Cine Debate: nesse mês o cinema aborda a questão dos direitos humanos

Outubro 09, 2018

No ano de 2018 celebramos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. O documento foi elaborado por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo e tem como objetivo garantir o respeito a dignidade a partir dos direitos básicos de todos os seres humanos.

O objetivo deste projeto é exibir ao público e debater diversos filmes produzidos por cineastas brasileiros que mostram pessoas e instituições que lutaram para a manutenção e preservação dos direitos humanos no Brasil ao longo do tempo.

No dia 18 tem a exibição do filme "Vale a Pena Sonhar" que mostra os sonhos e utopias de uma geração de homens e mulheres que dedicaram suas vidas na luta pela justiça, liberdade e democracia. O fio condutor é a história de vida de Apolônio de Carvalho, que lutou junto aos republicanos na Guerra Civil Espanhola, na Resistência Francesa contra o nazismo e no combate à ditadura militar brasileira nos anos 1960, relatando também fatos da vida cotidiana e familiar de um militante que assina a ficha número um de filiação ao Partido dos Trabalhadores. Foi dirigido por RudiBöhm e Stela Grisotti em 2003.

Na última quinta-feira, dia 25, tem a exibição do drama "Batismo de Sangue" que foi baseado no livro de Frei Betto. O filme conta a história de cinco frades dominicanos que se engajam na luta contra a ditadura militar nos anos 1960 no Brasil. Por ajudarem militantes de esquerda, são considerados comunistas, são presos e torturados. O filme foi dirigido por Helvécio Ratton e lançado em 2007.

Serviço:
Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – São Paulo/SP
Período: 18/10 a 25/10/2018 (quintas-feiras)

Filme: Vale a Pena Sonhar
Data: 18/10/2018 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Local: Teatro Martins Penna
Acessibilidade para cadeirantes

Filme: Batismo de Sangue
Data: 25/10/2018 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Classificação: 12 anos
Entrada: Gratuita
Local: Teatro Martins Penna
Acessibilidade para cadeirantes

Fonte: Centro Cultural da Penha