Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró

Novembro 12, 2025

A Cia. Coisas Nossas de Teatro em parceria com a Colmeia Produções estreia o espetáculo musical O Território do Samba no dia 12 de novembro, quarta, no Teatro Paulo Eiró, às 21 horas. A temporada segue até o dia 23/11, de quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Com Cristiano Tomiossi na direção, a dramaturgia é assinada coletivamente por Mawusi Tulani, Cristiano Tomiossi, Roquildes Júnior e Lucas Moura. No palco, um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.

No enredo, a Comunidade da Vila vive o momento mais crítico de sua história. Após o rebaixamento de sua escola de samba no último carnaval, uma avalanche de dívidas e dificuldades financeiras ameaça o que resta da instituição, símbolo de orgulho e resistência para os moradores. O barracão, antes repleto de vida, tornou-se um espaço vazio, dominado pelo eco ausente de tambores e tamborins e pelo brilho opaco de troféus conquistados em uma época que parece cada vez mais distante. Além disso, um grande dilema também divide os integrantes: será possível preservar a tradição que molda sua identidade para sobreviver ou será necessário ceder às mudanças impostas pelos novos tempos?

Território do Samba
Crédito: Vanda Dantas

É neste cenário que emerge a figura de Seu Perninha, o mais antigo integrante da escola, uma verdadeira memória viva da comunidade. Ele carrega consigo as histórias de uma época em que as vitórias vinham do suor, da união e da paixão pela escola. Guardião das memórias e da trajetória a agremiação, ele costuma se esconder na quadra, passando boa parte dos dias no barracão, que se transformou em refúgio das histórias. Fotografias antigas e fantasias de carnavais passados dividem espaço com as lembranças emocionadas que Perninha compartilha com os integrantes mais jovens.

Seu legado não é apenas de resistência, mas de sabedoria. Perninha acredita que o samba tem forças para resistir, assim como resistiu a tantas outras crises. Para ele, o segredo está na união e no apego às raízes que fizeram da escola um símbolo de paixão e identidade. Ao mesmo tempo, ele sabe que em um mundo regido por interesses econômicos a luta pela autenticidade é cada vez mais difícil, mas não menos necessária. A Escola de Samba da Vila está diante de uma escolha que definirá seu futuro: lutar para preservar sua essência ou aceitar as condições que o mercado impõe para sobreviver no curto prazo.

A montagem O Território do Samba, que teve sua pré-estreia no CEU Jaçanã (28/10), integra o projeto O Samba da Paulicéia e Sua Gente, da Cia. Coisas Nossas de Teatro, contemplado na 43° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, no Edital nº 09/2024/SMC/CFOC/SFA, Processo nº 6025.2024/0021785-8, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Dentro da programação, outras ações foram realizadas: Roda de Samba e Seminário do Samba, no CEU Azul do Mar (6/11). Outra temporada do espetáculo será realizada, de 27 a 30/11, no Espaço Cia. da Revista.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Mawusi Tulani, Cristiano Tomiossi, Roquildes Júnior e Lucas Moura. Direção: Cristiano Tomiossi. Assistência de direção: Roquildes Júnior. Direção musical: Roquildes Júnior e Alexandre Moura. Colaboradores artísticos, elenco e músicos: Bernadete, 'a Tulipa Negra do Samba', Mawusi Tulani, Arce Corrêa, Vic Andrade, Lívia Camargo, Débora Veneziani, Joaz Campos, Ícaro Rodrigues, João Attuy, Rodrigo Mercadante, Elcine Nunes, Fernanda S. Guimarães, Edu Lima, Tiganá Macedo, Renato Passarinho, Alexandre Moura, André Fajer, Ildo Silva e João Antônio. Cenário e figurino: Kléber Montanheiro. Assistência de igurino: Acrides. Confecção do boneco: Cláudio Cabrera. Cenotécnica: Evas Carretero. Contrarregra: Nilton Araújo. Iluminação: Gui Pereira. Técnico de som: JP. Coreógrafia: Zuba Janaina. Direção de produção: Vanda Dantas. Produção executiva: Zé Edu. Assistência de produção: Gaê e José Eduardo Rennó. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Gestão: Coisas Nossas de Teatro e Colmeia Produções.

Serviço

⁠Espetáculo: O Território do Samba
Temporada: 12 a 23 de novembro de 2025
Quarta a sábado, às 21h | Domingo, às 19h.
Ingressos: Gratuitos – Bilheteria: 1 hora antes das sessões.
Duração: 90 minutos. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama musical.
Local: Teatro Paulo Eiró
Avenida Adolfo Pinheiro 765 - Santo Amaro. São Paulo/SP.
Metrô Adolfo Pinheiro. Possui acessibilidade. Na rede: @teatropauloeirosp.

Próxima temporada: 27, 28, 29 e 30/11
Quinta a sábado, às 20h |Domingo, às 19h.
Local: Espaço Cia. da Revista
Alameda Nothmann, 1135 - Santa Cecília. São Paulo/SP

A Cia. Coisas Nossas na rede: @ciacoisasnossas.

Fonte: verbena@verbena.com.br

Outras notícias

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Paço das Artes oferece curso online sobre mulheres na fotografia.
Aulas abordarão as peculiaridades da trajetória, contextos históricos e, principalmente, como cada fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas
https://www.sampaonline.com.br/noticias/paco+das+artes+oferece+curso+online+sobre+mulheres+fotografia.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php