Ciclo online debate 60 anos de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

Setembro 01, 2020

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza, de 4 a 11 de setembro, o Ciclo Carolina Maria de Jesus: 60 anos de "Quarto de despejo", totalmente online.

Este ciclo de debates discute aspectos variados e sensíveis do livro "Quarto de despejo - diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus, que está completando 60 anos de publicação. Entre os palestrantes estão a professora de Língua Portuguesa Vera Eunice, filha caçula de Carolina Maria de Jesus; Conceição Evaristo, poeta, contista e romancista; Bruna Cassiano, mestre em Literatura e Cultura pela UFBA; entre outros.

A atividade faz parte da ação em Do 13 ao 20: (Re)Existência do povo negro, do Sesc São Paulo.

Confira esse e outros cursos on-line em sescsp.org.br/cpf.

Programação

Dia 4/9 - 60 anos de Quarto de despejo: presente e futuro

Com Vera Eunice, professora de Língua Portuguesa da rede pública de ensino. Filha caçula de Carolina Maria de Jesus, é a responsável pelo acervo da autora depositado na Biblioteca Nacional e supervisiona o Conselho Editorial responsável pela publicação da obra inédita de Carolina Maria de Jesus na editora Cia das Letras.

Com Fernanda Felisberto, professora de Letras da UFRRJ. Doutora pelo Programa de Literatura Comparada da UERJ. Pesquisadora das narrativas de mulheres negras e presença da autoria negra no mercado editorial brasileiro.

Dia 7/9 - Escrita e subjetividade, vida e performance

Com Bruna Cassiano, mestre em Literatura e Cultura pela UFBA, onde desenvolveu e defendeu recentemente a dissertação de título "Tragar no corpo, verter em palavras: a escrita da solidão de Carolina Maria de Jesus em Quarto de despejo".

Com Fernanda Sousa, doutoranda pela USP.

Dia 8/9 - Corpo e cidade na escrita de Carolina Maria de Jesus

Com Mário A. M. Silva, professor de Sociologia da Unicamp. Mestre e doutor em Sociologia pela Unicamp. Autor de "A descoberta do insólito: literatura negra e literatura marginal no Brasil (1960-2000)".

Com Gabriela Gaia, professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, é arquiteta e urbanista formada pela UFES. Mestre e doutora pela UFBA. Seus trabalhos versam sobre as narrativas, histórias, memórias e epistemologias produzidas sobre a cidade e seus apagamentos, aproximando-os do debate étnico-racial e de gênero.

Dia 9/10. O desafio de traduzir: mediação, reescritura e criação

Com Raquel Alves, doutoranda em Estudos da Tradução pelo Departamento de Letras Modernas - USP. Defendeu sua dissertação intitulada "Do exotismo à denúncia social: sobre a recepção de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, na Alemanha".

Com Jess Oliveira, tradutora, crítica literária, editora e poeta. Mestra em Estudos da Tradução pela UFSC. É professora visitante do Departamento de Espanhol e Português no Colorado College e doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA.

Dia 10/9 - Manuscritos e novas visitações

Com Sérgio Barcellos, pesquisador independente no campo de narrativas autobiográficas. Mestre e doutor em Estudos de Literatura pela PUC-Rio. Membro fundador da IABA-Américas (International Auto/Biography Association) e integra o conselho editorial do periódico Life Writting Annual.

Com Verônica Sousa, licenciada, bacharel e mestre em Letras pela UFBA. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura - UFBA. Membro da Academia de Letras de Porto Seguro e da Organização Universal Zulu Nation (NY).

Dia 11/9 - A tradição literária de Carolina Maria de Jesus

Com Conceição Evaristo, poeta, contista e romancista. Bacharela em Letras pela UFRJ, mestra em Literatura Brasileira pela PUC-RJ e doutora em Literatura Comparada UFF. Participou de diversas antologias nacionais e internacionais e possui obras premiadas e traduções para várias línguas, é um dos maiores expoentes da literatura brasileira.

Com Fernanda Miranda, bacharela, mestra e doutora em Letras pela USP onde neste momento desenvolve pesquisa de pós-doutorado. Compõe o conselho editorial responsável pela publicação da obra completa de Carolina Maria de Jesus pela Cia das Letras.

Serviço

Ciclo Carolina Maria de Jesus: 60 anos de "Quarto de despejo
De 4 a 11/9, segunda a sexta, das 17h30 às 19h. 100 vagas.
Grátis, mediante inscrição.
Abertura das inscrições: dia 3 de agosto, a partir das 14h em sescsp.org.br/cpf

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php