Julho 01, 2020
Todos os sábados e domingos de julho, a Cia Fragmento de Dança, dirigida por Vanessa Macedo, apresenta seu mais recente trabalho – "À La Carte", via plataforma Zoom, com acesso gratuito.
"À La Carte" estreou, no ano de 2019, em um teatro. Em seu processo criativo, os intérpretes-criadores traziam como discussão o depoimento e a experiência de alteridade na cena. Era a relação Eu-Outro que se fazia presente na pergunta sobre o que poderiam construir juntos, considerando as suas diferenças. Relatos pessoais se tornavam gestos do grupo. Tocavam-se, cheiravam-se, esbarravam uns nos outros. Bocas se encontravam, os corpos tentavam ser Outro. E o público escolhia, dentro de um cardápio descrito no início da apresentação, os pratos que seriam degustados em forma de dança.

Neste momento, "À La Carte" estreia on-line, recriada em uma outra linguagem, outro motivo de ser. O público continua como interlocutor; é ele quem decidirá, por meio de votação ao vivo pela plataforma, quais cenas quer assistir, agora, em forma de danças em vídeo. A pergunta que moveu a pesquisa, um ano depois, ganha novos significados e parece estar mais próxima: "É possível estarmos juntos?"
A partir do preenchimento de um pequeno formulário em https://bit.ly/alacartedigital, o público receberá, no dia escolhido do evento, um link para acesso à plataforma ZOOM, por email e whatsapp.
Confira os pratos do cardápio que o público escolhe por meio de enquete no Zoom:
Entradas
1 - Selfies matam mais que ataques de tubarões
2 - Borboletas do Brasil causam furacão no Texas
Pratos principais
1 - Ordem e progresso
2 - Justiça tarda e falha
3 - Briga que dói menos
Sobremesas
1 - A vida é uma grande Melancia
2 - Não tem revolução se ninguém puder gozar
Serviço
À La Carte" – Cia Fragmento de Dança
Temporada online – via ZOOM
Dias e horários: de 4 a 26/07 (sábados, 20h; domingos, 18h)
Ingressos no link https://bit.ly/alacartedigital
Classificação indicativa: livre
Duração: aprox. 50min
Grátis
Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura
Cia Fragmento de Dança
Com direção de Vanessa Macedo, a Cia foi fundada em 2002, na cidade de São Paulo. Ao longo dos seus 17 anos de existência, foi contemplada pelos principais prêmios e editais de fomento à dança e participou de importantes festivais nacionais. Construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir performatividade do feminino, gênero, autoimagem e fricção vida e obra. Assuntos como dramaturgia na dança e autodepoimento na cena têm sido especialmente investigados em seus últimos trabalhos, pensando nas relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro.
Ficha técnica
Concepção e direção: Vanessa Macedo
Edição e adaptação audiovisual: André Prado
Criação, produção de imagens e performance: Ana Clara Poltronieri, Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Joelma Souza, Júlia Lima, Letícia Mantovani, Maitê Molnar, Thainá Souza, Vanessa Macedo e Vinicius Francês
Pesquisa sonora: André Prado e Vanessa Macedo
Edição de trilha sonora: André Prado
Montagem e masterização trilha sonora: Vinicius Francês
Vozes e instrumentos: Ana Clara Poltronieri, Joelma Souza, Júlia Lima, Letícia Mantovani e Vinicius Francês
Professoras convidadas: Angela Nolf e Paola Higa
Assessoria de imprensa: Eliane Calux
Design gráfico: Gustavo Domingues
Produção executiva: AnaCris Medina
Na noite da Virada Cultural, CCBB SP apresenta clássicos do samba e pagode em show gratuito do grupo PAGÔ SP.
Projeto de Hasani Bantu, Rodrigo Nascimento e Marcelo Nascimento, o grupo PAGÔ traz a pegada percussiva e harmônica do samba raiz, com canções nostálgicas que falam de amor, amizade e vida cotidiana, inspiradas na exposição Atlântico Sertão, em cartaz no CCBB SP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/noite+virada+cultural+ccbb+apresenta+classicos+samba+pagode+show+gratuito+grupo+pago.php
Comédia trágica El Brasil Destituído questiona colonização do país e estreia no CCSP.
Com direção de Fernanda Raquel, espetáculo subverte comédia barroca de Félix Lope de Vega y Carpio, escrita no século 17, para questionar os violentos processos coloniais que constituíram o Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/comedia+tragica+brasil+destituido+questiona+colonizacao+pais+estreia+ccsp.php
12º Round: A História de Emile Griffith homenageia um dos maiores boxeadores da história em nova temporada no TUSP.
Com a dramaturgia de Sérgio Roveri e direção de Bruno Lourenço, espetáculo conta a história desse lutador que enfrentou o preconceito ao assumir sua bissexualidade e evidencia como o racismo e a homofobia sempre estiveram presentes no meio esportivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/round+historia+emile+griffith+homenageia+dos+maiores+boxeadores+historia+nova+temporada+tusp.php
Novas edições do projeto Sonora Brasiliana do Itaú Cultural apresentam Allan Abbadia e Camila Silva.
Ele toca trombone e executa repertório autoral inspirado na diáspora africana. Ela dedica a sua apresentação a compositoras e instrumentistas de diferentes gerações do chorinho brasileiro. Cada show tem como cenário o Espaço Olavo Setubal, que abriga a exposição permanente Brasiliana Itaú com livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+edicoes+projeto+sonora+brasiliana+itau+cultural+apresentam+allan+abbadia+camila+silva.php
Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou, Mini Circo Vai Vai Criança Feliz, Conforto & Cia e Cia Imediata de Teatro & Chungo Malungo.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nesta+semana+mundo+circo+recebe+circo+moscou+mini+circo+vai+vai+crianca+feliz+conforto+cia+cia+imediata+teatro+chungo+malungo.php
Itaú Cultural recebe Osmar Prado e Maurício Machado em curta temporada da peça O Veneno do Teatro.
Versão brasileira para a obra do premiado dramaturgo espanhol Rodolf Sirera, já encenada em 62 países, a montagem leva à cena uma história de suspense na qual um excêntrico marquês convida um ator ambicioso e renomado a interpretar uma peça de sua autoria. A trama, no entanto, vira um jogo psicológico de dominação do marquês sobre o ator.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+osmar+prado+mauricio+machado+curta+temporada+peca+veneno+teatro.php