Centro de Música Brasileira recebe recital de piano com Isabella Perazzo e Jordan Alexander

Agosto 21, 2025

No dia 30 de agosto, sábado, às 18h, Recital de Piano do Centro de Música Brasileira com Isabella Perazzo e Jordan Alexander na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis. Os dois pianistas ganharam esse recital prêmio por ficarem em 3º lugar no Concurso de Piano Hotel Toriba 2024. Grátis!

Isabella Perazzo é formada pela University of Utah e professora da Instituto Federal da Paraíba. No programa, interpretará obras de Emilia De Benedicts, J. A. Kaplan e José Siqueira.

Jordan Alexander participou do Festival Pianale, na Alemanha, da Semana Internacional de Piano na Cushing Academy, nos Estados Unidos e do Festival de Piano Leonel Morales, na Espanha. No repertório interpretará Édson Santana, Lorenzo Fernandez e Villa-Lobos.

A obra de Osvaldo Lacerda será em piano a 4 mãos.

Programas

Isabella Perazzo (piano)
José Siqueira
Cantiga
Sonatina nº 5 (Allegro brilhante, ⁠Devagar – Modinha e ⁠Allegro non troppo - Dança)
Emília De Benedictis
Berceuse
Recordação (Noturno nº 1)
J. A. Kaplan - Sonata (Allegro Enérgico, ⁠Scherzo – Presto, Lento - Livremente quase Cadenza e Alla Toccata)

Isabella Perazzo e Jordan Alexander
Osvaldo Lacerda - Brasiliana nº 8 (Canto de trabalho, Frevo, Abôio e Terno de Zabumba) – piano a 4 mãos

Jordan Alexander (piano)
Édson Santana
Toccata
Fantasia das Flores
Poetina 1

Lorenzo Fernandez - 3 estudos em forma de Sonatina
Villa-Lobos - Festa no Sertão

Temporada 2025 do Centro de Música Brasileira
Sempre aos sábados, às 18h, na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis
* Recital Prêmio pelo Concurso de Piano Hotel Toriba 2024

20 de setembro
Lucas Gonçalves (piano) - 1º lugar *

25 de outubro
Olivia Tebaldi (piano) - Menção honrosa *
Orquestra de Cordas Laetare – regente Muriel Waldman

29 de novembro
Eliseth Gomes e Jessye Ariane, canto e Antônio Carlos Magalhães (cravo)

Currículos

Isabella Perazzo é mestre e bacharel em música pela University of Utah, e foi também aluna do PPGM-UFPB. Estudou com José Alberto Kaplan, José Henrique Martins, e Norma Romano, na Paraíba, Heather Conner e Susan Duehlmeier, nos EUA, onde frequentou aulas e masterclasses por renomados artistas, como Murray Perahia, Menahem Presler, Emanuel Ax, dentre outros. Participou do Gina Bachauer International Piano Festival e como pianista do Ballet West. Conquistou vários prêmios em concursos de piano, como o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda, o Concurso Jovens Instrumentistas (Piracicaba, SP), o Grand Junction Symphony Orchestra Young Artists Piano Competition (Colorado), e o Concurso de Música de Câmara do 56º Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro. Já se apresentou em países como Egito, Espanha, Costa Rica, EUA, e nas principais cidades do Brasil. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba em João Pessoa, sua cidade natal.

Jordan Alexander tem uma intensa participação em festivais no Brasil e no exterior, como o Festival Pianale, na Alemanha, a Semana Internacional de Piano na Cushing Academy, nos Estados Unidos, o Festival de Piano Leonel Morales, na Espanha, e o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ao longo de sua trajetória, participou de masterclasses com renomados professores como Dang Thai Son, Lang Lang, Leonel Morales, Marian Rybicki, William Fong, Filippo Gamba, Matti Raekallio, Markus Schirmer, Uta Weyand, Andreas Frölich, Arnaldo Cohen, Alexandre Dossin, Luiz Senise, Jovanni Rey de Pedro, Eduardo Monteiro, Igor Ferreira, entre outros. Desde jovem, Jordan vem se destacando em competições e conquistando dezenas de prêmios importantes, como o 1° lugar no Festival de Piano Almeida Prado, o 1° lugar no Concurso Nacional Guiomar Novaes e o Prêmio Nelson Freire no Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Ele também foi bolsista do Concurso Internacional BNDES de Piano, período em que estudou com Luciana Sayure e Mauricio Velloso. Em 2024, concluiu sua graduação na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do professor Eduardo Monteiro. Jordan integrou a Academia de Músicos da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), onde trabalhou como pianista da orquestra e correpetidor, atuando diretamente com maestros renomados como Sir Richard Armstrong e Ira Levin. Sua experiência como correpetidor inclui também óperas, tendo participado de produções como A Flauta Mágica de Mozart, A Grande Ceia de Natal de Hindemith e Chapeuzinho Vermelho de César Cui, todas sob a direção do maestro Emiliano Patarra. Como solista, esteve ao lado das orquestras, Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica de Limeira e a Orquestra Projeto Jovens Músicos de Piracicaba. Em 2023, Jordan foi selecionado para o Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro, promovido pela Sociedade de Cultura Artística, onde estuda com Lucas Gonçalves.

O Centro de Música Brasileira - CMB tem 40 anos de existência e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 367 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia "O Dobrado", e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

Serviço:
Recital de Piano do Centro de Música Brasileira
30 de agosto, sábado, às 18h
Pianistas Isabella Perazzo e Jordan Alexander
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis!

Fonte: Assessoria de imprensa do Centro de Música Brasileira

Outras notícias

Reestreia de Quando Ismália Enlouqueceu tem lançamento de livro sobre o grupo As Tias.
Com poemas interpretados e musicados do romantismo e parnasianismo brasileiros, espetáculo volta em cartaz dia 12 de setembro no Teatro Paulo Eiró e segue em circulação pela Biblioteca Mário de Andrade, Teatro Flávio Império, Centro Cultural da Penha e Centro Cultural da Diversidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/reestreia+quando+ismalia+enlouqueceu+tem+lancamento+livro+sobre+grupo+tias.php

Festival transforma a Praça Charles Miller em encontro de culturas do mundo inteiro.
Evento gratuito e pet friendly oferece tour por 50 países, com mais de 300 pratos típicos, num cenário icônico e afetivo da cidade paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+transforma+praca+charles+miller+encontro+culturas+mundo+inteiro.php

2ª mostra do Boulevard das Artes SP 2025 terá projeções dos artistas Rato Distópico e Viran nos dias 29 e 30 de agosto.
As novas exposições digitais vão colorir a cidade no cruzamento da Paulista com a Consolação. Nessa galeria digital a céu aberto as obras são exibidas a partir do entardecer.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+boulevard+das+artes+2025+tera+projecoes+dos+artistas+rato+distopico+viran+nos+dias+agosto.php

Leitura às Cegas promove acessibilidade no teatro para pessoas com deficiência visual a partir da encenação de Bodas de Sangue, do espanhol Garcia Lorca.
Projeto idealizado por Yago Dionizio, explora os sentidos do tato, audição e olfato para proporcionar ao público uma experiência teatral imersiva de leitura.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/leitura+cegas+promove+acessibilidade+teatro+para+pessoas+com+deficiencia+visual+partir+encenacao+bodas+sangue+espanhol+garcia+lorca.php