Casa Natura Musical promove "festival de festivais" na programação do projeto Sala da Casa

Setembro 10, 2020

O período de isolamento social acabou provocando iniciativas diferenciadas para estimular a interação e a criação artística em seus mais diferentes modos de expressão. Festivais de todo o país, por exemplo, tiveram que repensar seu formato, adiaram suas edições e, muita vezes, optaram por edições online.

Para dialogar com iniciativas que se empenham em manter a cadeia produtiva da música em movimento, a Casa Natura Musical convidou um total de 15 festivais, com representantes de todas as regiões do Brasil e dos mais diversos estilos, para montar sua programação de lives musicais entre 11 de setembro e 11 de outubro.

Cada festival irá assinar a curadoria de um dia da programação e essas 15 lives irão ao ar no perfil da Casa Natura Musical no Instagram sempre de sexta à domingo, às 19h, integrando a Sala da Casa, projeto de lives intimistas com nomes relevantes da música brasileira que estreou em março, logo que a Casa precisou adiar sua programação devido à crise do novo coronavírus.

"Nosso ponto de partida para a escolha desses 15 festivais foi uma junção de relevância e pluralidade. Queríamos contemplar o máximo de estados brasileiros, perfis de público e estilos musicais", conta Laura Damasceno, curadora da Sala da Casa e responsável pelo setor de novos projetos na Casa Natura Musical.

Os eventos e respectivos artistas escolhidos para integrar a programação do "Sala da Casa – Festivais" são: Festival Timbre (Black Pantera), Festival Sons da Rua (ENME), Festival Rec-Beat (Bione), Festival Marsha! (Verônica Valenttino e Marina Mathey), Festival Se Rasgum (Felix Robatto), Festival FNMH2 (Odisséia das Flores), Festival COMA (Adriah), Bourbon Street Fest (Nuno Mindelis), BREVE Festival (Clara x Sofia), Festival de Inverno de Garanhuns (Martins), Festival BR 135 (Criola Beat), Festival Forró da Lua Cheia (Cao Laru), Festival Coolritiba (Jovem Dionísio), Festival MIMO (Duda Brack) e Festival Psicodália (Gloire ILonde).

11/09, sexta-feira - Festival Timbre. Show: Black Pantera
12/09, sábado - Festival Sons da Rua. Show: ENME
13/09, domingo - Festival Rec-Beat. Show: Bione

18/09, sexta-feira - Festival Marsha! Show (inédito): Verônica Valenttino + Marina Mathey
19/09, sábado - Festival Se Rasgum. Show: Felix Robatto
20/09, domingo - Festival FNMH2 (Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop). Show: Odisséia das Flores

25/09, sexta-feira - Festival COMA. Show: Adriah
26/09, sábado - Bourbon Street Fest. Show: Nuno Mindelis
27/09, domingo - BREVE Festival. Show: Clara x Sofia

02/10, sexta-feira - Festival de Inverno de Garanhuns. Show: Martins
03/10, sábado - Festival BR 135. Show: Criola Beat
04/10, domingo - Festival Forró da Lua Cheia. Show: Cao Laru

09/10, sexta-feira - Festival Coolritiba. Show: Jovem Dionísio
10/10, sábado - Festival MIMO. Show: Duda Brack
11/10, domingo - Festival Psicodália. Show: Gloire ILonde

Sobre as ações remotas da Casa Natura Musical

Além do Sala da Casa, também está em curso no Instagram o projeto semanal Afetos, que acontece às quintas-feiras, às 19h, com conversas cheias de conteúdo e carinho entre dois importantes nomes da cultura, partindo de um assunto específico e se desdobrando sempre em boas histórias. E a Casa oferece ainda lives especiais em homenagem à datas comemorativas e às figuras importantes da música brasileira.

Também foram realizados lançamento dos discos de Illy ("Te Adorando Pelo Avesso"), Mahmundi ("Mundo Novo"), Hamilton de Holanda ("Canto da Praya") e Rico Dalasam ("Dolores Dala Guardião do Alívio") em parceria com a Rádio CBN.

Desde agosto, a Casa firmou parecia de conteúdo com a Faculdade Descomplica para oferecer mensalmente conversas entre dois artistas com temas que se relacionam com cultura e educação – na primeira edição, participaram Mc Tha e Leci Brandão.

A programação criada durante o isolamento social inclui também as séries de vídeos desenvolvidas para o novo canal da Casa Natura Musical no Youtube: "Faixa a Faixa", "Já Ouviu" e "Com a palavra", sendo esse último focado em produtores de conteúdo que fazem a diferença não só na música, mas também no audiovisual, artes plásticas, design e literatura.

E completando as inovações dessa nova fase, está a edição online da festa Pajuball em parceria com o coletivo Amem, que destinou toda receita arrecadada com a venda de ingressos para o #AmemEmCasa, projeto criado pelo Coletivo AMEM para ajudar pessoas negras LGBTQIA+ em tempos de isolamento social.

Casa Natura Musical

Com mais de 400 shows de 200 artistas diferentes, a Casa Natura Musical completa três anos em 2020. Inaugurada em maio de 2017, a Casa dá voz a diferentes ritmos, movimentos e artistas por meio de uma programação pulsante e plural. Mais que uma casa de shows, a Casa Natura Musical atua como um equipamento cultural, promovendo reflexões com o público em busca de um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos canais de comunicação.

Sobre a Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.

Serviço
Casa Natura Musical
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br e www.sympla.com.br
https://www.facebook.com/CasaNaturaMusical
https://www.instagram.com/casanaturamusical/
www.twitter.com/casanaturamus