Centro Cultural da Juventude destaca artes cênicas e cultura do Oriente Médio
Setembro 06, 2007

A programação cultural do Centro Cultural da Juventude (CCJ), na Vila Nova Cachoeirinha (mapa),  para o mês de setembro privilegia as artes cênicas e convida o público a um mergulho pelos hábitos culturais do Oriente Médio. Além de espetáculos de dança e música, este mês o CCJ oferece diversas opções de peças teatrais.

Em setembro o CCJ se volta para o teatro numa verdadeira maratona de apresentações cênicas de cinco companhias profissionais, além dos espetáculos montados pelo programa "Teatro Vocacional", da Secretaria Municipal de Cultura.

O universo da cultura árabe é um dos temas de maior destaque em setembro no CCJ. As produções cinematográficas mais reveladoras dessa cultura serão exibidas na mostra Semana da Cultura Árabe, no Auditório da Biblioteca. Realizada em parceria com o Instituto de Cultura Árabe, a mostra apresenta documentários e filmes de ficção que retratam aspectos da realidade árabe.

Além dos registros de cinema, muitas outras atividades serão desenvolvidas sobre o mesmo tema. No dia 19, às 19 h, o CCJ promove uma aula aberta de poesia árabe em vídeo. Trata-se de uma aula ministrada pelo professor Dr. Michel Sleiman, poeta, ensaísta, tradutor e autor de "A Poesia Árabe-Andaluza" e "A Literatura Doutrinária na Corte de Avis". Editor da revista "Tiraz", publicação do Centro de Estudos Árabes e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabes da USP.

A culinária que influenciou o mundo todo também estará presente no CCJ, no dia 14, às 15h. É a Oficina de Gastronomia Sírio-Libanesa, que será ministrada pelo Chef Samir (Restaurante Folha de Uva), vencedor do prêmio "Melhor Prato do Brasil Servido em Restaurante".

Como parte do programa "A Aventura dos Idiomas", o projeto Que País É Este? realiza diferentes atividades para a divulgação dos aspectos culturais, políticos, sociais, históricos e econômicos dos países representados no Laboratório de Idiomas do CCJ. Em setembro, o idioma e a cultura árabes serão priorizados nas aulas do dia 15, às 16h. Na primeira aula, a professora Dra. Arlene Clemesha (USP) vai tratar da Formação do Mundo Árabe (aspectos históricos e geográficos). A segunda parte, ministrada pela professora Dra. Soraya Smaili (EPM e presidente do ICARABE), vai tratar das influências da cultura árabe no mundo através dos tempos.

O Sarau das Mil e Uma Noites: A Arte de Contar Histórias, que acontece na biblioteca do CCJ no dia 21, às 19, propõe um encontro com a cultura árabe por meio da literatura, música, dança e provérbios. Fragmentos do Livro das Mil e Uma Noites serão apresentados pela pesquisadora e mestranda em Letras Orientais pela USP, Christiane Damien. Participação de Juliana Barbosa Magalhães (apresentação de dança).

No Café Cultural deste mês, Atualidades do Mundo Árabe e o Papel da Mídia na Divulgação dos Fatos estarão em foco no dia 16, às 16h, na biblioteca. Participação da professora Dra. Arlene Clemesha e da professora Isabelle Soma (mestre pela USP).

Por meio da expressão corporal, a Mabruk! Cia. de Danças Folclóricas Árabes faz apresentação na área de lazer do CCJ no dia 20, às 20h. O espetáculo possibilita ao público brasileiro compreender melhor essa cultura.

O músico Sami Bordokan também se apresenta na área de lazer no dia 20, às 19h, com o espetáculo "A Corda da Alma". Filho de libaneses, Sami, aos seis anos, se encantou com o alaúde. Desde então, não parou mais de dedilhar o instrumento e aperfeiçoar seus estudos de canto oriental. O repertório do show é composto de canções folclóricas libanesas, além de canções próprias.

A programação completa do CCJ, incluindo cursos regulares, oficinas e demais eventos pode ser conferida no portal da internet http://centrodajuventude.prefeitura.sp.gov.br

O Centro Cultural da Juventude fica na Avenida Deputado Emilio Carlos, 3641 (mapa), Vila Nova Cachoeirinha, Telefone(s): (11) 3984-2466

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo