Prefeitura e Metrô assinam convênio para construir 12 km de ciclovia na zona Leste
Agosto 21, 2007

Os moradores da Zona Leste de São Paulo vão dispor nos primeiros meses de 2008 de uma nova opção de transporte e lazer. O prefeito de São Paulo participou na última quarta-feira (15/08) da assinatura de convênio que estabelece a construção de ciclovia com 12,2 km paralela à Radial Leste, um dos corredores de trânsito mais importantes da Cidade. A obra mudará o paisagismo da região.

O convênio foi firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Verde e Meio Ambiente, e o Governo do Estado, por intermédio da Companhia do Metropolitano (Metrô). Prevê a implantação do Caminho Verde, uma ciclovia que ligará as estações de Corinthians-Itaquera e Tatuapé. A parceria foi assinada pelo secretário municipal do Verde e Meio Ambiente e pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

"Este projeto vem ao encontro da aspiração da Prefeitura de construir mais ciclovias em São Paulo e melhorar a qualidade de vida da Cidade", afirmou o prefeito. "A ciclovia também vai melhorar o paisagismo da Radial Leste", acrescentou. O governador José Serra, presente ao evento, disse que a região terá um forte incentivo para a utilização de bicicletas, para o transporte e para o lazer. De acordo com ele, a parceria deverá ser estendida para as marginais Tietê e Pinheiros.

A ciclovia será construída em calçada ao lado do muro do metrô. Terá piso inter-travado (blocos de concreto encaixados) e revestimento colorido. O projeto prevê melhorias na urbanização da Radial Leste no trecho da ciclovia, além do plantio de 1.560 árvores.

Serão construídos bicicletários nas estações Carrão e Corinthians-Itaquera. O serviço já está disponível na estação Guilhermina - Esperança, na mesma Linha 3. Sinalização viária no piso e placas verticais serão colocadas em toda a extensão da ciclovia para garantir a segurança dos ciclistas. Também serão instalados 900 novos pontos de luz alimentados por rede subterrânea.

A Prefeitura investirá R$ 9 milhões no projeto. Os recursos já foram liberados por decreto do prefeito, publicado no Diário Oficial da Cidade no último dia 4. A execução das obras caberá ao Metrô, que cedeu o espaço para a construção da ciclovia. A licitação, também conduzida pelo Metrô, deverá ser finalizada em setembro. As obras estarão concluídas no início de 2008.

O projeto Caminho Verde faz parte do Programa Pró-Ciclista, lançado em julho pela Prefeitura. Tem a finalidade de estimular o paulistano a usar bicicletas. Acompanharam o prefeito de São Paulo os subprefeitos da Mooca, de Itaquera, da Penha, de Aricanduva, e da Vila Prudente.

 

 

 


 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo