Agosto 26, 2025
A Cia. São Jorge de Variedades transforma sua própria trajetória na cena teatral em música no espetáculo SÃO JORGE CANTA SUA HISTÓRIA. O show reúne canções que atravessaram os espetáculos do grupo e se tornaram parte de sua memória afetiva e artística. Em setembro, o público poderá revisitar essa jornada em apresentações gratuitas em diferentes palcos da cidade: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
Sob a direção musical do maestro Lincoln Antonio e direção de Georgette Fadel e Paula Klein Flecha Dourada, SÃO JORGE CANTA SUA HISTÓRIA reúne artistas da Cia. e convidados, e reconta a história da São Jorge em clima de festa e sob um novo ponto de vista.
No repertório do show, figuram músicas como Raios de Sol e Inflamável, da montagem de Bidermann e os Incendiários - Rádio SP; Infinito Meu e Pedra Sabão, de As Bastianas e Finca; São Jorge do espetáculo O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado. Já da montagem de Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer, o coletivo canta Quero ser uma Máquina.
Dioniso Barra Funda e Ó da Rua, do espetáculo Barafonda e Ignorante, de Fausto, também marcam presença na apresentação. O show termina com as canções Acende essa fogueira e Eu sou o cavaleiro que São Jorge abençoou, de Festa dos Bárbaros, o mais recente espetáculo da São Jorge.
Festival Em Boa Companhia
Para a atriz e diretora Georgette Fadel, SÃO JORGE CANTA SUA HISTÓRIA é uma festa de comemoração regada a muitas músicas originais compostas especialmente para os espetáculos. “Posso afirmar que a música é uma vocação da São Jorge, pois não fizemos, até agora, nenhum espetáculo sem música ao vivo. Então, nada mais lógico que chamar o público para rememorar momentos importantes da nossa trajetória por meio da música”, adianta ela.
As apresentações integram o Festival Em Boa Companhia, projeto da Companhia Ensaio Aberto para produção e circulação de espetáculos, contemplado pelo Termo de Fomento Funarte TransfereGov nº 934254/2022, celebrado entre o Instituto Ensaio Aberto, o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional das Artes. Os recursos desse projeto vêm de direcionamento de emendas parlamentares impositivas dos deputados federais Orlando Silva e Talíria Petrone.
Sobre a Cia. São Jorge de Variedades
Projeto coletivo criado em 1998, a Cia. São Jorge de Variedades reúne integrantes da Escola de Arte Dramática e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O grupo visa estabelecer, por meio de investigações permanentes, um processo de lapidação da cena bruta, utilizando artifícios e procedimentos simples e artesanais. A base estética da companhia se apoia em referências múltiplas, de acordo com as necessidades de cada espetáculo, mas principalmente nas manifestações ritualísticas de canto e dança, mantendo como referência paralela as religiões afro-brasileiras. A dramaturgia tem como tema principal a discussão de questões éticas inerentes à diversidade e os paradoxos da cultura brasileira, desde sua formação, da colonização à contemporaneidade.
Pedro o Cru, de 1998, uma montagem do poema dramático do escritor português António Patrício, é o primeiro espetáculo da Cia. Em 1999, montam Um Credor da Fazenda Nacional, resgatando a obra do autor José Joaquim de Campos Leão Qorpo-Santo. A partir de 2001, o grupo reforça seu vínculo com a cidade de São Paulo, ocupando por dois anos o Teatro de Arena, local em que, em parceria com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o Grupo Teatral Isla Madrasta e a Companhia Bonecos Urbanos, desenvolve o projeto Harmonia na Diversidade. Em 2025, encena Biedermann e Os Incendiários, de Max Frisch.
O grupo se preocupa com a função social da arte e suas possibilidades, e se envolve com iniciativas públicas para pessoas em situação de rua, como aconteceu com a Oficina Boracea e o Albergue Canindé, entre 2002 e 2004. Nesse contexto, nasce As Bastianas, a partir da coletânea de contos de Gero Camilo, sob direção de Luís Mármora. Em 2007, realizam a montagem de O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado (vencedor do Prêmio Shell de melhor figurino), com direção de Rogério Tarifa e 20 atores em cena. Em 2009, monta o espetáculo Quem Não Sabe Mais Quem é, o Que é e Onde Está, Precisa se Mexer, ganhador da categoria especial do Prêmio Shell de Teatro pela pesquisa e criação. A companhia também produz, desde 2003, o fanzine São Jorges, canal de interlocução de uma geração que deve ser estimulada a contracenar com a cidade de outra maneira.
Em 2010, a Cia é contemplada pelo Programa Petrobras Cultura. E, em 2012, estreia o espetáculo Barafonda, com quatro horas de duração e um percurso de dois quilômetros pelo bairro da Barra Funda. O espetáculo foi vencedor nas categorias Dramaturgia, Direção e Trabalho apresentado em Rua do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro, além de receber indicações ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo como melhor espetáculo e Prêmio Shell 2012 na categoria especial pela montagem e criação. Em 2014, a Cia. se aventura pela primeira vez numa experiência artística voltada para as crianças e seus familiares e estreia o espetáculo infantil São Jorge Menino, texto de Ilo Krugli. No mesmo ano, estreia Fausto, de Goethe, no Mirada – Festival Internacional Ibero-americano de Teatro. Indicada ao Prêmio Shell de Melhor Música, a peça cumpre temporadas no Sesc Pompeia e Teatro João Caetano na capital paulista. Em 2017, surge Afinação I, solo de Georgette Fadel, atriz, diretora e fundadora da Cia. O mais recente espetáculo do grupo, Festa dos Bárbaros, estreia em 2022 reunindo um elenco de 24 artistas, e que toma como ponto de partida a Jurema Sagrada e a luta dos povos originários para instaurar novos pontos de vista sobre a realidade.
Serviço:
SÃO JORGE CANTA SUA HISTÓRIA
Com a Cia. São Jorge de Variedades
100 minutos | Livre | Gratuito (ingressos distribuídos uma hora antes na bilheteria).
3 de setembro, quarta-feira, 21h.
Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo.
21 de setembro, domingo, 20h.
Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo.
24 de setembro, quarta-feira, 21h.
Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa, São Paulo.
29 de setembro, segunda-feira, 20h.
Teatro de Contêiner Mungunzá – Rua dos Gusmões, 43 – Santa Ifigênia, São Paulo.
Ficha técnica:
Direção – Georgette Fadel e Paula Klein Flecha Dourada. Direção Musical – Lincoln Antonio. Artistas Criadores e Banda – Alexandre Krug, Ana Petta, Antonia Mattos, Carlota Joaquina, Dárcio de Oliveira, Fagundes Emanuel, Fernanda Machado, Georgette Fadel, Jonathan Silva, Lincoln Antonio, Luís Mármora, Nina Blauth, Paula Klein Flecha Dourada, Patrícia Gifford e Ricardo Zoyo. Iluminação e Operação de Luz – Julia Zakia. Técnico de Som – Duda Gomes. Produção Executiva – Laura La Padula. Assistente de Produção – Guira. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Identidade Visual – Sato do Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Nossa Senhora da Pauta
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia Paulicea homenageia João das Neves em espetáculo no Teatro de Arena.
Com músicas originais e elenco plural, montagem celebra a vida e obra de João das Neves e seu legado libertário para a cena brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+paulicea+homenageia+joao+das+neves+espetaculo+teatro+arena.php
Espetáculo infantil Procurando Luiz celebra 10 anos em cartaz com temporada gratuita no Teatro Arthur Azevedo.
Com direção de Gustavo Kurlat e texto de Paulo Rogério Lopes, espetáculo do Grupo Cena Teatral é inspirado o universo poético da obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+infantil+procurando+luiz+celebra+anos+cartaz+com+temporada+gratuita+teatro+arthur+azevedo.php
Centro de Música Brasileira recebe recital de piano com Isabella Perazzo e Jordan Alexander.
O evento acontece no dia 30 de agosto, às 18h, e é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+recebe+recital+piano+com+isabella+perazzo+jordan+alexander.php
Reestreia de Quando Ismália Enlouqueceu tem lançamento de livro sobre o grupo As Tias.
Com poemas interpretados e musicados do romantismo e parnasianismo brasileiros, espetáculo volta em cartaz dia 12 de setembro no Teatro Paulo Eiró e segue em circulação pela Biblioteca Mário de Andrade, Teatro Flávio Império, Centro Cultural da Penha e Centro Cultural da Diversidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/reestreia+quando+ismalia+enlouqueceu+tem+lancamento+livro+sobre+grupo+tias.php
Festival transforma a Praça Charles Miller em encontro de culturas do mundo inteiro.
Evento gratuito e pet friendly oferece tour por 50 países, com mais de 300 pratos típicos, num cenário icônico e afetivo da cidade paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+transforma+praca+charles+miller+encontro+culturas+mundo+inteiro.php
2ª mostra do Boulevard das Artes SP 2025 terá projeções dos artistas Rato Distópico e Viran nos dias 29 e 30 de agosto.
As novas exposições digitais vão colorir a cidade no cruzamento da Paulista com a Consolação. Nessa galeria digital a céu aberto as obras são exibidas a partir do entardecer.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+boulevard+das+artes+2025+tera+projecoes+dos+artistas+rato+distopico+viran+nos+dias+agosto.php
Leitura às Cegas promove acessibilidade no teatro para pessoas com deficiência visual a partir da encenação de Bodas de Sangue, do espanhol Garcia Lorca.
Projeto idealizado por Yago Dionizio, explora os sentidos do tato, audição e olfato para proporcionar ao público uma experiência teatral imersiva de leitura.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/leitura+cegas+promove+acessibilidade+teatro+para+pessoas+com+deficiencia+visual+partir+encenacao+bodas+sangue+espanhol+garcia+lorca.php