Julho 01, 2020
Todos os sábados e domingos de julho, a Cia Fragmento de Dança, dirigida por Vanessa Macedo, apresenta seu mais recente trabalho – "À La Carte", via plataforma Zoom, com acesso gratuito.
"À La Carte" estreou, no ano de 2019, em um teatro. Em seu processo criativo, os intérpretes-criadores traziam como discussão o depoimento e a experiência de alteridade na cena. Era a relação Eu-Outro que se fazia presente na pergunta sobre o que poderiam construir juntos, considerando as suas diferenças. Relatos pessoais se tornavam gestos do grupo. Tocavam-se, cheiravam-se, esbarravam uns nos outros. Bocas se encontravam, os corpos tentavam ser Outro. E o público escolhia, dentro de um cardápio descrito no início da apresentação, os pratos que seriam degustados em forma de dança.
Neste momento, "À La Carte" estreia on-line, recriada em uma outra linguagem, outro motivo de ser. O público continua como interlocutor; é ele quem decidirá, por meio de votação ao vivo pela plataforma, quais cenas quer assistir, agora, em forma de danças em vídeo. A pergunta que moveu a pesquisa, um ano depois, ganha novos significados e parece estar mais próxima: "É possível estarmos juntos?"
A partir do preenchimento de um pequeno formulário em https://bit.ly/alacartedigital, o público receberá, no dia escolhido do evento, um link para acesso à plataforma ZOOM, por email e whatsapp.
Confira os pratos do cardápio que o público escolhe por meio de enquete no Zoom:
Entradas
1 - Selfies matam mais que ataques de tubarões
2 - Borboletas do Brasil causam furacão no Texas
Pratos principais
1 - Ordem e progresso
2 - Justiça tarda e falha
3 - Briga que dói menos
Sobremesas
1 - A vida é uma grande Melancia
2 - Não tem revolução se ninguém puder gozar
Serviço
À La Carte" – Cia Fragmento de Dança
Temporada online – via ZOOM
Dias e horários: de 4 a 26/07 (sábados, 20h; domingos, 18h)
Ingressos no link https://bit.ly/alacartedigital
Classificação indicativa: livre
Duração: aprox. 50min
Grátis
Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura
Cia Fragmento de Dança
Com direção de Vanessa Macedo, a Cia foi fundada em 2002, na cidade de São Paulo. Ao longo dos seus 17 anos de existência, foi contemplada pelos principais prêmios e editais de fomento à dança e participou de importantes festivais nacionais. Construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir performatividade do feminino, gênero, autoimagem e fricção vida e obra. Assuntos como dramaturgia na dança e autodepoimento na cena têm sido especialmente investigados em seus últimos trabalhos, pensando nas relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro.
Ficha técnica
Concepção e direção: Vanessa Macedo
Edição e adaptação audiovisual: André Prado
Criação, produção de imagens e performance: Ana Clara Poltronieri, Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Joelma Souza, Júlia Lima, Letícia Mantovani, Maitê Molnar, Thainá Souza, Vanessa Macedo e Vinicius Francês
Pesquisa sonora: André Prado e Vanessa Macedo
Edição de trilha sonora: André Prado
Montagem e masterização trilha sonora: Vinicius Francês
Vozes e instrumentos: Ana Clara Poltronieri, Joelma Souza, Júlia Lima, Letícia Mantovani e Vinicius Francês
Professoras convidadas: Angela Nolf e Paola Higa
Assessoria de imprensa: Eliane Calux
Design gráfico: Gustavo Domingues
Produção executiva: AnaCris Medina
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php