Casa da Fotografia Fuji abre inscrições para Leitura de Portfólios, um raro projeto para fotógrafos iniciantes
Programa vem alcançando grande procura e, neste ano, foi organizado um segundo grupo

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

O Programa de Leitura de Portfólios da Casa da Fotografia Fuji está com inscrições abertas de 20 de setembro a 20 de outubro. A novidade é que está é a segunda vez no ano que o programa será realizado. Segundo Rosely Nakagawa, curadora e organizadora do projeto, a intensa procura – e interesse - pela primeira oportunidade que o fotógrafo tem de expor seu trabalho foi fator fundamental na decisão da Casa da Fotografia Fuji de organizar a segunda versão de 2001.Para participar, o candidato não precisa ser um profissional, mas deve ter um portfólio para apresentação. Com o material em mãos, pode candidatar-se a uma das vagas, tendo a possibilidade de apresentar seu trabalho para avaliação de profissionais, sem contar que, caso seja escolhido, integrará uma mostra coletiva ao final do processo.Para esta segunda etapa, foram introduzidas certas modificações com a finalidade de aperfeiçoar e qualificar o atendimento a todos. A participação de pessoas residentes em outras cidades é uma das mudanças. Além dos fotógrafos paulistanos, podem participar moradores da região do ABC e da cidade de Santos, litoral paulista.Outra novidade é a escolha de um tema: "Fotografia de Rua", que abrange cenas, pessoas, lugares, arquitetura e cotidiano. O objetivo é aperfeiçoar este segmento temático que, pela ampla abordagem, permite reflexões sobre a linguagem fotográfica em diversas situações.O Programa de Leitura é composto basicamente por reuniões coletivas e individuais com Rosely Nakagawa, à frente do projeto desde sua criação, há seis anos. As demais atividades incluem a participação de um fotógrafo convidado para palestra e projeções do próprio trabalho sobre o tema; visitas monitoradas ao Laboratório profissional FUJIFILM; e uma leitura guiada à Biblioteca da Casa da Fotografia Fuji.Ao final do programa, será organizada a exposição. Neste momento, contam mais pontos os candidatos que apresentarem melhor desempenho e participação intensiva nas atividades aplicadas.

Como Participar

Os interessados podem inscrever-se apresentando uma média de 20 fotografias ampliadas, contendo obrigatoriamente um mínimo de 10 imagens relacionadas ao tema proposto. Deverão ser entregues em papel, cor ou PB, em formato mínimo de 20x25 ou 24x30cm, sem molduras. Não serão aceitas ampliações em tamanho menor que o mencionado, nem cromos de qualquer formato. Os trabalhos somente serão aceitos com currículo e identificação (nome, endereço, telefone e e-mail). Não serão aceitas inscrições de pessoas residentes em outras localidades (além das mencionadas) e os trabalhos apresentados somente serão retirados após o anúncio da seleção final. Os selecionados serão anunciados dia 29 de outubro.

Requisitos para inscrição:residir em São Paulo, ABC e Santos, apresentar curriculum contendo também a identificação (nome, endereço, telefone, email)apresentar portfólio contendo aproximadamente 20 imagens, incluindo, obrigatoriamente, um mínimo de 10 imagens relacionadas ao tema propostoas imagens deverão ser ampliadas em papel, cor ou PB, em formato mínimo de 20 x 25cm ou 24x30cm, sem molduras. Não serão aceitos cromos de qualquer formato.

Local:

Entrega de portfólios: Biblioteca da Casa da Fotografia FujiLocal: Av. Vereador José Diniz, 3.400 – Mezanino – Campo Belo – São Paulo/SPData: de 20 de setembro a 20 de outubro de 2001

Horário: das 14h30 às 17h30

Informações: (11) 5091.4077

[ Imprima ] esta reportagem

Publicado no Sampa Online ( www.sampaonline.com.br ), o portal da Zona Sul de São Paulo