Espaços de exposição do Centro Cultural são reabertos ao público
Junho 22, 2007

Os espaços expositivos do Centro Cultural São Paulo (CCSP) - piso Caio Graco, sala Tarsila do Amaral, Gabinete de Papel e piso Flávio de Carvalho - serão reabertos ao público neste sábado (23/06). Essas áreas estavam interditadas desde 17 de maio, após um incêndio provocado pela queda de um balão durante a madrugada, o que danificou parte do telhado do CCSP. O incidente atingiu também a área das bibliotecas, que foram fechadas, mas já atendem normalmente o público desde 31 de maio.

Para a interdição das áreas, foram suspensas as exposições "Outra Objetividade - O CCSP no olhar dos artistas", "Idart 30 anos", "canal*Motoboy - 12 motoboys transmitem de celulares" e "Cidadania... Brasileiros - Acervo Prêmio Porto Seguro Fotografia". Estas exposições foram inauguradas no dia 12 de maio, por ocasião das comemorações do aniversário de 25 anos do Centro.

Com a conclusão das obras emergenciais temporárias, todas serão reabertas para visitação do público neste sábado, às 16h, e permanecerão em cartaz até 29 de julho. Também no sábado, será inaugurada a exposição "Armênia, 15 anos de independência", do fotógrafo Manuk Poladian.

Para comemorar a reabertura do espaço expositivo, haverá um concerto de percussão e sopro com a Orquestra Experimental de Repertórios do Teatro Municipal, às 17h, na Praça das Bibliotecas.

Soltar balão é crime


A reabertura das exposições vai contar ainda com a participação da Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Apolo), entidade que promove uma campanha anual de conscientização - sobretudo com o público infanto-juvenil - sobre os riscos da fabricação e soltura de balões. A associação se junta ao CCSP, recente vítima dessa prática, e apresenta, no dia da reabertura das exposições, a partir das 15h30, uma performance com seis jovens artistas do hip-hop que interpretarão um rap a respeito da soltura de balões. A Apolo também distribuirá material de divulgação como cartazes, pôsteres e revistas em quadrinhos que abordam a questão dos baloeiros.

A Apolo busca, por intermédio da campanha "Balão Não. A vida em suas mãos" conscientizar a população, sobretudo crianças e adolescentes, do perigo que a fabricação e soltura de balões representa. Em sua oitava edição, a campanha se estende até o fim de junho, quando o índice de queda de balões cresce consideravelmente, com risco de incêndios em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais.

Para atingir a meta, a campanha deste ano vem com novo apelo visual e de conteúdo, inspirado no mangá, nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. Além de uma revista em quadrinhos para distribuição, todo o material traz como personagem um grupo de crianças e adolescentes que tenta combater a prática de construir e soltar balões, com um binóculo, o principal símbolo da campanha, reforçada ainda com busdoors, cartazes, sacolinhas, adesivos e volantes como peças da campanha, desenvolvida pela agência CMDCOM.

Serviço:

Reinauguração de espaços de exposição do Centro Cultural São Paulo
Data: de 23 de junho a 29 de julho
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Programação de eventos:

Outra Objetividade - O CCSP no Olhar dos Artistas
Comemorando os 25 anos do CCSP, 12 artistas foram convidados a elaborar ensaios fotográficos que revelam as várias facetas do edifício: Caio Reisewitz, Ding Musa, German Lorca, João Musa, Luiz Telles, Marco Buti, Mauro Restiffe, Nair Benedicto, Nelson Kon, Pedro Perez, Rochelle Costi e Rubens Mano. Luiz Telles - um dos arquitetos que projetaram o CCSP - resgata material gráfico inédito da criação do projeto arquitetônico.
Local: piso Caio Graco

Canal*Motoboy - 12 motoboys transmitem de celulares
Doze motoboys percorrem espaços públicos e privados da Cidade de São Paulo. Munidos de celulares com câmera integrada, fotografam, filmam e publicam, em tempo real, na internet, suas experiências e se transformam em cronistas de sua própria realidade. O evento faz parte de um projeto desenvolvido, em vários países, pelo artista catalão Antoni Abad. As imagens captadas podem ser acompanhadas online pelo site www.zexe.net.
Local: piso Flávio de Carvalho
Além desse evento ocorrerá, no dia da reabertura, no Anfiteatro Freitas Nobre, da Câmara Municipal de São Paulo, das 10h às 13h um debate sobre o esse tema "Os Profissionais Motociclistas e a Cidade de São Paulo - Legislação"

Idart 30 Anos
Evento em comemoração aos 30 anos do Departamento de Informação e Documentação Artísticas, órgão pioneiro no arquivo da memória da arte e da cultura na Cidade de São Paulo. Exposição de diversos materiais que compõem o acervo.
Local: sala Tarsila do Amaral e Gabinete de Papel

Cidadania... Brasileiros - Acervo Prêmio Porto Seguro Fotografia
Exposição que integra o programa cultural da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, em parceria com o CCSP. Obras de destaque do universo fotográfico dos artistas Alice Brill, Claudia Andujar, Evelyn Ruman, Eustáquio Neves, German Lorca, João Castilho, Lucille Kanazawa, Luis Humberto, Numo Rama, Paula Sampaio, Paulo César Rocha, Pedro David, Pedro Motta, Ricardo Hantzschel, Sergio Ranalli, Tom Lisboa e Vilma Sonaglio.
Local: piso Flávio de Carvalho

Armênia - 15 Anos de Independência
Exposição de Manuk Poladian, fotógrafo que consolidou sua carreira como um dos mais celebrados profissionais de eventos sociais de São Paulo. A mostra, de 90 imagens, é resultado de sua viagem feita em 2006 e registra a vida da capital da Armênia, Erevan, cidades do interior, suas igrejas e monumentos.
Local: Piso Flávio de Carvalho
 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo