Cia Fragmento de Dança apresenta temporada de À La Carte

Julho 01, 2020

Todos os sábados e domingos de julho, a Cia Fragmento de Dança, dirigida por Vanessa Macedo, apresenta seu mais recente trabalho – "À La Carte", via plataforma Zoom, com acesso gratuito.

"À La Carte" estreou, no ano de 2019, em um teatro. Em seu processo criativo, os intérpretes-criadores traziam como discussão o depoimento e a experiência de alteridade na cena. Era a relação Eu-Outro que se fazia presente na pergunta sobre o que poderiam construir juntos, considerando as suas diferenças. Relatos pessoais se tornavam gestos do grupo. Tocavam-se, cheiravam-se, esbarravam uns nos outros. Bocas se encontravam, os corpos tentavam ser Outro. E o público escolhia, dentro de um cardápio descrito no início da apresentação, os pratos que seriam degustados em forma de dança.

Neste momento, "À La Carte" estreia on-line, recriada em uma outra linguagem, outro motivo de ser. O público continua como interlocutor; é ele quem decidirá, por meio de votação ao vivo pela plataforma, quais cenas quer assistir, agora, em forma de danças em vídeo. A pergunta que moveu a pesquisa, um ano depois, ganha novos significados e parece estar mais próxima: "É possível estarmos juntos?"

A partir do preenchimento de um pequeno formulário em https://bit.ly/alacartedigital, o público receberá, no dia escolhido do evento, um link para acesso à plataforma ZOOM, por email e whatsapp.

Confira os pratos do cardápio que o público escolhe por meio de enquete no Zoom:

Entradas
1 - Selfies matam mais que ataques de tubarões
2 - Borboletas do Brasil causam furacão no Texas

Pratos principais
1 - Ordem e progresso
2 - Justiça tarda e falha
3 - Briga que dói menos

Sobremesas
1 - A vida é uma grande Melancia
2 - Não tem revolução se ninguém puder gozar

Serviço

À La Carte" – Cia Fragmento de Dança
Temporada online – via ZOOM
Dias e horários: de 4 a 26/07 (sábados, 20h; domingos, 18h)
Ingressos no link https://bit.ly/alacartedigital
Classificação indicativa: livre
Duração: aprox. 50min
Grátis
Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura

Cia Fragmento de Dança
Com direção de Vanessa Macedo, a Cia foi fundada em 2002, na cidade de São Paulo. Ao longo dos seus 17 anos de existência, foi contemplada pelos principais prêmios e editais de fomento à dança e participou de importantes festivais nacionais. Construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir performatividade do feminino, gênero, autoimagem e fricção vida e obra. Assuntos como dramaturgia na dança e autodepoimento na cena têm sido especialmente investigados em seus últimos trabalhos, pensando nas relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro.

Ficha técnica
Concepção e direção: Vanessa Macedo
Edição e adaptação audiovisual: André Prado
Criação, produção de imagens e performance: Ana Clara Poltronieri, Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Joelma Souza, Júlia Lima, Letícia Mantovani, Maitê Molnar, Thainá Souza, Vanessa Macedo e Vinicius Francês
Pesquisa sonora: André Prado e Vanessa Macedo
Edição de trilha sonora: André Prado
Montagem e masterização trilha sonora: Vinicius Francês
Vozes e instrumentos: Ana Clara Poltronieri, Joelma Souza, Júlia Lima, Letícia Mantovani e Vinicius Francês
Professoras convidadas: Angela Nolf e Paola Higa
Assessoria de imprensa: Eliane Calux
Design gráfico: Gustavo Domingues
Produção executiva: AnaCris Medina

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php