CDC Vento Leste inaugura a primeira Biblioteca Comunitária de Poesia da Zona Leste

Fevereiro 13, 2025

O CDC Vento Leste, um dos principais centros culturais da Zona Leste de São Paulo, anunciou a Abertura Oficial da Biblioteca Comunitária de Poesia, que ocorrerá no dia 15 de março de 2025, a partir de 10h, com entrada gratuita.

Primeira da Zona Leste especializada no gênero, a Biblioteca Comunitária de Poesia, que foi iniciada em março de 2024 realizando eventos de grande impacto na comunidade, agora será oficialmente inaugurada, oferecendo uma vasta programação gratuita com saraus, oficinas e encontros literários.

O projeto visa democratizar o acesso à poesia fora dos circuitos tradicionais, fazendo da literatura um espaço de troca, reflexão e transformação. Com um acervo focado no gênero poético, o espaço está aberto para receber doações de livros e conta com uma variedade de títulos que abordam questões sociais, culturais e históricas, refletindo a riqueza das produções literárias

Um dos destaques da programação é o evento mensal Sarau do Livro Inteiro, em que poetas apresentam um livro completo, seja ele inédito ou já publicado, permitindo ao público um contato direto com o processo criativo. Em vez de convidar as pessoas a declamar poesia, o sarau se baseia na ideia de ouvir, refletir e compartilhar experiências literárias, criando um ambiente de imersão na arte da palavra.

Além da inauguração da biblioteca, o CDC Vento Leste tem se destacado como um espaço de resistência cultural. Nascido da ocupação de um terreno abandonado, o antigo Centro Desportivo Municipal (CDM), o espaço foi revitalizado pelo Coletivo Dolores Boca Aberta em 2000 e se tornou um centro vibrante de arte, cultura e esporte, reunindo diversos coletivos, como o Grupo Esquadrão Capoeira, Cia Teatral As Cabras de Orleans, o Futebol da Comunidade Paraguaia, entre outros.

Entre os eventos que marcaram o espaço em 2024, destacam-se a temporada dos espetáculos "Anas, Miquitas, Coras e Outras Mulheres" e "Bóris não está pronto", ambos do Coletivo Dolores Boca Aberta, a Reinauguração da Quadra, com a instalação de uma escultura em homenagem ao líder comunitário Krlão, a realização da II FLOC – Festival Literário Ocupação CDC Vento Leste, que celebrou a literatura marginal com o tema "Poesia é Praça", e as atividades culturais e esportivas promovidas pelos diversos coletivos locais. O CDC também foi palco de mutirões comunitários para revitalização da horta e oficinas de teatro, yoga, capoeira e jiu-jitsu, contribuindo para o fortalecimento da comunidade.

O CDC Vento Leste é, assim, um espaço que reflete a força da arte e da cultura como ferramentas de transformação social, resistência e empoderamento na periferia de São Paulo. O projeto da Biblioteca Comunitária de Poesia representa um marco importante nessa trajetória, ampliando o acesso à literatura e consolidando o CDC como um ponto de encontro entre escritores, leitores e a comunidade.

Serviço

Abertura oficial da Biblioteca Comunitária de Poesia
Quando: 15 de março de 2025
Horário: a partir de 10h
Local: CDC Vento Leste
Rua Frederico Brotero, 60 - Metrô Patriarca - Jardim Triana - Vila Ré - Zona Leste - São Paulo - SP
Não possui estacionamento. Acessibilidade: Não. Capacidade: 200 lugares. Grátis. Classificação: Livre

Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php