Centro Cultural Banco do Brasil recebe ciclo de palestras sobre a história, o teatro e a literatura russa

Julho 19, 2017

O Centro Cultural Banco do Brasil realiza no mês de julho o ciclo de palestras sobre a história, o teatro e a literatura Russa. As palestras antecedem a estreia do espetáculo A Plenos Pulmões, inspirado na vida e na obra de Maiakóvski, dirigido por Marcia Abujamra, nos dias 21 a 24 de julho.

Dia 21 de julho, às 19h

As Vanguardas Artísticas e as Revoluções Russas com Daniel Aarão Reis

O contexto histórico das revoluções russas. As vanguardas artísticas: propostas revolucionárias antes da revolução. As vanguardas no furacão das revoluções. As vanguardas em suas diferentes vertentes e nas diferentes formas de expressão: artes plásticas, cartazes, cinema, fotografia, escultura, literatura (poesia, teatro) e música. As complexas relações entre as vanguardas e os governos revolucionários. A revolução pelo alto na virada dos anos 1920/1930 e o enquadramento das vanguardas pelo Estado soviético.

Dia 22 de julho, às 19h

Maiakóvski: da poesia revolucionária à revolução na poesia com Mário Ramos Francisco Junior

Conhecido popularmente como o poeta da revolução, Vladimir Maiakóvski foi um dos mais profícuos artistas do cubo futurismo russo. Maiakóvski foi dramaturgo, desenhista, roteirista de cinema, ator e, principalmente, poeta. Para além do conteúdo revolucionário de seu discurso poético, foi um inovador no plano da forma: no uso de rimas arrojadas, na experimentação no plano dos sons e da linguagem, na distribuição dos versos no espaço e em recursos entonacionais que amplificavam o sentido de seus poemas.

Dia 23 de julho, às 19h

Uma poética, dois artistas: V.Maiakovski e V. Meierhold com Maria Thaís

Os nomes do poeta Vladimir Maiakovski e do encenador Vsvolod Meierhold emergem como ícones de um tempo. As obras, a ativa participação nos rumos da Revolução e, posteriormente, o enfrentamento com o novo sistema político, suas mortes, apontam ora para um protagonismo na cena cultural russa, ora para o esquecimento.

Dia 24 de julho, às 19h

Teatro Russo de Vanguarda: o cubo-futurismo no texto e na cena com Arlete Cavalieri

A Revolução Russa de 1917 gerou um dos movimentos culturais e artísticos mais multifacetados da história da arte moderna, denominado vanguardas russas. A arte teatral produziu tanto no plano da dramaturgia, como também em sua expressão cênica. A proposta desta palestra é apresentar uma visão plural do teatro russo de vanguarda e avaliar as experiências artísticas da cena soviética sob o influxo do grande furacão de Outubro de 1917. Refletir sobre os possíveis desdobramentos daquelas experiências, por meio da análise, em particular, de alguns dos textos teatrais de Vladímir Maiakóvski.

Serviço

Programação Gratuita:
21/julho às 19h – Daniel Aarão Reis – As Vanguardas Artísticas e as Revoluções Russas.
22/julho às 19h – Mário Ramos – Da Poesia Revolucionária à Revolução da Poesia.
23/julho às 19h – Maria Thaís – Uma Poética, Dois Artistas - V. Maiakóvski e V. Meyerhold
24/julho às 19h – Arlete Cavalieri – Teatro Russo de Vanguarda - o cubo-futurismo no texto e na cena.
Ensaios abertos (somente algumas cenas)
dias 22, 23 e 24 de julho às 18h
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Alvares Penteado, 112 – Centro