Cia. Fragmentos Dança apresenta ATO na Praça do Sesc Pinheiros

Janeiro 14, 2026

Um manifesto escrito por gestos. Uma orquestra movida por corpos. Ainda há tempo para tantos "eus" se implicarem num "nós"? A Cia Fragmento de Dança convida em ATO artistas para se juntarem ao elenco, construindo uma estrutura coreográfica que convoca o movimento em uníssono para fortalecer a imagem de grupo. O público poderá conferir o resultado em quatro apresentações na Praça do Sesc Pinheiros, de 22 a 25 de janeiro de 2026, quinta e sexta às 19h, sábado e domingo às 16h.

Com concepção, coreografia e direção de Vanessa Macedo, o elenco de ATO é formado por Cinthia Tomaz, Diego Hazan, Flavia Teraoka, Gabriela Ramos, Leticia Almeida, Maitê Molnar, Marcela Paez, Maria Basulto, Marina Dantas, Paco Vasconcelos, Patrícia Pina, Prudy Oliveira e Sergio Galdino. São muitas vozes juntas criando tensões polifônicas.

A pesquisa surgiu inspirada na forma como as pessoas se organizam em atos e manifestações políticas. Os gestos são os disparadores de uma construção que se complexifica na insistência, na repetição, no ritmo e nos corpos que se organizam como se fossem um quadro vivo.

Uma das primeiras referências investigadas foi a performance do coletivo feminista chileno "Lastesis", quando mullheres com olhos vendados e gestos coreografados gritaram "el violador eres tú" (o estuprador é você) nas ruas do Chile e, depois, em várias partes do mundo. Seriam esses espaços a possibilidade de um comum? Ainda que de forma passageira, por alguns momentos, nos encontramos como grupo. O que isso nos diz?


Crédito: Douglas Vieira

Sinopse
Um manifesto escrito por gestos. Uma orquestra movida por corpos. Ainda há tempo para tantos "eus" se implicarem num "nós"? Em ATO, onze artistas convidados se juntam ao elenco na construção de uma estrutura coreográfica que convoca o movimento em uníssono que tanto fortalece a imagem de grupo, quanto cria tensões polifônicas.

Ficha Técnica:
Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo
Assistência de direção: Maitê Molnar
Assistência coreográfica: Diego Hazan e Maitê Molnar
Elenco: Cinthia Tomaz, Diego Hazan, Flavia Teraoka, Gabriela Ramos, Leticia Almeida, Maitê Molnar, Marcela Paez, Maria Basulto, Marina Dantas, Paco Vasconcelos, Patrícia Pina, Prudy Oliveira e Sergio Galdino.
Música ao vivo e composição de trilha sonora: Fernando da Mata e Lua Oliveira
Preparação corporal: Sérgio Galdino e Vanessa Macedo
Iluminação: Sandro Borelli
Figurinos, adereços, cenografia: Cia Fragmento de Dança
Produção: Luciana Venancio (Movicena Associação Cultural)

CIA FRAGMENTO DE DANÇA - Sob a direção de Vanessa Macedo, a Cia Fragmento de Dança é um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança contemporânea, sediado na cidade de São Paulo - SP, desde 2002. Ao longo dos seus anos de existência, construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir gênero, autoimagem, fricção entre vida e obra. Nos últimos anos,tem se voltado para a investigação do autodepoimento na cena, a experiência da alteridade e a dimensão política do falar sobre si em processos de criação. Se por um lado, a pesquisa sobre memórias e dramaturgias de testemunhos se faz presente, por outro, as perguntas sobre nossas potências e contradições como seres sociais e políticos também acompanham o grupo. As criações passam por esses espaços de tensão. A Cia tem uma intensa atuação na capital paulistana, participa constantemente de festivais nacionais e internacionais e já foi contemplada pelos principais prêmios e editais de incentivo à Dança.

SERVIÇO
ATO
da Cia. Fragmentos Dança
Local: Sesc Pinheiros – Praça
Dias: 22 a 25 de janeiro – quinta e sexta, 19h; sábado e domingo, às 16h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos
Grátis

Sesc Pinheiros  
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros - São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 22h. Sábados: 10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 18h30
Estacionamento com manobrista

Como Chegar de Transporte Público: 350m a pé da Estação Faria Lima (metrô | linha amarela), 350m a pé da Estação Pinheiros (CPTM | Linha Esmeralda) e do Terminal Municipal Pinheiros (ônibus).

Acessibilidade: A unidade possui rampas de acesso e elevadores, além de banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Também conta com espaços reservados para cadeirantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Pinheiros

Outras notícias

O Bonde ocupa Teatro Alfredo Mesquita com temporada gratuita da Trilogia da Morte.
Grupo de teatro negro e periférico apresenta espetáculos ABOU - O Menino da Mala, Desfazenda – Me enterrem fora desse lugar e Bom Dia, Eternidade, além do show Iroko.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bonde+ocupa+teatro+alfredo+mesquita+com+temporada+gratuita+trilogia+morte.php

Nas férias de janeiro, Itaú Cultural tem oficinas criativas, exposição de games e exibição on-line de séries infantis.
O IC promove atividades para que crianças e famílias se divirtam dentro e fora de casa. Na programação presencial, a oficina Correio Afetivo: Palavras que Viajam convida o público a confeccionar e trocar cartas. A exposição Game+ Arte, cultura e comunidade estende-se por três pisos, com 51 jogos e 25 consoles de diversas épocas. On-line, a Itaú Cultural Play exibe os seriados O Diário de Mika e Brinquedonautas e a nona temporada da série IC para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+janeiro+itau+cultural+tem+oficinas+criativas+exposicao+games+exibicao+line+series+infantis.php

Laboratório Siameses de Dança reestreia adaptação de romance de Virgínia Woolf.
Com direção de Ines Bushatsky e dramaturgia de João Mostazo, o espetáculo propõe uma releitura do clássico da literatura "Orlando" e narra a vida do protagonista depois dos acontecimentos do livro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/laboratorio+siameses+danca+reestreia+adaptacao+romance+virginia+woolf.php

Grupo Gruuvi mostra o seu mais novo show no Teatro do Célia.
Apresentação única, no dia 18 de janeiro, tem entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+gruuvi+mostra+seu+mais+novo+show+teatro+celia.php

CCBB Educativo abre 2026 com Recreio nas Férias e programação inspirada no mestre uruguaio Joaquín Torres García.
Atividades gratuitas terão ainda uma celebração do aniversário de São Paulo com visita, batuque e distribuição de pé-de-moleque pelo Centro Histórico; em parceria com o Museo Torres García (Uruguai), projeto oferece intercâmbio lúdico gratuito durante todo o mês de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+educativo+abre+2026+com+recreio+nas+ferias+programacao+inspirada+mestre+uruguaio+joaquin+torres+garcia.php