Centro Cultural da Juventude traz programação diversificada em maio
Cinema, oficinas e teatro gratuitos para a população jovem da Zona Norte e de toda a cidade.
Maio 09, 2007

Neste mês o Centro Cultural da Juventude (CCJ), na Vila Nova Cachoeirinha, apresenta uma programação divertida, composta por uma mostra de cinema repleta de ação, teatro e música para agradar a todos os gostos, além de oficinas, palestras e outras atividades, todas gratuitas.

O Centro fica entre os distritos de Brasilândia e Cachoeirinha, na Zona Norte, na avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha (ao lado do terminal de ônibus) e oferece vivência cultural e espaço para o desenvolvimento da consciência cidadã, prioritariamente direcionado a jovens entre 15 e 29 anos de idade.

A programação de cinema do CCJ em maio está inserida no contexto da mostra V de Vingança, em cartaz no anfiteatro do CCJ até dia 31. Os ingressos para os filmes da mostra são gratuitos, mas limitados a 220 lugares e, por isso, deverão ser retirados no local, com 30 minutos de antecedência.

As sessões de cinema ocorrem de quarta-feira a sábado, sempre às 20h, e aos domingos, às 14h30. A sessão desta quinta-feira (10/05) apresenta um clássico do terror dos anos 80 que originou a série de longas-metragens sob o título Sexta-Feira 13.

Estrelado pelo então iniciante Kevin Bacon, o filme produzido em 1980 conta, pela primeira vez, a história do fantasma do psicopata Jason Voorheess, que assombra um grupo de adolescentes em uma colônia de férias no Lago Cristal, nos Estados Unidos.

Entre os dias 12 e 20 as companhias de teatro Falbala e 3 de Sangue apresentam juntas a peça A Audiência, um drama clássico do teatro tcheco, escrito por Vaclav Havel, que retrata a vida do escritor Vanek, proibido de escrever textos teatrais pelo partido comunista. As apresentações acontecem sempre aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h30. A direção do espetáculo é de Soledad Yunge e no elenco estão os atores Laerte Melo e Eduardo Guimarães. Os ingressos, gratuitos, deverão ser retirados no local uma hora antes das apresentações.

Para quem quer ver música ao vivo, a pedida de maio no CCJ é o show do grupo CA.GE.BE e convidados, no dia 27, a partir das 18h, no anfiteatro. Original da Zona Norte, o CA.GE.BE se formou há seis anos, com influências de Tim Maia, Bebeto, Almir Guineto e Paulo Diniz, Raul Seixas, Roberto Carlos, Zé Ramalho, James Brown e Al Green.

Considerado um dos talentos mais promissores da nova geração do hip hop nacional, seu álbum de estréia Lado Beco foi lançado pelo selo Equilíbrio, do DJ KL Jay (Racionais MCs). Os ingressos também devem ser retirados no local uma hora antes do show.

Oficinas

Entre as oficinas que têm início em maio no CCJ, destaca-se a O Áudio Visual Brasileiro Moderno, que vai até o fim de agosto. Dividida em dois módulos, sendo o primeiro distribuído em duas temáticas: A História do Áudio Visual Brasileiro Moderno, ministrado por Antonio Reis Júnior, e Linguagem: Tema, Montagem e Sonoridade no Cinema Brasileiro Contemporâneo, ministrado por Moira Toledo. O segundo módulo consistirá numa mostra quinzenal de vídeos relacionados aos temas das oficinas. Mensalmente, artistas e profissionais darão seu testemunho em palestras e bate-papos, quando o filme exibido entra em questão.

Para fazer a inscrição ou solicitar mais informações sobre esta e outras oficinas, o interessado deve se dirigir à recepção do CCJ ou enviar um e-mail para ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br.

Entre maio e julho, a partir do dia 19 a oficina SimCity, que acontece sempre aos sábados, das 14h às 17h, se utiliza do jogo de computador SimCity, para estimular a reflexão sobre as questões urbanas atuais. Serão oito encontros, dos quais seis dedicados ao jogo e dois para bate-papos relacionados à construção e idealização dos modelos de cidades.

Próximo dia 15 tem início a oficina O Desenho e a Memória, que tem a proposta de abordar o desenho como forma de pensar e se relacionar com o mundo, ativando e valorizando a memória e o estilo de cada participante. Às terças e sextas-feiras, entre 15h e 18h, com orientação de Hélio Vinci.

O Trabalho e Suas Ambigüidades é o título do debate proposto para dia 20, às 16h, com a convidada Rita de Cássia da Silva. A idéia é conversar, debater, aprender, ler e escrever tomando café. A conversa abordará o tema trabalho e a questão do desemprego entre os jovens.

Veja a programação da mostra V de Vigança

Dia: 13/05 - Domingo
Jovens Bruxas (The Craft)
Diretor: Andrew Fleming
Elenco: Neve Campbell, Fairuza Balk e Robin Tunney

Dia: 16/05 - Quarta-Feira
Ela é o Diabo (She Devil)
Diretora: Susan Seidelman
Elenco: Meryl Streep e Roseanne Barr

Dia: 17/05 - Quinta-Feira
O Invasor
Diretor: Beto Brant
Elenco: Alexandre Borges, Paulo Miklos, Malu Mader, Marco Ricca e Mariana Ximenes

Dia: 20/05 - Domingo
Como Enlouquecer seu Chefe (Office Space)
Diretor: Mike Judge
Elenco: Ron Livingston, Jennifer Aniston, Ajay Naidu e Mike Judge

Dia: 23/05 - Quarta-Feira
V de Vingança (V for Vendetta)
Diretor: James McTeigue
Elenco: Natalie Portman e Hugo Weaving

Dia: 24/05 - Quinta-Feira
Mamãe é de Morte (Serial Mom)
Diretor: John Waters
Elenco: Kathlenn Turner, Sam Waterston e Ricki Lake

Dia: 25/05 - Sexta-Feira
Kill Bill
Diretor: Quentin Tarantino
Elenco: Uma Thurman, Michael Madsen, Daryl Hannah e Lucy Liu

Dia: 26/05 - Sábado
Kill Bill vol. 2
Diretor: Quentin Tarantino
Elenco: Uma Thurman, David Carradine, Lucy Liu, Daryl Hannah e Michael Madsen

Dia: 30/05 - Quarta-Feira
O Clube das Desquitadas (The First Wives Club)
Diretor: Hugh Wilson
Elenco: Bette Midler, Goldie Hawn, Diane Keaton e Sarah Jessica Parker

Dia: 31/05 - Quinta-Feira
Crime Perfeito (Crimen Perfecto)
Diretor: Alex de la Iglesia
Elenco: Guillermo Toledo e Mônica Cervera

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo