Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus

Novembro 18, 2025

No dia 29 de novembro, sábado, às 18h, acontece o encerramento da Temporada 2025 do Centro de Música Brasileira na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis. O recital gratuito Modinhas e Lundus terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo.

No repertório, o trio vai interpretar obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa, Gabriel Fernandes da Trindade, José Maurício Nunes Garcia, Jozé de Mesquita, Marcos Portugal, Osvaldo Lacerda e Tomás Antônio Gonzaga.

Eliseth Gomes é integrante do Coral Concentus Musicum da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Luciana Monteiro gravou a íntegra das canções de Alberto Nepomuceno.

Antônio Carlos de Magalhães gravou 5 CDs solo: “Sabará”, “O Cravo e a Rosa”, “Fortepiano no Brasil do séc. XIX”, “Cravo e Cantigas” e “Música do Barroco Mineiro”.

Programa

Modinhas e Lundus
Eliseth Gomes e Luciana Monteiro (canto) e Antônio Carlos de Magalhães (cravo)

Anônimo - Sonata 2ª (Sabará) e Adágio
Tomás Antônio Gonzaga - No regaço da ventura
José Maurício Nunes Garcia - Beijo a mão que me condena
Anônimo (Diamantina sec. XIX) - Cego de Amor
Anônimo (sec. XIX) - Si te adoro
Anônimo (sec. XIX) - Roseas flores d'Alvorada
Carlos Gomes - Quem sabe?
Anônimo (sec. XIX) - Minha Lilia, quem disfruta?
Gabriel Fernandes da Trindade - No momento em que nasci
Osvaldo Lacerda - Receita para o amor
Anônimo (sec. XVIII) - Marília tu não conheces
Antônio José do Rego - Ora a Deos Senhora Ulina
Domingos Caldas Barbosa - Estas lágrimas sentidas
Antônio José da Silva - De mim já se não lembra
Marcos Portugal - Você trata amor em brinco
Jozé de Mesquita - Já se quebrarão os laços

Currículos

Eliseth Gomes – soprano lírica - Bacharel em canto pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG), atualmente é uma das mais renomadas cantoras líricas do Brasil. Já no início de sua carreira cantou a Ópera Porgy and Bess, do compositor George Gershwin, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro Nacional de Brasília. Sua estreia internacional foi na Itália. Já se apresentou em outros países da Europa, como Portugal, Espanha, Suíça e em alguns países da América, como Chile e Uruguai. No seu repertório operístico constam os seguintes personagens: Aída, da Ópera Aída; Liù, da Ópera Turandot; Violetta, da Ópera La Traviata; entre outros. Atualmente é preparadora vocal e corista do Coral Concentus Musicum da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Luciana Monteiro – mezzo-soprano - formou-se em Canto pela UFMG e Conservatório Nacional de Lisboa. Concluiu Mestrado em Performance e Doutorado em Literatura Comparada pela UFMG, com enfoque em estudos semióticos da canção brasileira de câmara. Foi solista em obras sinfônicas e na ópera, cantou os papeis título de Carmen de Bizet, Dido e Eneas de Purcell, e Orfeo de Gluck. Representou também Mercedes, em Carmen, de Bizet, Meg Page em Faustaff de Verdi, Condessa de Coigny, em Andrea Chenier de Giordano, Suzuki, em Madame Butterffly de Puccini e Gertrude, em Romeu e Julieta de Gounod. Lecionou na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) de 1995 a 2001 e a partir de 2002 passou a integrar o quadro docente da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, onde atua na graduação e pós-graduação. Ali integra o grupo de pesquisa “Resgate da canção brasileira” e coordena os Programas de Extensão VivaMúsica, de concertos e palestra semanais, e o “Selo Minas de Som”, voltado para gravação fonográfica e edição de partituras de música brasileira, tendo gravado pelo Selo a íntegra das canções de Alberto Nepomuceno com a pianista Guida Borghoff. Cantora eclética, desde 1997 canta com o compositor Elomar Figueira Melo e seu grupo instrumental, em turnês pelo Brasil.

Antonio Carlos de Magalhães – cravo - estudou piano na UFMG e fez pós-graduação na Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Exerce a coordenação artística e produção do projeto Segunda Musical. Foi bolsista do I Festival Internacional de Cravo, em Porto (Portugal), entre outros. Realizou concertos solo e em grupo por todo o Brasil, Alemanha, Holanda, Portugal, Uruguai, Áustria (Viena), Bélgica, Polônia, entre outros. Gravou 5 CDs solo: “Sabará” , “O Cravo e a Rosa” , “Fortepiano no Brasil do séc. XIX”, “Cravo e Cantigas”e “Música do Barroco Mineiro” além de outros álbuns com diversos grupos e artistas

O Centro de Música Brasileira - CMB tem 40 anos de existência e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 370 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

Serviço:

Recital Modinhas e Lundus do Centro de Música Brasileira
Eliseth Gomes e Luciana Monteiro (canto) e Antônio Carlos de Magalhães (cravo)
29 de novembro, sábado, às 18h
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h30
Classificação Livre
Grátis

Outras notícias

Mixtura Festival ocupa a Cinemateca Brasileira nos dias 29 e 30 de novembro.
Com entrada gratuita o evento chega a sua 3ª edição e reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mixtura+festival+ocupa+cinemateca+brasileira+nos+dias+novembro.php

Projeto do Samba do Gaiato chega em seu último encontro neste domingo (23), na Fábrica de Cultura Parque Belém.
Além do Parque Belém, Vila Nova Cachoeirinha, Mairiporã e Osasco também receberam oficinas gratuitas de percussão. Agora, a Zona Leste terá a chance de acompanhar a roda de samba em uma apresentação depois da última aula.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+samba+gaiato+chega+seu+ultimo+encontro+neste+domingo+fabrica+cultura+parque+belem.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculo de dança Corpos de Fronteira nos dias 22 e 23 de novembro.
Espetáculo propõe reflexão sobre os corpos que atravessam fronteiras físicas e simbólicas em contextos sociais e políticos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculo+danca+corpos+fronteira+nos+dias+novembro.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php