Casas de Cultura Municipais celebram o mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com mais de 20 atrações gratuitas para todas as idades

Julho 23, 2026

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (dia 25 de julho), as Casas de Cultura Municipais recebem programação gratuita de shows, espetáculos teatrais, contação de histórias, bailes, oficinas e palestras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo. Até o final de julho, o evento será comemorado com diversas atrações gratuitas nas Casas de Cultura Municipais.

A celebração começou no dia 18 de julho e segue na quinta-feira (23), na Casa de Cultura Campo Limpo, a partir das 14h, com a apresentação do espetáculo teatral "Resgate Ancestral". O objetivo é a valorização dos saberes e tradições culturais de mulheres latino-caribenhas, a obra propõe uma vivência voltada à primeira infância, com atividades que estimulam o brincar livre e a convivência entre crianças e seus acompanhantes.

No próximo sábado (25), a Casa de Cultura Cidade Ademar traz a palestra "Trançando caminho: O Protagonismo da Mulher Negra Latino-Americana no Empreendedorismo", às 10h. No mesmo dia, a Casa de Cultura São Miguel recebe a oficina de tranças "Força das raízes", a partir das 12h . A atividade promove o reconhecimento da ancestralidade e diversidade cultural. Para fechar o fim de semana, domingo (26), às 16h, a Casa de Cultura Hip Hop Sul apresenta o evento "DIVAS - 2ª Edição", com atividades e performances.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Comemorada no dia 25 de julho, a data surgiu em 1992, a partir de um encontro que reuniu cerca de 300 mulheres de 32 países para denunciar o racismo, o machismo e a exclusão social enfrentados por essa população. Depois dessa reunião, foi criada a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, que obteve o reconhecimento oficial do marco pela ONU. No Brasil, a data também celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela, homenageando a líder quilombola que liderou a resistência do Quilombo do Quariterê no século XVIII.

Confira a programação completa no site SP Mais Cultura.

Serviço:

Atração: Resgate Ancestral
Quando: Quinta-feira (23) das 14h às 20h
Onde: Casa de Cultura Campo Limpo - Dora Nascimento - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP, 05788-230
Sinopse: Em celebração ao Mês da Mulher Latino-Caribenha, o Atelier Brincante propõe uma vivência lúdica voltada à primeira infância, valorizando o brincar livre, sensível e coletivo como ferramenta de aprendizagem, afeto e conexão entre gerações. A proposta reconhece e homenageia a força das mulheres latino americanas e caribenhas na preservação e transmissão de saberes culturais, especialmente aqueles ligados ao cuidado, à infância e às tradições populares.

Atração: Preta Dourada
Quando: Sábado (25) das 19h às 20h
Onde: Casa de Cultura Hip Hop Leste - R. Sara Kubitscheck, 165 - A - Cidade Tiradentes, São Paulo - SP, 08474-000
Sinopse: O espetáculo musical "Preta Dourada" revela o lado mais urbano da multiartista Zeferina, unindo rima, dança e presença cênica em uma performance que dialoga com a música preta contemporânea.

Atração: Aquenda
Quando: Sábado (25) das 14h às 18h
Onde: Casa de Cultura de Santo Amaro - Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04751-070
Sinopse: O Aquenda Festival de Moda – Ballroom na Sul celebra a cultura Ballroom, movimento artístico, cultural e sociopolítico criado por mulheres trans negras e latinas em Nova York como espaço de resistência, acolhimento e expressão. Tendo a moda como um de seus principais pilares, o festival valoriza uma manifestação que influenciou profundamente a cultura LGBTQIA+. Inspirado nas tradicionais Balls, promove encontros que unem arte, identidade, criatividade e pertencimento, fortalecendo a diversidade e a representatividade na América Latina

Atração: Trançando caminho: O Protagonismo da Mulher Negra Latino-Americana no Empreendedorismo
Quando: Sábado (25) das 10h às 11h
Onde: Casa de Cultura Cidade Ademar - Av. Durval Pinto Ferreira, 820 - Jardim Itacolomi, São Paulo - SP, 04386-030
Sinopse: Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, Helaine Tranças convida o público a refletir sobre a relação entre estética, identidade e autonomia financeira na vida das mulheres negras. A partir de sua trajetória como trancista e empreendedora, apresenta o ato de trançar como uma prática de fortalecimento da autoestima, resgate cultural e emancipação. A palestra também aborda os desafios do empreendedorismo negro, destacando a resistência, a potência e o fortalecimento comunitário como caminhos para a transformação social.

Atração: Força das raízes
Quando: Sábado (25) das 12h às 13h
Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso, São Paulo - SP, 08011-180
Sinopse: Força das Raízes é uma ação cultural que celebra a riqueza da cultura afro-caribenha por meio de apresentações artísticas e uma oficina de tranças. A atividade promove o reconhecimento da ancestralidade, da identidade e dos saberes tradicionais, proporcionando ao público uma experiência de valorização da diversidade cultural e das contribuições dos povos africanos e caribenhos para a construção da sociedade contemporânea.

Atração: Total Charme no Flashback
Quando: Sábado (25) das 14h às 15h
Onde: Casa de Cultura de Itaquera - Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jardim Bonifacio, São Paulo - SP, 08253-580
Sinopse: O evento Total Charme no Flashback Flashback/Charme Black traz à tona toda a magia e energia desses estilos que marcaram gerações! Com a condução da Profª Penha — reconhecida por sua grande habilidade como dançarina, sua didática excepcional e por sua animação contagiante — o projeto percorrerá diversos locais para espalhar o prazer da dança. Seu objetivo é contagiar todas as pessoas, transmitindo o verdadeiro espírito do charme e do flashback, conectando públicos através da cultura e da alegria que só esses ritmos podem proporcionar.

Atração: Samba das Pretas: Vozes da Resistência
Quando: Sábado (25) das 16h às 17h
Onde: Casa de Cultura de Itaquera - Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jardim Bonifacio, São Paulo - SP, 08253-580
Sinopse: O grupo Samba das Pretas traz em seu repertório músicas compostas e/ou interpretadas por mulheres negras que marcaram a história do samba, como: Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus, Leci Brandão, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, entre outras. Desde 2015 o grupo vêm apresentando seu trabalho em eventos culturais, artísticos, sociais e políticos. São eventos que trazem a mulher negra, o território periférico, e o samba como tema central de suas propostas.

Atração: Especial Mulheres Negras
Quando: Sábado (25) das 16h às 17h
Onde: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila Sao Pedro, São Paulo - SP, 04676-110
Sinopse: O espetáculo Especial Mulheres Negras celebra a potência e o legado feminino através da curadoria sonora da DJ L-Nanny. Em uma performance que une técnica e representatividade, a DJ apresenta um set focado na exaltação da cultura negra, proporcionando uma experiência imersiva e vibrante para o público.

Atração: CORPO PRESENTE
Quando: Sábado (25) das 17h às 18h
Onde: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila Sao Pedro, São Paulo - SP, 04676-110
Sinopse: "Corpo Presente- Ninguém Perguntou sobre Seu Ser" é uma narrativa performática de uma Corpa ambígua, pesada e despadronizada que existe, persiste e resiste, reivindicando sua existência e seu espaço. Cada ato conta uma história da Corpa, que estão ligadas às suas memórias, cicatrizes, movimentos e sua forma de existir, ora na presença, ora na ausência.

Atração: Keite Canta elas
Quando: Sábado (25) das 15h às 16h
Onde: Casa de Cultura de Parelheiros - R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari, São Paulo - SP, 04891-020
Sinopse: Um show eletrizante do início ao fim onde keite kaya canta músicas de sua autoria e também músicas interpretadas por mulheres como Beth Carvalho, Clara Nunes, Leci Brandão, Alcione entre outras, onde Kaite ressalva a importância da mulher negra dentro do samba e a história que essas mulheres construíram.

Atração: Amanda Negra Sim Show Heroínas Negras
Quando: Sábado (25) das 16h às 17h
Onde: Casa de Cultura de Parelheiros - R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari, São Paulo - SP, 04891-020
Sinopse: O show Heroínas Negras convida Zungueiras reúne rap, reggae, samba e poesia em uma homenagem às mulheres negras que marcaram a história do Brasil e da diáspora africana. Amanda NegraSim, em parceria com o coletivo Zungueiras, apresenta músicas autorais, releituras e intervenções poéticas que exaltam personalidades como Dandara, Tereza de Benguela, Maria Filipa, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro. O espetáculo celebra a ancestralidade, a resistência e o protagonismo da mulher negra periférica por meio da arte e da música.

Atração: Angelica Ribeiro Conexão Latina
Quando: Sábado (25) das 14h às 15h
Onde: Casa de Cultura de Santo Amaro - Julio Guerra - Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04751-030
Sinopse: Angelica Ribeiro é uma cantora paulistana que combina a riqueza da música brasileira com a energia dos ritmos latinos. Influenciada pelo Pop, MPB, R&B, Soul, Samba, Pagode e Reggae, construiu uma trajetória marcada pela versatilidade e pela conexão genuína com o público.

Com formação em canto, violão e piano, faz da música sua missão de vida, levando emoção e personalidade a cada apresentação. Atualmente, se apresenta em eventos corporativos, casamentos, festas e bares, em formato acústico voz e violão ou acompanhada por banda.

Atração: Intervenção Arte Periférica
Quando: Domingo (26) das 15h às 16h
Onde: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila Sao Pedro, São Paulo - SP, 04676-110
Sinopse: O projeto Arte Periférica é uma intervenção artística realizada pela artista urbana Gisele Pinheiro, que apresenta obras em vídeo e materiais visuais produzidos ao longo de sua carreira. A ação acontece em equipamentos culturais públicos, em temática ao dia das Mulheres Negras e da Semana da Mulher Africana na Cidade de São Paulo, ocupando o espaço com trabalhos que refletem sua trajetória artística e pesquisa.

Atração: DIVAS - 2ª Edição de Comemoração da Mulher Negra Latino - Americana e Caribenha
Quando: Domingo (26) das 16h às 17h
Onde: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila Sao Pedro, São Paulo - SP, 04676-110
Sinopse: O evento "DIVAS – 2ª Edição de Comemoração da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha" é uma intervenção artística que promove o protagonismo feminino e fortalece a cultura afrodescendente. Com atividades gratuitas com performances 1x1, reúne mulheres da cena do hip-hop em um espaço de expressão, encontro e fortalecimento coletivo.

Atração: Mix Como Eu
Quando: Domingo (26) das 19h às 20h
Onde: Casa de Cultura de Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares, São Paulo - SP, 08460-1610
Sinopse: Mix Como Eu é um show que traduz a essência artística de LETT, cantora, rapper e compositora nascida e criada em Heliópolis. Em uma apresentação vibrante, a artista conduz o público por uma trajetória de vivências, conquistas, reflexões e celebrações, reunindo músicas autorais que dialogam com autoestima, pertencimento, ancestralidade, sonhos e transformação

Atração: Show Ana Preta
Quando: Domingo (26) das 18h às 19h
Onde: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila Sao Pedro, São Paulo - SP, 04676-110
Sinopse: O show de Ana Preta combina letras conscientes e batidas dançantes em um repertório que dialoga com a cultura Hip-Hop. A apresentação integra música e dança, valorizando a potência artística e cultural desse movimento.

Atração: Contação de Histórias Pretinhas
Quando: Quinta-feira (30) das 10h às 11h
Onde: Casa de Cultura do Itaim Paulista - R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles, São Paulo - SP, 08142-444
Sinopse: Tatidara é uma princesa guerreira que conta histórias de sua ancestralidade vinda dado Continente africano, são histórias pretinhas, onde os protagonistas são negros contando histórias negras. Histórias sobre cultura, ancestralidade e pertencimento para empoderar crianças pretas e educar crianças não pretas.

Atração: Jheni MC
Quando: Sexta-feira (31) das 10h às 11h
Onde: Casa de Cultura Tremembé - Rua . Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé, São Paulo - SP, 02350-000
Sinopse: Jheni MC leva ao palco a força da nova geração do Rap nacional. Com letras marcantes e muita autenticidade, a artista apresenta músicas autorais que falam sobre sonhos, resistência, empoderamento feminino e vivências da juventude periférica, celebrando a cultura Hip Hop como ferramenta de transformação social.

Fonte: Buriti Comunicação

Outras notícias

OTHOÁ apresenta Barroco Tropical em espetáculo gratuito na Casa Natura Musical.
Com participações de Felipe Cordeiro, Patrícia Bastos, Dante Ozzetti, Manoel Cordeiro e Zé Pitoco, a estreia da big band reúne diferentes territórios musicais brasileiros em um encontro entre conscientização e afeto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/othoa+apresenta+barroco+tropical+espetaculo+gratuito+casa+natura+musical.php

Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vídeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php

44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o país no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artístico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php

Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php

Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php

Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artística e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crítico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php

Coletivo Noroest estreia espetáculo de dança Manifesto de Concreto no Teatro Paulo Eiró.
Espetáculo que une dança, teatro e circo revisita a Greve dos Queixadas, uma das mais importantes mobilizações de trabalhadores do país, para refletir sobre memória, território e as lutas das periferias no presente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+noroest+estreia+espetaculo+danca+manifesto+concreto+teatro+paulo+eiro.php

Literatura de cordel ganha Cordelteca em Parelheiros pelo projeto Gira Perifa.
O evento é gratuito e contará com apresentações musicais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/literatura+cordel+ganha+cordelteca+parelheiros+pelo+projeto+gira+perifa.php

Gabriela Winter anuncia novas datas da temporada especial de dez anos de Catadora de Ilusões.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela com delicadeza e sensibilidade o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gabriela+winter+anuncia+novas+datas+temporada+especial+dez+anos+catadora+ilusoes.php

Buena Onda Reggae Club faz show gratuito no Tendal da Lapa celebrando 10 anos de carreira.
Apresentação acontece em 16 de agosto, domingo, e integra circuito de shows comemorativos de uma década da banda que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buena+onda+reggae+club+faz+show+gratuito+tendal+lapa+celebrando+anos+carreira.php

Centro de Música Brasileira apresenta recital com obras de 16 compositores diferentes.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+apresenta+recital+com+obras+compositores+diferentes.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Duna e Cia Laclass.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+duna+cia+laclass.php

NEFELIBATO, monólogo de Luiz Machado, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 (Espaço Experimental).
Escrita por Regiana Antonini, com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, e indicada ao Prêmio Cenym na categoria de melhor ator e pelo Prêmio Aplauso Brasil na categoria especial como Destaque do ano, a peça apresenta um equilibrista que vive entre lucidez e loucura
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nefelibato++luiz+machado+sao+paulo+curta+temporada+teatro+b32+espaco+experimental.php