"Ciclo da Autora Homenageada" ganha versão on-line

Julho 31, 2020

O "Ciclo do autor homenageado", uma atividade que há vários anos antecede a FLIP e já tratou das obras de Mário de Andrade, Lima Barreto, Hilda Hilst e Euclides da Cunha, ganha, em 2020, versão on-line a partir do dia 10 de agosto. A proposta é abordar a obra e a biografia da poeta americana Elizabeth Bishop (1911-1979) sob aspectos variados.

Bishop, além de ser uma das grandes poetas do século 20, viveu duas décadas no Brasil. O país serviu de matéria para parte sua produção literária e epistolar. Bishop também traduziu poemas e organizou uma antologia de poesia brasileira. Com curadoria de Fernanda Diamant, este ciclo é uma parceria do Sesc São Paulo com a FLIP.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 3 de agosto, às 14h, pelo site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. As vagas são limitadas.

10 de agosto – 18h30
Lloyd Schwartz conversa com Paulo Henriques Britto

O poeta Lloyd Schwartz escreveu artigos sobre Elizabeth Bishop, além de ter organizado e editado vários livros da poeta, de quem foi amigo de 1970 até sua morte. Para abrir o ciclo, ele conversa com Paulo Henriques Britto, o principal responsável pela divulgação da obra de Bishop no Brasil. Haverá tradução simultânea.

11 de agosto – 18h30
Marilene Felinto e Alice Sant'Anna

A escritora Marilene Felinto fez uma série de reportagens para a Folha de S.Paulo nos anos 1990, em que entrevistou amigos e visitou os lugares onde viveu a poeta americana nas quase duas décadas que passou no Brasil. Ela conversa com a poeta Alice Sant'Anna, que também é a atual editora de Bishop no Brasil.

13 de agosto – 18h30
Stephanie Borges e Flora Thomson-DeVeaux

Duas tradutoras e leitoras de Elizabeth Bishop debatem seu ofício. Stephanie Borges é poeta e tradutora de diversas autoras afro-americanas de poesia e prosa. Flora Thomson-DeVeaux, escritora norte-americana que vive no Rio de Janeiro, traduziu Machado de Assis para o inglês.

14 de agosto – 18h30
José Alberto Nemer e Humberto Werneck

O artista plástico José Alberto Nemer conta histórias de sua amizade com Elizabeth Bishop, em diálogo com Humberto Werneck, um dos maiores cronistas brasileiros, conhecedor da vida e da obra de Bishop. Mediação de Guilherme Taiul.

17 e 18 de agosto – 18h30
Paulo Henriques Britto

O poeta, tradutor e professor Paulo Henriques Britto é o mais importante divulgador da obra de Elizabeth Bishop no Brasil. Traduziu seus poemas, sua prosa e sua correspondência, além de ter organizado coletâneas e escrito ensaios de apresentação dos livros da poeta para o público brasileiro. Nos dois encontros, ele divide conosco uma parte desse conhecimento.

19 de agosto – 18h30
Paulo Henriques Britto e Regina Przybycien

Regina Przybycien conversa com Paulo Henriques Britto sobre sua tese de doutorado, Feijão preto e diamantes, que trata da passagem de Elizabeth Bishop pelo Brasil, especialmente por Ouro Preto. O tradutor, por sua vez, comenta os poemas de Bishop sobre Minas Gerais.

20 de agosto – 18h30
Marta Góes e Regina Braga

A dramaturga Marta Goes escreveu uma peça baseada na vida e na obra de Elizabeth Bishop, que rendeu à Regina Braga o prêmio APCA de melhor atriz e passou anos em cartaz. Nesses encontros elas relembram seus processos de criação e parceria.

21 de agosto – 18h30
Angélica Freitas e Juliana Perdigão

A poeta Angélica Freitas e a cantora e compositora Juliana Perdigão encerram o ciclo Elizabeth Bishop com uma apresentação de poesia e música inspirada pela obra e pela vida da poeta americana que viveu o amor de sua vida no Brasil.

Serviço
Ciclo da Autora Homenageada: Elisabeth Bishop
Data: De 10 a 21 de agosto.
120 vagas por mesa.
Grátis, mediante inscrição.
Abertura das inscrições: dia 3 de agosto, a partir das 14h em sescsp.org.br/cpf