Centro de Música Brasileira apresenta concerto gratuito de orquestra, violino e piano

Outubro 24, 2025

No dia 25 de outubro, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira apresenta a pianista Olivia Tebaldi e a Orquestra de Cordas Laetare, com regência de Muriel Waldman e o violinista Leonardo Feichas como solista. O concerto acontece na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis. Grátis!

Com apenas 13 anos, Olivia Tebaldi foi Menção Honrosa no Concurso de Piano Hotel Toriba 2024 e venceu o Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas. A pianista vem se destacando no cenário musical brasileiro com mais de 35 premiações nacionais e internacionais. No repertório ela interpreta obras de Almeida Prado, Ernesto Nazareth, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda e Villa-Lobos.

Sob regência de Muriel Waldman, a Orquestra de Cordas Laetare vai interpretar obras de Clarice Assad, Henrique Morozowicz e Osvaldo Lacerda. Em primeira audição, a obra de Inácio Saldanha. A orquestra é constituída por vinte e quatro músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas) e vem se especializado na música de concerto de autores brasileiros. Leonardo Feichas é bacharel em música/violino (2010), mestrado (2013), doutorado em música (2021) pela UNICAMP e doutorado em Artes Musicais (2021) pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL).

Programa

Olivia Tebaldi (piano)

Almeida Prado - Noturno n*4
Osvaldo Lacerda - 5 variações sobre Escravos de Jó
Ronaldo Miranda - Prelúdio e Fuga
Ernesto Nazareth – Confidências e Odeon
Branca Bilhar - Allegro de Concerto
Villa-Lobos - Que lindos olhos
Passa, Passa Gavião
Bachianas Brasileiras n* 4 – Prelúdio e Dança

Orquestra de Cordas Laetare

Inácio Saldanha - Fantasia sobre os 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para violino solo, para solista e orquestra de câmara - primeira audição em São Paulo
Solista: Leonardo Feichas
Osvaldo Lacerda - Prelúdio e Fuga
Henrique Morozowicz - Serenata Noturna
Clarice Assad - Pequenas Variações sobre “A Maré Encheu”

Currículos

Olívia Tebaldi iniciou seus estudos de piano aos 4 anos com Janne Gonçalves e já aos seis anos participou pela primeira vez de um concurso de piano. Atualmente, com 14 anos, acumula mais de 35 premiações nacionais e internacionais, como no I Concurso Lígia Amadio para Mulheres Solistas (Belém-PA ), XXV Concurso Santa Cecília (Porto, Portugal), Concurso Souza Lima (São Paulo_SP), Concurso Edna Bassetti (Curitiba-PR), Munich Piano Competition (Munique, Alemanha) e Carmel Klavier (Bogotá, Colômbia), para citar alguns. Ao longo desses anos, Olívia já participou de masterclasses com diversos pianistas renomados, dentre eles: Maria João Pires, Eduardo Monteiro, Artur Pizarro, Amaral Vieira, Sônia Rubinski, Cristian Budu, Maria Teresa Madeira, Lúcia Barrenechea, Érika Ribeiro, Mauricy Martin. Apresentou-se pela primeira vez, aos 9 anos, no Festival Pianístico de Joinville, e, desde então, Olívia tem tocado em palcos pelo Brasil, como o do Instituto Ling, em Porto Alegre, Teatro Sônia Cabral e SESC Glória, em Vitória, Sociedade Eubiose e Clube Paulistano, em São Paulo, Teatro José de Alencar, em Fortaleza, Cine Teatro da UFPI, Teresina-PI e Theatro da Paz, em Belém. Foi a solista mais jovem a se apresentar com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob regência do maestro Helder Trefzger, em 2022. Em 2023, foi solista junto à Orquestra Sinfônica Jovem Chiquinha Gonzaga e maestra Priscila Bomfim, no Concerto da Primavera, no Parque Lage, Rio de Janeiro. Em janeiro de 2025, Olívia fez seu primeiro recital internacional no Schloss Britz, em Berlim, Alemanha. Na ocasião apresentou um repertório de piano solo com músicas brasileiras e europeias, além de peças de câmara de compositoras mulheres. Em março foi contemplada com uma bolsa integral para o curso de verão do Luzerne Music Center, nos Estados Unidos, onde vivenciou um mês de total imersão musical com aulas, masterclasses e apresentações solo e de música de câmara ao lado jovens de diversas partes do mundo.

O violinista Leonardo Feichas possui bacharelado em música/violino (2010), mestrado (2013), doutorado em música (2021) pela UNICAMP e doutorado em Artes Musicais (2021) pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL). Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB).
Participou de orquestras no estado de São Paulo e realizou concertos em países da Europa e das Américas. Como violinista, possui uma intensa atividade como músico de orquestras, violinista solo e camerista.
Foi professor de violino Universidade Federal do Acre (UFAC). Como pesquisador, tem como temas de investigação o compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954) e no campo emergente da Pesquisa Artística. É um dos idealizadores do Encontro de Cordas Flausino Valle.

A Orquestra de Cordas Laetare é constituída por vinte e quatro músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas), regidos pela Maestrina Muriel Waldman e foi criada em 2007 para realizar um Projeto de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, chamado “Quem Tem Medo de Música Clássica?”, pelo qual são levados concertos comentados para as escolas e, através desta atuação, familiarizar e desmistificar a música clássica entre os jovens. Entusiasmados com o resultado e com a atmosfera de trabalho rigoroso e, ao mesmo tempo, bem humorado, os membros da orquestra decidiram continuar a ensaiar juntos, e este grupo passou a se chamar: “Orquestra de Cordas Laetare” (como se sabe, este nome significa “alegrar” e também “se alegrar”). Os concertos da Orquestra de Cordas Laetare têm sempre como característica ilustrar um tema escolhido por seu interesse musical ou histórico. Assim, nestes últimos anos, foram abordados temas como: “Música do Mediterrâneo”, “Danças sobre Cordas”, “Das Brumas à Liberdade”, “A Ópera em Cordas”, “O Teatro Ídiche”, ”Música da Europa Oriental”, “Música Klezmer”, “Barroco em Cordas”, “Carnaval na Música Clássica”, “Homenagem ao Dia Nacional da Música”, “Linha do Tempo na Música Britânica”, “Música da América Latina” dando a oportunidade tanto para os músicos quanto para o público descobrir novas facetas e aprofundar seu conhecimento sobre o tema escolhido. Desta forma, além do prazer de ouvir música de qualidade, o nível cultural de todos se aprimora.
Em 2016, entre outros projetos, a Orquestra se dedicou ao tema “Mulheres Compositoras”, resultado de extensa pesquisa. Esta iniciativa resultou na gravação de um CD que obteve expressiva repercussão. A orquestra dá destaque às compositoras brasileiras e garimpa repertórios pouco conhecidos. O Centro de Música Brasileira tem sido local de predileção para divulgação desse repertório.

O Centro de Música Brasileira - CMB tem 40 anos de existência e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 369 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

Vídeos

Olívia Tebaldi toca Bachianas n4, de Villa-Lobos. I. Prelúdio (Introdução), IV. Dansa (Miudinho)
https://youtu.be/yNQlu-GN8ls?si=R5azI7iZNxGzdy3j

Osvaldo Lacerda: Mixolídio (das "Quatro Peças Modais"). Orquestra Laetare, Regente: Muriel Waldman
https://youtu.be/YM-U4VUz_cw?si=G5A4ufkO153XU8Ej

Serviço:
Recital de Piano do Centro de Música Brasileira
25 de outubro, sábado, às 18h
Olivia Tebaldi (piano)
Orquestra de Cordas Laetare – regente Muriel Waldman
Solista: Leonardo Feichas (violino)
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis!

Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro de Música Brasileira

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