Centro de Cultura Judaica celebra a 1ª Semana de Cultura de Paz
Outubro 02, 2007

Para mobilizar e conscientizar a sociedade em torno da importância da cultura de paz, o Centro da Cultura Judaica, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a Associação Palas Athena, programaram uma série de manifestações culturais que mobilizarão órgãos não governamentais, centros culturais, empresas e organizações da sociedade civil em torno da convivência pacífica, inclusão social, respeito ao meio ambiente e educação através da arte: a 1ª Semana da Cultura de Paz: A Ética da Convivência.

Confira os destaques da programação :

Terça-feira, 2/10: às 14h, o CCJ exibe o filme: "Um Herói do Nosso Tempo" do diretor romeno Radu Mihaileanu. O filme conta a história de Salomão, um garoto que, com apenas 9 anos, é um caldeirão humano de culturas e religiões: é um cristão negro nascido na Etiópia, que vive em um campo de refugiados no Sudão. Ele é adotado por uma família de judeus de origem francesa e obrigado a usar os mais variados recursos para justificar a mentira de que é judeu e também órfão. Neste processo, cresce, amadurece, descobre o amor e a ignorância do racismo. Haverá ainda às 17h a exibição dos episódios 3 e 4 do documentário "Um século de conflitos não-violentos", com direção de Steve York e do filme "Gandhi" de Richard Attenborough às 19h.

Quarta-feira, 3/10: não perca o filme "O senhor das Armas" de Andrew Niccol às 14h e o documentário "I'm going to tell you a secret" às 17h. No documentário, Madonna visita Israel e faz um discurso sobre a paz. A partir das 19h terão lugar duas palestras do Projeto Abrace Seu Bairro, coordenado por David Levisky. A primeira será sobre "O lugar do conflito na escola e a força do grupo: arte ou turbulência" e a segunda terá como tema: "Abrace seu Bairro - a comunidade escolar como espaço transformador: da violência à criatividade". Após as palestras, às 20h30, haverá uma Oficina de Vivência de Grupo com as psicólogas Maria Stella Sampaio Leite e Mariza Donatiello, coordenadoras do Abrace Seu Bairro.

Quinta-feira, 4/10: A vida de crianças do bairro da Luz Vermelha em Calcutá é retratada no documentário "Nascidos em Bordéis", às 15h. Já às 19h30, ocorre o lançamento do livro O Princípio da Não-violência - Uma Trajetória Filosófica, do Professor Jean Marie Muller, que logo em seguida, às 20h, faz uma palestra. Fundador e diretor do Instituto de Pesquisas sobre a Resolução Não-violenta de Conflitos (IRNC), Jean Marie atua em missões de paz e de estudos sobre a não-violência. É autor de 27 livros sobre a não-violência.

Sexta-feira, dia 05/10: o CCJ apresenta o filme "Trem da Vida" de Radu Mihaileanu, às 14h sobre um louco que elabora um plano para fugir dos nazistas em uma aldeia remota composta por judeus. Às 16h30, os episódios 5 e 6 do documentário "Um século de conflitos não-violentos". E às 19h, Doutores da Alegria - o Filme, dirigido por Mara Mourão. Com uma fotografia belíssima e ritmo rápido, o filme retrata o trabalho do grupo de artistas que trabalha com crianças hospitalizadas, e vai além, convidando-nos a pensar sobre o papel da arte em nossas vidas. O filme foi considerado pela Unesco uma obra que promove a Cultura de Paz. Após a exibição do filme, haverá uma conversa com Wellington Nogueira, criador dos Doutores da Alegria, falando ao público sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo.

A programação completa pode ser conferida em http://www.culturajudaica.org.br/01b/visualizar.asp?id=800

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo