Centro de Pesquisa Teatral do Sesc lança coleção digital dos acervos históricos das peças “Medéia” e “Medéia 2”

Fevereiro 05, 2021

O Centro de Pesquisa Teatral do Sesc disponibiliza a partir de 8 de fevereiro de 2021, segunda-feira, a coleção digital Medéia (2001) e Medéia 2 (2002), peças dirigidas por Antunes Filho.

Será possível conferir imagens do figurino restaurado das duas montagens, além de fotos de cena, documentos gráfico-textuais e fichas técnicas do restauro, que explanam todo o processo realizado para trazer a público esses itens. Antes de serem fotografados por Bob Sousa, os trajes foram restaurados e higienizados pela figurinista Rosângela Ribeiro, sob supervisão do Sesc Memórias, Centro de Memórias do Sesc, dando evidência a toda a riqueza de confecção.

As fotos dos trajes e de cenas indicam a preocupação da direção de Antunes em criar uma ambientação que favorecesse a atenção ao trabalho vocal e corporal dos atores, buscando o minimalismo dos elementos cênicos.

Junto com Fragmentos Troianos, Medéia e Medéia 2 fazem parte de um ciclo de interpretações de tragédias gregas e compartilham entre si alguns dos elementos comuns, como o mergulho do universo feminino. Também são peças que usam o texto clássico para falar de questões contemporâneas.

A base do enredo é a peça de Eurípides sobre o mito grego de Medéia, de 431 a.C., na qual a personagem-título é neta de Hélio-Sol e vive em Cólquida, na ilha de Ea, sob o reino de seu pai, Aetes. Ela se apaixona por Jasão, em uma armadilha tramada pelos deuses Afrodite e Eros. Depois de ajudar o amado a conquistar o Velocino de Ouro, Medéia foge com Jasão para Grécia, contrariando sua família. Depois de anos de casamento, Jasão a troca pela filha de Creonte. Tomada pela ira, ela mata seus filhos com Jasão, a nova esposa dele e ele próprio. Ou seja, através da versão de Eurípides, Medéia acaba reduzida a uma mulher vingativa, ciumenta e assassina.

As tragédias de Eurípides foram, para Antunes Filho, pretextos para tratar de acontecimentos de seu tempo presente. Para isso, ele desenvolveu novas técnicas e métodos de voz e de interpretação, para além de uma concepção realista, trabalhar o corpo todo a serviço da voz. A intenção do diretor era "apagar" a divisão entre corpo e alma dos atores em exercícios corporais.

Em Medéia, abandonou-se o palco italiano, optando por algo próximo ao de teatro Nô (forma de teatro japonês), com a plateia mais próxima dos atores, dando mais compreensão da voz, e colocando os espectadores dentro da cena como cúmplices da ação. A cenografia do espetáculo é de Hideki Matsuda e os figurinos são de Jacqueline Castro Ozelo e Christina Guimarães.

Medéia 2 continuou o trabalho do método da voz e um aprofundamento na releitura do mito grego, valorizando ainda mais o texto, com mais influência do Butô (dança contemporânea japonesa) e do minimalismo, representado inclusive nos figurinos de Anne Cerutti e Jacqueline Castro Ozelo. Anne também é responsável pela cenografia da peça.

A coleção digital de Medéia e Medéia 2 junta-se à Fragmentos Troianos e a outras três, que permanecem online para serem visitadas a qualquer instante no Sesc Digital. A primeira, lançada em setembro de 2020, é A Pedra do Reino (2006), sobre a encenação de Antunes e do grupo Macunaíma, com base na obra de Ariano Suassuna.


Crédito: Bob Sousa

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT em seus 38 anos de trajetória. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e restauro de 150 trajes cênicos compostos por 470 itens, de 13 espetáculos. Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Sousa, fotos essas que hoje são o fio condutor das Coleções que estão disponíveis no Sesc Digital.

A guarda do acervo de figurinos e demais documentos do CPT_SESC integra as ações do Sesc Memórias - programa do Sesc São Paulo dedicado a preservar a memória da instituição.

Serviço
08 de fevereiro de 2021
MEDEIAS - Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC [disponíveis na plataforma Sesc Digital]
Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta os acervos dos espetáculos “Medéia” e “Medéia 2”, montados em 2000 e 2001 pelo CPT, com direção de Antunes Filho.
Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:
instagram.com/cptsesc
facebook.com/cptsesc
twitter.com/cptsesc
youtube.com/cptsesc