Zona leste da capital vai ganhar árvores e ciclovia
Julho 19, 2007

Convênio firmado entre o Metrô e a prefeitura da capital dará uma ciclovia de 12 quilômetros à zona leste da capital, entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Além disso, 1.564 árvores serão plantadas ao longo do percurso. O projeto prevê ainda a instalação de 900 postes de iluminação ao longo do trajeto. Trata-se de um investimento de R$ 9 milhões, para o qual o Metrô cedeu o espaço e desenvolveu o projeto.

A ciclovia ligará oito estações da Linha Vermelha. Já existe um bicicletário na estação Guilhermina-Esperança, com cem vagas, utilizadas gratuitamente por apenas 17 pessoas por dia. Outros dois serão construídos nas estações Carrão e Corinthians-Itaquera. "O ideal seria termos 30 bicicletários na cidade", diz o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. Seguindo essa orientação do secretário, o Metrô vem incentivando o uso de bicicletas e desde fevereiro é permitido transportar bicicletas nos trens da CPTM, aos sábados, domingos e feriados, em vagões determinados.

O conceito paisagístico que orientará a construção dessa ciclovia deverá ser repetido em outros pontos da região, carente de árvores e áreas verdes. A idéia é arborizar toda a movimentada Avenida Alcântara Machado (Radial Leste), colocando árvores também nos canteiros centrais.

 

 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Do Metrô

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo