Cine Olhar estreia com exibição online e gratuita do filme "Fotografação"

Setembro 11, 2020

Com estreia programada para sexta-feira (11/09), o Cine Olhar, que neste ano ocorre digitalmente por causa da pandemia do Covid-19, traz a exibição gratuita do filme "Fotografação" e um debate com a curadora do projeto Larissa Freitas. Para participar, as pessoas interessadas devem acessar o site do projeto (www.cineolhar.com.br) e fazer um rápido cadastro. Em seguida, será liberado um link que possibilita assistir ao filme. Já o bate-papo ocorre nas redes sociais do projeto. Todas ações serão gratuitas.

O filme Fotografação, com direção de Lauro Escorel, é um passeio pela história da fotografia brasileira, apresentando os impactos dos avanços tecnológicos através da perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Estará disponível no Cine Olhar nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro. O documentário tem 1 hora 16 minutos de duração e classificação indicativa de 10 anos.

Também estão programadas exibições dos filmes "Trago Comigo" e "Canção da Volta" ainda para setembro.

"O Cine Olhar manterá no entanto seu objetivo principal de exibições de cinema gratuitas para toda a população de Poços de Caldas, entretanto, foi readequado para acontecer em ambiente virtual", explica Larissa Freitas.

Cineclube digital

Segundo a produtora executiva do projeto, Valéria Freitas, o Cine Olhar pós-pandemia foi idealizado com base nos cineclubes que estão acontecendo atualmente. "Fizemos uma parceria com plataformas de streaming de exibições e com uma distribuidora de filmes, a Mubi e a Pandora, visando realizar o Cine Olhar de forma segura e que contemple o mesmo número de pessoas proposto no projeto original. No entanto, realizar pela internet dará oportunidade para que toda a população possa assistir a filmes que elas não teriam acesso seja nas salas de cinema ou até mesmo pelas plataformas de streaming que são pagas", comenta.

As criadoras do projeto iniciaram também um grupo online, no Facebook, para reunir amantes do cinema e provocar conversas e discussões acerca dos filmes que serão exibidos, além de trocar outras informações. O link para conferir é http://bit.ly/grupocineolhar.

Como funcionará?

Através de parcerias com a Mubi plataforma de streaming e a Distribuidora Pandora, o Cine Olhar disponibilizará gratuitamente entre os meses de setembro a dezembro, códigos de assinantes gratuitos para que qualquer pessoa possa acessar e assistir a filmes brasileiros e estrangeiros diretamente das plataformas.

Além disso, o projeto oferecerá cineclubes online, com debates propostos pelas curadoras e convidados, para debater os filmes, com participação do público nas discussões. Todas as lives contarão com a tradução simultânea em LIBRAS para pessoas com deficiência auditiva.

Sobre o projeto

O Cine Olhar é um projeto cultural realizado pelo Governo de Minas, por meio das Leis de Incentivo à Cultura e promove gratuitamente desde 2016 exibições de obras cinematográficas coerentes com temáticas sociais, atrelando sempre o entretenimento e a cultura.

www.cineolhar.com.br
www.instagram.com/_cineolhar
www.facebook.com/cineolharprojeto