Ciclo de palestras aborda os 100 anos da revolução russa

Fevereiro 20, 2017

Os 100 anos da Revolução Russa serão destrinchados por importantes nomes das ciências humanas no Seminário Internacional 1917: o ano que abalou o mundo, que a editora Boitempo e o Sesc São Paulo realizam em setembro deste ano. O evento reunirá mais de 30 conferencistas, nacionais e estrangeiros, durante quatro dias de cursos, palestras, debates, filmes e lançamentos de livros no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros.

Como aquecimento para o seminário internacional, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realizará um ciclo de palestras entre fevereiro e setembro que tem por objetivo introduzir aspectos históricos, sociais, políticos, culturais e artísticos sobre a Revolução Soviética.

A primeira palestra que compõe o ciclo, intitulada "História e historiografia da Revolução Russa", no dia 23 de fevereiro, será ministrada pelo professor de História Contemporânea da USP, Angelo de Oliveira Segrillo, que apresenta uma visão geral das principais correntes da historiografia sobre a Revolução Russa, tanto no Ocidente quanto na própria Rússia.

Em relação ao Ocidente, ele analisa as primeiras obras jornalísticas/autobiográficas na década de 1920, ainda sob o ardor da revolução; as primeiras obras historiográficas na década de 1930; a formação da literatura cold warrior no Pós-Guerra e seu embate com a escola revisionista pós-1968, bem como as principais tendências historiográficas do pós-Guerra Fria. Por outro lado, investiga as diferentes correntes historiográficas formadas sobre a Revolução Russa na própria URSS/Rússia no mesmo período 1917-2017. Partindo dessa visão geral, Segrillo tece algumas considerações sobre especificidades dos desenvolvimentos históricos do socialismo soviético a partir da revolução.

Próximas palestras:
Março: "A greve geral de 1917 em São Paulo e a conjuntura insurrecional global"
Abril: "Circo Soviético"
Maio: "A estética teatral soviética" e "A dança na União Soviética"
Junho: "O Construtivismo russo e as Artes Visuais"
Julho: "A música na União Soviética" e "Mulheres e a Revolução de 1917"
Agosto: "A literatura soviética" e "O cinema soviético"
Setembro: "O esporte e a construção do homem novo soviético", "O desenvolvimento tecnológico e a Revolução de 1917" e "A Revolução Russa e a atualidade: legados e controvérsias"

Serviço
Ciclo 1917: o ano que abalou o mundo – 100 anos da Revolução Russa
História e historiografia da Revolução Russa
Dia 23 de fevereiro de 2017, quinta, das 19h30 às 21h30.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Ingresso: R$ 30,00
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Mais informações: sescsp.org.br/cpf