CCBB Educativo – Arte e Cultura traz atividades inspiradas na mostra Indomináveis Presenças

Fevereiro 20, 2025

A programação do CCBB Educativo – Arte e Cultura reúne, durante o mês de fevereiro, uma série de atividades gratuitas, com o objetivo de proporcionar, sobretudo para as crianças e suas famílias, opções lúdicas e divertidas. As ações terão como base a exposição Indomináveis Presenças, que tem como foco valorizar as perspectivas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ nas artes brasileiras, a partir de um olhar disruptivo, inclusivo e transformador.

Dentre os destaques da programação, na oficina Primeiro Brincar - Teca-Teca: amarelinha africana os participantes conhecerão este jogo de Moçambique, semelhante à nossa Amarelinha. Já na oficina Adugo: Jogo da Onça, os visitantes irão se divertir com este jogo de tabuleiro, que propõe uma conexão ancestral pindorâmica.

Oficininha Jogo da onça_crédito Cíntia Faria

Também apresentando jogos de tabuleiro, a atividade Fabrincando – Mancala: tabuleiro africano apresentará um resgate africano que brinca com a matemática, usando sementes como peças. Já para os fãs de contações de histórias, o projeto Conto um Conto: Afetos Diversos, trará contos em que o amor contorna o impossível. As histórias que integram a programação são O Rei e o Lenhador, O homem que não tinha história para contar, A Lua e a Borboleta e Ayodele, a alegria que chega em casa.

Para os fãs de mediações de leituras, o projeto Que Livro é Esse? – Indomináveis Aventuras trará obras que falam sobre liberdade e espaços possíveis para todos os corpos e todos os amores, com destaque para o livro Pode Pegar!, de Janaína Tokitaka, que conta a história de dois coelhos que queriam ser livres para escolher sua própria identidade.

Por fim, para o público que tiver o interesse de uma visita mediada pelos espaços expositivos ou prédio histórico do CCBB – SP, haverá diversas opções de dias e horários, incluindo visitas especiais em libras.


CCBB Educativo - Atividades baseadas na exposição Indomináveis Presenças

PRIMEIRO BRINCAR

Teca-Teca: amarelinha africana

A afrodescendência é tema da exposição Indomináveis Presenças e essa atividade é de Moçambique, país no continente africano do qual descende grande parte da população brasileira. Teca-teca é semelhante à nossa brincadeira de amarelinha, mas é uma dinâmica de ritmo e coordenação. São 16 quadrados que demarcam o compasso de acordo com a melodia.

Dias: até 28/02. Sábados e domingos.
Horário: 15h
Duração: 1h
Local: Espaços expositivos do CCBB (prédio histórico e prédio anexo)
Capacidade: 15 pessoas
Classificação indicativa: Livre. Crianças e famílias. Especialmente recomendado para crianças entre 0 a 3 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

OFICININHA

Adugo: Jogo da Onça

Adugo significa jaguar no idioma do povo indígena boe wadáru, também conhecido como bororo. É uma brincadeira de tabuleiro em que uma peça que é a onça deve capturar outras 14 peças que são os cachorros, que precisam se defender encurralando a onça. Com essa brincadeira, é proposta uma conexão ancestral pindorâmica com a exposição Indomináveis Presença.

Dias: até 28/02. Sábados e domingos.
Horário: 16h
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 10 pessoas
Classificação indicativa: Livre. Crianças e famílias. Especialmente recomendado para crianças entre 4 e 7 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

FABRINCANDO

Mancala: tabuleiro africano

Em diálogo com a exposição Indomináveis Presenças, esse jogo é um resgate ancestral africano que brinca com a matemática. Mancala é jogada em duplas com um tabuleiro composto de duas fileiras de casas. Usando sementes como peças, o objetivo é capturar a maior quantidade ou bloquear os movimentos do oponente.

Dias: até 28/02. Sexta, sábado, domingo e segunda-feira.
Horário: Sexta e segunda, às 17h. Sábado e domingo, às 13h.
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 10 pessoas por horário
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Conto um Conto: Afetos Diversos

Os amores, os vínculos e os afetos se manifestam de formas distintas na vida das pessoas. E a diversidade de amores precisa reinar de forma respeitosa e saudável no imaginário das crianças e dos adultos. O CCBB Educativo - Arte e Cultura, inspirado na exposição Indomináveis Presenças, preparou contos em que o amor contorna o impossível. As histórias que integram a programação são:

O Rei e o Lenhador - Conto sobre um rei que envia um representante à casa do lenhador para tentar convencê-lo a se juntar a ele, mas o lenhador se recusa.

O homem que não tinha história para contar - Nesta história irlandesa, um homem se perde no caminho de casa e encontra abrigo junto a um casal que mora no vale das fadas. A fantasia e o absurdo, então, encontram esse homem sem fé.

A Lua e a Borboleta - Inspirado no livro de Nádia Bandeira, este conto é sobre impossíveis amores, tal como a borboleta que se apaixonou pela lua.

Ayodele, a alegria que chega em casa - Ayodele em iorubá significa “casa da alegria”. Este conto fala da importância da família como abrigo, aconchego e acolhimento.

Dias: até 28/02. Sexta, sábado, domingo e segunda-feira.
Horário: Sexta e segunda, às 11h. Sábado e domingo, às 14h.
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 30 pessoas por horário
Classificação indicativa: Livre.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

MEDIAÇÃO DE LEITURA

Que Livro é Esse? – Indomináveis Aventuras

Inspirados pela exposição Indomináveis Presenças, os livros deste mês falam sobre liberdade e espaços possíveis para todos os corpos e todos os amores. Destaque para Pode Pegar!, de Janaína Tokitaka, que conta a história de dois coelhos que queriam ser livres para escolher sua própria identidade. Eles brincam de personagens em situações inusitadas, trocam e destrocam de vestimentas, pulam, voam, e salvam pessoas. Haverá ainda outras leituras que encantarão o imaginário de crianças e adultos.

Dias: até 28/02. Sábados e domingos.
Horário: 11h
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 20 pessoas
Classificação indicativa: Livre.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

VISITA EDUCATIVA AGENDADA

Visitas mediadas aos espaços expositivos ou prédio histórico do CCBB SP, elaboradas pela equipe educativa, para diálogo com o público e aprofundamento sobre a programação. As visitas visam contribuir com a experiência de estar com arte, ampliando e conhecendo novos repertórios, por meio de uma conversa cheia de trocas de saberes. A atividade atende a grupos de estudantes, professores, organizações sociais, instituições culturais e museológicas.

Às sextas-feiras (às 17h) e aos domingos (às 12h) também são realizadas visitas educativas em libras, com capacidade de até 15 pessoas.

Dias: até 28/02. Segundas, quartas, quintas e sextas, exceto feriados
Horário: 9h30 e 15h
Duração: 1h
Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB.
Capacidade: Até 45 pessoas.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante agendamento prévio

VISITA EDUCATIVA ESPONTÂNEA

Dias: até 28/02. Todos os dias, exceto terças
Horário: Segundas, quartas e quintas: 12h e 17h. Sextas: 12h. Sábados e domingos: 17h
Duração: 1h
Local: Espaços expositivos do CCBB (prédio histórico e prédio anexo)
Capacidade: 15 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

CCBB EDUCATIVO ARTE E CULTURA

O projeto CCBB Educativo – Arte e Cultura, parte integrante do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida.

O programa visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Por meio de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

Serviço

Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

Fonte: Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php