Cia. Palhadiaço dá continuidade ao lançamento do espetáculo Depósito com atividades online

Junho 22, 2020

A Cia. Palhadiaço, grupo atuante no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, teve o lançamento do espetáculo Depósito interrompido devido à pandemia do coronavírus. O grupo retoma (online) o projeto com oficinas, bate-papos e exibição da peça pelas redes sociais.



A montagem explora a palhaçaria moderna para falar de um tempo onde a arte se tornou um vírus e a pessoas infectadas - de nariz vermelho, nos casos mais graves - são isoladas em um depósito. Para deter a infestação, um estado desarticulado é instituído com medidas severas para aniquilar a existência artística: os donos do poder constroem depósitos para isolar os infectados, chamados de “artistas”.

Com criação coletiva, dramaturgia de Matheus Barreto e direção de Rani Guerra, o espetáculo investiga uma vertente, denominada pelo grupo de “palhaçaria periférica”, que cria diálogos com a cidade, suas periferias e seus artistas com suas excelências artísticas, subversivas e resistentes. O texto de Depósito surgiu de um processo de pesquisa: os integrantes foram às ruas do Itaim Paulista e São Miguel Paulista em busca de uma narrativa, imersos em improvisos, jogos e entrevistas com habitantes em feiras, mercados e praças, questionando-os sobre como seria para eles se a arte fosse uma expressão proibida.

Ficha técnica
Espetáculo: Depósito.
Criação: A Companhia. Texto: Matheus Barreto. Direção: Rani Guerra. Elenco: Jhuann Scharrye, Matheus Barreto, Priscyla Kariny e Rogério Nascimento. Direção musical: Joel Carozzi. Figurino: Eliana Carvalho, Paola Carvalho e Diego Felipe. Cenografia: A Companhia. Arte gráfica: Renan Preto. Fotografia e filmagem: Recicla Filmes. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Produção executiva: Pião Produções Artísticas. Assistência de produção: Priscyla Kariny e Rogério Nascimento. Idealização: Cia. Palhadiaço.
Duração: 60 minutos. Gênero: Tragicomédia. Classificação: Livre. Projeto contemplado pela 16ª edição do VAI - Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais 2019, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Programação online / Depósito
Grátis. Classificação: Livre

Oficina: Malabares com Bolinha
23 de junho. Terça, às 11h
Facebook da Casa de Cultura Itaim Paulista: @casadeculturaitaimpaulista
Descrição - Oficina online, abordando os aspectos técnicos da criação do malabares e da manipulação de objetos. Conduzida pelo malabarista e integrante da Cia. Palhadiaço Matheus Barreto, a aula segue as seguintes etapas, visamos uma base para os treinos, o aprimoramento e a criação de performances malabarística: Iniciação a prática (introdução ao malabares para quem está no início da prática); desenvolvimento de técnica (numerologia, exercícios e primeiros truques); aspectos avançados do malabarismos (truques avançados, maior quantidade de objetos e contemporaneidade na vertente).

Oficina: Malabares Bambolê
30 de junho. Terça, às 15h
Facebook da Casa de Cultura São Rafael: @ccsaorafael
Descrição - Conduzida pela bambolista e integrante da Cia. Palhadiaço Priscyla Kariny, a oficina online apresenta a história do bambolê com seus movimentos básicos: girá-lo pelo corpo (joelho, quadril, peito e pescoço), manipulação e pequenas transições. A aula inclui alongamento utilizando o bambolê, para evitar lesões e criar intimidade com o objeto; técnicas de impulso, utilizando qualquer parte do corpo; manipulação e variações de isolamentos, além de algumas transições. “É uma oficina de introdução ao bambolê como ferramenta de auto-conhecimento e descoberta do corpo. Além do aprendizado, a prática busca também o espaço emocional/metafísico de expansão”, comenta a artista.

Exibição do espetáculo Depósito
7 de julho. Terça, às 15h
Facebook da Cia. Palhadiaço: @ciapalhadiaco
Sinopse - O enredo fala de um tempo onde a arte se tornou um vírus, uma doença com muitos sintomas e, nos quadros mais graves, o paciente fica com o nariz vermelho. Pra deter essa infestação artística, institui-se um estado totalmente desarticulado. Tomando medidas severas para aniquilar a existência artística, os poderosos criam depósitos para isolar as pessoas infectadas, chamadas de “artistas”.

Bate-papo: Processo de Pesquisa e Dramaturgia do espetáculo Depósito
14 de julho. Terça, às 15h
Instagram da Cia. Palhadiaço: @ciapalhadiaco
Descrição - Abordardagem sobre o processo criativo e a construção da dramaturgia do espetáculo Depósito com o ator e dramaturgo Matheus Barreto e com o diretor Rani Guerra.
No bate-papo eles falam sobre a pesquisa da Cia. Palhadiaço em ruas e feiras livres dos bairros Itaim Paulista e São Miguel Paulista, dentro do projeto Palhaço Marginal - A Lógica do Ilógico, contemplado pelo Programa para Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, Modalidade 1.

Bate-papo: Palhace - A relação das Quebradas
21 de julho. Terça, às 15h
Instagram da Cia. Palhadiaço: @ciapalhadiaco
Descrição - Conduzido pela atriz e palhaça Priscyla Kariny, o encontro coloca como pauta a construção artística da Cia. Palhadiaço no bairro do Itaim Paulista. E, para somar à discussão, Priscyla convida Joel Carozzi para dialogar sobre o trabalho como diretor musical, junto à a Cia. Palhadiaço no espetáculo Depósito, e sobre sua atuação na Trupe Lona Preta, no bairro Guaraú (sua quebrada).

Bate-papo: Produção Periférica
28 de julho. Terça, às 15h
Instagram da Cia. Palhadiaço: @ciapalhadiaco
Descrição - Conduzido por Rogério Nascimento, palhaço e assistente de produção do espetáculo Depósito, o bate-papo virtual convida Everton Santos e Michele Araujo, da Pião Produções Artísticas. O encontro trarta das particularidades e do desenvolvimento da produção artísitca na periferia e da relação dos grupos com a produção de espetáculos.

A Cia. Palhadiaço

A Companhia Palhadiaço começou, em 2013, sua pesquisa sobre fazer teatro a partir de estudos e pesquisas na arte do ator, realizando experimentos sobre um processo pré-expressivo no qual o corpo é o ponto de partida, a fim de introduzir o trabalho da personagem, que flui durante o processo de experimentação corporal e de estética de cena. Em 2014, apresentou seu primeiro experimento no Festival de Cenas Curtas - O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe. No mesmo ano produziu Que Isso Fique Entre Nós, texto autoral, e no segundo semestre começou o estudo do palhaço. O Espetáculo Espetacular estreou, em outubro de 2014, com apresentações na Praça da Matriz, em Iracemápolis, SP, e na Biblioteca Municipal de Limeira, também interior paulista. Em 2015, o projeto continuou a investigação no estudo do palhaço em eventos como o Sarau Pé de Cana, em Iracemápolis, e no Sarau MERAKI, em Cosmópolis, SP. No mesmo ano apresentou o espetáculo no espaço CEAC (Centro de Educação de Arte e Cultura) em Iracemápolis, Piracicaba e Limeira (Parque da Criança). Em 2016, dois integrantes foram selecionados para o Programa de Formação para Jovens do Doutores da Alegria a fim de intensificar o estudo do palhaço, passando por todas as máscaras até chegar à menor delas. Em 2017, ocorreu a reestreia de Espetáculo Espetacular no Sarau do Povo, em São Miguel Paulista, com novos integrantes e novos números. No mesmo ano, a companhia realizou seu primeiro Cabaré Palhadiaço, no Parque São Rafael, zona leste, na sede do Grupo Rosas Periféricas, e iniciou o projeto Banda Palhadiaço, cuja pesquisa desenvolveu um repertório com músicas circenses, ritmos brasileiros e composições próprias. Em 2018, a Cia. estreou Presepadas, que conta com habilidades circenses e pesquisa junto ao público infantil, e, em 2019, Podia ser Pior, que investiga a palhaçaria periférica, visando a descentralização da linguagem circense junto ao debate sobre marginalização social e sua cultura proveniente. No mesmo ano iniciou pesquisa com o projeto Palhaço Marginal - A lógica do ilógico, contemplado pelo Programa Vai I – Edição 2019.

Cia. Palhadiaço nas redes: @ciapalhadiaco | Informações: (11) 97983-4902.

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php