Março 12, 2026
No dia 28 de março, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira inicia as comemorações em homenagem ao centenário do compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011) na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis. No repertório, obras pianísticas interpretadas por Ana Paula São Thiago, Ilza Maria Soares, Laura Longo, Luciane Nagy, Marilí Macruz, Marina Gonçalves e Rosely Rainha. Grátis!
Osvaldo Lacerda foi um grande compositor brasileiro com um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado a sólido domínio das técnicas modernas de composição. Dividiu experiências com Camargo Guarnieri de quem foi aluno por dez anos. Em 1963 estudou nos Estados Unidos com Vittorio Giannini e Aaron Copland. Foi membro efetivo da Academia Brasileira de Música, onde ocupava a Cadeira nº 9, cujo patrono é Tomaz Cantuaria.
Ganhou vários prêmios: Prêmio “Melhor Revelação como Compositor em 1962” pela Associação de Críticos do Rio de Janeiro; Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Composição “Cidade de São Paulo” (pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição de Obras Sinfônicas (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962) e Segundo Prêmio no Concurso de Composição “A Canção Brasileira” (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição e arranjos para Coro Misto a Quatro Vozes (promovido pela Universidade Federal da Paraíba, em 1967); Primeiro Prêmio no I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Sopro-Trompa e Fagote (promovido pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em 1984); prêmios APCA nos anos de 1978, 1997, 1981, 1986 e 2012 e Troféu Guarani pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1997. Em 1984 fundou o Centro de Música Brasileira que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira.

Programa
Obras de Osvaldo Lacerda
Brasiliana nº 4 – 4 Movimentos
Piano a 4 mãos com Ilza Maria Soares e Luciane Nagy
Estudo nº 4
Marina Gonçalves
Brasiliana nº 7 (Samba, Valsa, Pregão e Arrasta-Pé)
Marilí Macruz
Brasiliana nº 8 (Canto de Trabalho, Frevo, Aboio e Terno de Zabumba)
Piano a 4 mãos com Ana Paula São Thiago e Marina Machado
Valsa nº 1
Ilza Maria Soares
Brasiliana nº 12 (Cateretê, Canto de Bebida, Canção e Maracatu)
Piano a 4 mãos com Rosely Rainha e Laura Longo
O Centro de Música Brasileira - CMB tem 40 anos de existência e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 371 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Serviço:
Centro de Música Brasileira homenageia Osvaldo Lacerda
28 de março, sábado, às 18h
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h30
Classificação Livre
Grátis!
Fonte: Assessoria de imprensa - Miriam Bemelmans
Trio Le Donne apresenta-se gratuitamente na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis.
O recital A Música de Câmara Brasileira- Paisagens Sonoras do Centro de Música Brasileira contará com o Trio Le Donne, canto, violoncelo e piano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trio+le+donne+universidade+presbiteriana+mackenzie+higienopolis.php
Mostra internacional Naveganças entra em cartaz na Funarte, com artistas de três países e participação cearense de Ana Cristina Mendes e Herbert Rolim.
Exposição celebra os 35 anos da Ponte Cultura e reúne artistas do Brasil, Alemanha e Canadá em torno de assuntos como deslocamento, território e encontros culturais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+internacional+navegancas+funarte+artistas+tres+paises+participacao+cearense+ana+cristina+mendes+herbert+rolim.php
Carol Garcia e Juliana Lohmann estreiam Animal Dentro.
A peça mergulha na amizade profunda e complexa entre Carolina e Juliana, duas mulheres que crescem e vivem juntas, mas que na idade adulta são impedidas de continuar essa amizade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carol+garcia+juliana+lohmann+estreiam+animal+dentro.php
Sesc Consolação realiza workshop e concerto Gratuito com artistas eslovenos no dia 23 de abril.
A cantora Neza Okorn e o trompetista Zan Cesar conduzem a formação vocal seguida da apresentação que mescla jazz, música brasileira e criação em tempo real
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+consolacao+workshop+concerto+gratuito+artistas+eslovenos+abril.php
Depois de 2 temporadas de sucesso em São Paulo, Na Sala dos Espelhos ocupa a Cúpula do Theatro Municipal com 6 apresentações gratuitas.
Solo tem indicação ao prêmio APCA de melhor atriz, para Carolina Manica, e a direção é assinada por Michelle Ferreira e Maíra de Grandi. Monólogo traz aos palcos adaptação do quadrinho homônimo de Liv Strömquist e questiona a tirania da imagem em um mundo dominado pelas redes sociais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sala+dos+espelhos+theatro+municipal+apresentacoes+gratuitas.php
Bela Vista Cultural lança o primeiro Guia Gastronômico da Culinária Imigrante do século XXI em São Paulo.
Publicação reúne 33 estabelecimentos familiares comandados por imigrantes de diferentes gerações e conta com cupons promocionais para estimular a visitação do público a bares e restaurantes como Al Janiah, Casa Turca e Cho Sun Gal Bi, entre outros
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bela+vista+cultural+guia+gastronomico+culinaria+imigrante+seculo+xxi+sao+paulo.php
Espetáculo de dança Do chão não passa tem novas apresentações em temporada gratuita.
O espetáculo, que explora a potência do movimento rasteiro, e investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo, tem novas apresentações nos Teatros Paulo Eiró e Arthur Azevedo em maio
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+danca+chao+nao+passa+novas+apresentacoes+temporada+gratuita.php
Concerto Tempo Pascal apresenta raridades do século XVIII.
Concerto sob regência de Jésus Figueiredo reúne Vivaldi, José Maurício Nunes Garcia e obra inédita de Jommelli no Brasil para o ciclo da Páscoa.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/concerto+tempo+pascal+apresenta+raridades+seculo+xviii.php
Circuito de Teatro Infantil Ambiental anuncia apresentações em Francisco Morato e Caieiras.
O projeto promove apresentações gratuitas do espetáculo "Pasqualino e a Natureza", que mistura arte, diversão e educação ambiental ao abordar de forma leve e poética a importância de cuidar do planeta.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circuito+teatro+infantil+ambiental+anuncia+apresentacoes+francisco+morato+caieiras.php
O Buraco d’Oráculo realiza em abril a XIII Mostra de Teatro de São Miguel Paulista.
O teatro de rua ocupa o bairro da zona leste paulistana com nove espetáculos gratuitos. Cultura, arte e diversão ao ar livre!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buraco+d’oraculo+realiza+abril+xiii+mostra+teatro+sao+miguel+paulista.php
Tenor Jean William e violonista Rafael Altro apresentam concerto no CCSP.
Espetáculo reúne árias de ópera e canções brasileiras em formação inédita de voz e violão, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tenor+jean+william+violonista+rafael+altro+apresentam+concerto+ccsp.php