Centro de música do Sesc Guarulhos

Julho 03, 2019

Durante o mês julho, o Sesc Guarulhos terá uma extensa programação em seu Centro de Música, espaço voltado ao público interessado no universo musical, que oferece cursos, oficinas, vivências, residências e experimentações lúdicas acerca do universo sonoro. São dez estúdios individuais e 4 salas para práticas coletivas com programação para todas as idades.

O público poderá acompanhar, ao longo do mês, diversas atividades – em sua grande maioria, gratuitas – com importantes nomes da música brasileira. Como destaque, as cantoras Zélia Duncan e Margareth Menezes realizarão Aulas-espetáculos, em que darão detalhes de suas trajetórias. O Centro de Música receberá ainda um curso voltado à obra de Paganini, um bate-papo com Bozzo Barretti e Murilo Lima (ex-integrantes do grupo Capital Inicial), uma oficina de canto, um recital dedicado à música popular indiana, a exibição de um filme dedicado ao funk carioca, entre muitas outras atividades.

Programação:

Muito além de Paganini: história, tradição e repertório do violino

O curso mostra como se deu o desenvolvimento do violino, com ênfase no instrumento moderno - incluindo os grandes construtores, as inovações de Viotti (1755-1824) e o ensino no Conservatório de Paris. Também serão abordadas as escolas francesa e franco-belga e o surgimento do repertório romântico. O curso ainda trata da presença do instrumento no Brasil, da colonização ao século XX.
De 2 a 4/7, terça a quinta, às 16h30
Estúdio 13 - Sala C.M. Coletiva
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis

Papo Pop com Bozzo Barretti e Murilo Lima

Em meio a um debate sobre o que é ou não é Pop, quais as misturas que levam ao Pop e quais os fatores que tornam algo Pop, acusticamente soam no palco acordes que vão desde Arrigo Barnabé, Secos e Molhados, Novos Baianos, Mutantes, Caetano, Cazuza, Frejat e Cassia Eller, a sucessos compostos por Bozzo Barretti em sua época no Capital Inicial como Fogo, Independência, Todas as Noites... e algumas composições recentes também, até Rolling Stones, Beatles, Michael Jackson, U2, Oasis. Uma mistura de sons, plásticas e estilos, uma seleção feita aos olhos e ouvidos de Bozzo e Murilo sobre tudo aquilo de diferente que somou-se à música pop e a suas carreiras ao longo dos anos. A cada encontro Bozzo, Murilo e o público debatem as transformações da música popular brasileira de cada década.
Dias 3, 10, 17, 24, 28/8, quartas, às 18h30
Sala 4 – Auditório
Grátis

Máquina Vocal - Oficina de Canto e Improvisação Coletiva

Prática de canto coral através de procedimentos da Improvisação Musical Livre, favorecendo a auto expressão e a descoberta dos próprios recursos criativos. Nesta era da Música de montagem, música criada po máquinas, os loopings criados por samplers, habituou toda uma geração a ouvir música confeccionada por aparelhos digitais. A possibilidade de experimentar este processo criativo com a voz ainda é algo restrito a nichos e distantes da experiência da maioria das pessoas. Criar música com a exploração da voz é o que esta atividade se propõe. Realização de um workshop de técnica vocal e canto coral com a música feita em tempo real através de métodos e processos de improvisação livre sob regência. Nesta atividade trabalharemos a autonomia criativa através da voz e da improvisação que é o meio mais eficaz de exercitar a criatividade. A improvisação desenvolve nossa capacidade de agir sem que nos digam o que temos que fazer. A prática pressupõe uma ação/reação imediata, onde escutar e criar são ações simultâneas.
De 5 a 26/7, sextas, às 14h30
Estúdio 02 - Sala C.M.
Inscrição Gratuita

Criação Musical com Web Aplicativos

Esta proposta utiliza-se de sites online de criação e manipulação de sons para desenvolver uma atividade que explora aspectos da composição musical com abordagens ligadas às práticas de improvisação livre e de música experimental, tudo isto de modo lúdico coletivo e criativo. Sozinhos e em pequenos grupos os participantes desenvolverão através das dinâmicas a composição de peças musicais utilizando dispositivos online de geração e manipulação de som. As obras serão ouvidas, comentadas, recriadas em um ambiente de estímulo criativo e reflexivo. A atividade visa desenvolver, além do aspecto lúdico e musical, qualidades como a concentração, a escuta dirigida, auto-disciplina, o trabalho em equipe, a criatividade, a memória, o senso crítico e a ampliação do espectro de apreciação musical dos participantes.
De 5/7 a 9/8, sextas, às 18h30
Estúdio 13 - Sala C.M.
Inscrição Gratuita

A Música Clássica e Popular da Índia

Neste recital comentado de musica indiana, o público terá contato com o clássico e o popular de uma parte da estrutura milenar da música clássica denominada Raga e Tala, onde o conceito melódico e rítmico seguem de forma livre, porém mântrica. No repertório também é apresentada a música popular da índia que é caracterizada por ser tema curto com melodias que fixam facilmente na mente de quem a escuta, como um jingle. Esse tipo de música é hoje é muito apreciada na índia. Em seguida a plateia, incluindo crianças, jovens, adultos, músicos ou simpatizantes, são convidados conhecer um pouco mais sobre essa estrutura do clássico e do popular, os instrumentos, a parte melódica com o sitar e a parte rítmica das tablas.
Dia 6/7, sábado, às 12h
Sala 4 – Auditório
Grátis

Detritons - O Som que vem do Lixo

Nesse show-demonstração, o Duo Detritons mostra ao público que é possível fazer música e "tirar som" de onde quer que seja, e não apenas dos instrumentos prontos das lojas. Com instrumentos inusitados, feitos de sucata e objetos resignificados, o duo toca "Cigarboxes" - que são guitarras rudimentares com o corpo feito com caixas de charutos; utensílios de cozinha, como colheres de pau, garfos, frigideiras; a tábuas de lavar, conhecida como "Washboard"; uma bateria criada com malas latas e pedaços de lata; entre outras experiências. O objetivo da apresentação é mostrar que o mesmo pode ser feito nos dias de hoje de forma muito divertida, lúdica e instrutiva, por qualquer pessoa. O público vai conhecer também um pouco sobre a história da música na América do Norte e África, a história do Blues e da construção de instrumentos musicais alternativos a partir de matérias recicláveis.
Dia 6/7, sábado, às 17h
Sala 4 – Auditório
Grátis

Conhecendo o Berimbau

Nesta vivência voltada a crianças, jovens e adultos, Dinho Nascimento mostra as características especiais desse instrumento tão ligado à capoeira e conta um pouco de sua história. Os participantes poderão experimentar alguns toques de berimbau e outros instrumentos percussivos e aprender os passos para fazer seus próprios berimbaus em casa. O berimbau é um instrumento musical milenar de origem africana, composto por uma corda, um arco e uma cabaça, pode produzir diversas e inusitadas sonoridades. Geralmente é acompanhados por instrumentos percussivos como o pandeiro, o triângulo, o agogô, atabaque, kalimba, zabumba e ganzá.
Dia 7/7, domingo, às 11h
Estúdio 02 - Sala C.M
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Instrumentos Musicais Feitos Com Sucata

A atividade propõe a criação de instrumentos musicais com sucatas e objetos do cotidiano, e a exploração e experimentação das sonoridades e musicalidades de cada instrumento criado. Danilo Hansem e Lucas Baltieri, que formam o Duo Os Detritons, faz do "lixo" a matéria-prima para o seu som, reaproveitando o que não tinha mais uso e encontrando no descartável o som que se recicla a cada audiência.
De 7 a 28/7, sábados e domingos, às 11h. Exceto dia 13/7
Sala 4 – Auditório
Grátis

Iniciação a Música

O curso de Iniciação à Música se propõe a oferecer aos participantes o conhecimento e o exercício de habilidades necessárias para a leitura e escrita musical. Nele são mostradas as qualidades ou propriedades que cada som possui, com a finalidade de fazer com que os participantes sejam despertados e percebam conscientemente o universo sonoro que nos rodeia durante o nosso cotidiano: canto dos pássaros, vento, chuva, buzina, etc. Esse início é fundamental para aproximar os ouvintes da música, fazendo-os perceber que estamos cercados de elementos musicais o tempo todo. Também será mostrado como são registradas as características do som por meio dos símbolos musicais, apresentando os símbolos, suas definições e uso. A musicalização torna o ser humano mais sensível, socializável e reduz o nível de estresse, sendo recomendada para combater a ansiedade e a depressão. Como diz o ditado popular: "quem canta os seus males espanta".
De 7 a 28/7, domingos, às 11h
Estúdio 14 - Sala C.M
Grátis

Salsa e Música Latina - Banda Montuno

Nesse show, intercalando as músicas com um bate-papo acerca de histórias e curiosidades, temos um repertório dançante e com muita energia, que serve como ponte cultural para os que desconhecem esse gênero musical e como tributo para os que admiram os artistas e compositores que estão presentes na seleção escolhida a dedo.
Dia 7/7, às 16h30
Sala 4 – Auditório

Zélia Duncan: aula espetáculo

Violonista, cantora e compositora, Zélia Duncan iniciou sua carreira profissional no início dos anos 80 e acumula 13 discos autorais gravados. A artista apresentará ao público sua trajetória e versatilidade no meio musical, compartilhando suas experiências, processos criativos, parcerias e influências.
Dia 9/7, terça, às 16h30
Sala 4 – Auditório
Grátis

Como viver de música

Ao longo dos últimos 7 anos, Thiago França vem realizando periodicamente oficinas sobre diversos assuntos, entre eles, improvisação livre, métodos e processos de criação não tradicionais. Recentemente, os participantes têm demonstrado um interesse crescente em como viver de música e ter uma carreira sustentável, sendo esse o tema mais recorrente dos encontros. Pensando nisso, surgiu a ideia de unir os dois elementos: o bate-papo sobre a vida de músico profissional e a improvisação livre como ferramenta no processo de criação e discorrê-los ao decorrer de 4 encontros.
Dia 10/7, quarta, às 19h
Estúdio 01 - Sala C.M.
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis

Percorso Ensemble

Nesta Oficina-Laboratório de criação musical para crianças com idade entre 8 e 12 anos, os participantes terão contato com processos de criação musical envolvendo instrumentos do universo da música de câmara. Por meio de propostas lúdicas de organização de materiais sonoros, o público irá elaborar pequenas composições que serão apresentadas em uma apresentação aberta ao público no terceiro dia de curso. Serão trabalhados conceitos de escrita musical, ideia musical e forma musical. As composições criadas nas oficinas terão como estímulo criativo o diálogo com materiais audiovisuais e sonoros. As oficinas serão ministradas por Sergio Kafejian, professor/compositor que já desenvolveu projetos semelhantes em Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Grande São Paulo.
Dia 11/7, quinta, às 20h
Sala 4 – Auditório
Grátis

Aula espetáculo: Duo Monteiro Bartoloni: Violão e Flauta

O trabalho realizado pelo Duo Monteiro - Bartoloni é bastante singular, pois apresenta um repertório somente de compositores brasileiros, mostrando uma feliz combinatória de estilos e linguagens próprias, mas sempre com um teor nacionalista, seja por uma objetiva intenção ou natural vivência da linguagem. Esta cuidadosa escolha de repertório mostra o sincronismo entre as obras apresentadas e os intérpretes, sempre nos passando o minucioso cuidado em mostrar a totalidade de cada peça realizada em sua ideia original, trabalho este que reuniu competência técnica dos instrumentistas e a percepção da particularidade composicional de cada autor.
Dia 13/7, sábado, às 18h
Sala 4 – Auditório
Grátis

Os antepassados do violão e da viola: Teorba, guitarra barroca e viola de arame

Instrumentos de grande prestígio nos séculos XVII e XVIII, contribuíram para moldar a música de seu tempo e revivem sua autenticidade nos dias de hoje. Os músicos Alexandre, Anderson e Júnior, apresentam o repertório original desses instrumentos, bem como sua integração na música brasileira contemporânea, contam as histórias e contextos e dialogam com a plateia sobre possibilidades inéditas.
Dia 14/7, domingo, às 15h
Sala 4 – Auditório
Grátis

Tecnologia e Criação Musical

O curso tem como objetivo apresentar um caminho para a composição a partir da improvisação e de ferramentas tecnológicas, além de estimular a busca por caminhos alternativos de fazer música. Apresentará a tecnologia como ferramenta de expressão musical, simplificando e desmistificando termos como composição e improvisação. De 16/7 a 1/8, terças e quintas, às 19h
Estúdio 01 - Sala C.M. Coletivo
Não recomendado para menores de 12 anos
Inscrição
- R$20,00

Oficina de Improvisação Livre

Ao longo dos últimos 7 anos, Thiago França vem realizando periodicamente oficinas sobre diversos assuntos, entre eles, improvisação livre, métodos e processos de criação não tradicionais. Recentemente, os participantes têm demonstrado um interesse crescente em como viver de música e ter uma carreira sustentável, sendo esse o tema mais recorrente dos encontros. Pensando nisso, surgiu a ideia de unir os dois elementos: o bate-papo sobre a vida de músico profissional e a improvisação livre como ferramenta no processo de criação e discorrê-los ao decorrer de 4 encontros. Na oficina prática serão abordados métodos não convencionais de improvisação, como preparação de instrumentos com objetos, ruídos (noise), silêncio e escuta, texturas e dinâmicas.
Dias 17 e 24/7, quartas, às 19h
Estúdio 01 - Sala C.M.
Não recomendado para menores de 16 anos
Inscrição - Grátis

Cine música

O filme retrata o universo do funk sob a ótica feminina a partir de uma excursão pela Cidade de Deus e mostra a importância alcançada pelo ritmo no dia a dia da periferia carioca. Cantores e ídolos do movimento falam de fama, reconhecimento e dinheiro, além de analisarem o preconceito que sofrem.
Dia 19/7, sexta, às 19h
Sala 4 – Auditório
Não recomendado para menores de 14 anos
Ingresso - Grátis

Oficina de Cuíca

Essa oficina oferecerá um primeiro contato pra quem deseja conhecer melhor o instrumento, além de informações sobre sua história e curiosidades. A oficina tratará sobre: história da Cuíca; sua anatomia; aquecimentos dos membros utilizados para tocar; posicionamento correto de segurar o instrumento. Em relação à técnica para estudo serão passados os conceitos: atingir o grave, médio e agudo; bem como fazer os ritmos para Samba, Partido Alto e Escola de Samba; além de como empachar/encorar a pele da Cuíca.
Dias 20 e 21/7, sábado e domingo, às 15h
Estúdio 02 - Sala C.M.

Quinteto de Fagotes - Camaleon Bassoon Ensemble

Fundado em 2011, o quinteto de fagotes "Camaleon Bassoons" reúne experientes músicos que integram a OSESP, e que exploram a sonoridade linda e exótica do fagote através de um repertório inovador e criativo, que abrange desde música barroca até o Jazz moderno. Desde sua fundação, o Camaleon Bassoons tem como objetivo difundir o som do fagote, fazendo com que o público se surpreenda e se divirta com as inúmeras possibilidades sonoras que somente o fagote é capaz de produzir, e que tem encantado platéias em todo o mundo. Uma das características do grupo é a forma de apresentação, onde os integrantes do grupo Camaleon Bassoons falam sobre os instrumentos, os compositores e as músicas interpretadas, fazendo a platéia participar e interagir com a apresentação, resultando numa experiência única e divertida para todos.
Dia 20/7, sábado, às 18h30
Sala 4 – Auditório
Grátis

Concerto Meditativo

Vários estudos científicos indicam os benéficos efeitos psicossomáticos da meditação, principalmente, nos sintomas decorrentes do estresse e da ansiedade. A harpa como instrumento terapêutico e a música com propósitos de cura é utilizada desde a antiguidade, em culturas ancestrais como a egípcia, a mesopotâmica, grega e chinesa. Recentemente vários estudos e práticas têm resgatado a harpa como um instrumento no combate aos estresses físico e emocional, tais como: ansiedade, medo, dores crônicas e depressão. O Concerto Meditativo por meio da Harpa Céltica é um encontro entre as propriedades da harpa e da meditação, uma vivência estética e terapêutica. Sessenta minutos divididos entre a preparação da meditação, que consiste na contemplação musical para conduzir os participantes do mundo prosaico ao poético e a meditação concentrativa focalizando a atividade sensorial nos sons da harpa.
Dias: Dia 27/7, sábado, às 19h e Dia 28/7, domingo, às 15h
Sala 4 – Auditório
Grátis

Margareth Menezes: aula espetáculo

Um dos grandes nomes da música brasileira, a cantora Margareth Menezes apresenta ao público um apanhado das canções mais representativas dos seus 30 anos de carreira. Representante da cultura baiana e fiel à raízes das manifestações afro-brasileiras na expressão musical, Margareth Menezes compartilhará histórias sobre os momentos marcantes de sua carreira, sobre como vê o cenário da música brasileira hoje, sobre o papel das mulheres nessa cena e sobre parcerias e referências.
Dia 28/7, domingo, às 16h30
Sala 4 – Auditório
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis