural realizado pelo Governo de Minas, por meio das Leis de Incentivo à Cultura e promove gratuitamente desde 2016 exibições de obras cinematográficas coerentes com temáticas sociais, atrelando sempre o entretenimento e a cultura.
www.cineolhar.com.br
www.instagram.com/_cineolhar
www.facebook.com/cineolharprojeto
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php
Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php