Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa Mestre Ananias apresenta Oficinas, Capoeira e Samba de Roda no Sesc Vila Mariana
Janeiro 11, 2016

A Casa Mestre Ananias surgiu da união de capoeiras que frequentavam a tradicional roda formada na Praça da República, no Centro de São Paulo, nos anos 90. Agora instalada na região do Bixiga, na Bela Vista, a Casa configura-se como um espaço de vivência, onde são desenvolvidas diversas atividades destinadas à transmissão oral e difusão do Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade. Suas bases estão firmadas nas tradições populares afro-brasileiras, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulistana, por meio da capoeira tradicional e do samba de roda.

Para a tarde no Sesc Vila Mariana, a Casa Mestre Ananias propõe um momento intenso, com as atividades que materializam o conceito de disseminação da cultura afro-brasileira.

Para dar início às atividades do dia, às 14h o grupo apresentará o processo de preparo da Paçoca no Pilão, enquanto ao mesmo tempo é construído um Estandarte, contando as experiências dessa ação na comunidade em que está inserida a Casa de Mestre Ananias e o significado dessa coroação nas manifestações da Cultura Popular. Durante todo o processo, os membros da equipe participam cantando as músicas tradicionais de trabalho no momento de fazer a Paçoca no Pilão.

A partir das 15h, o público presente à Praça de Eventos terá a oportunidade de assistir e vivenciar a Roda de Capoeira. Sob o comando de Mestre Ananias, os capoeiras - que participam da tradicional roda formada na Casa todas as terças-feiras – farão uma demonstração da modalidade e também participarão de uma roda de conversa em que serão abordados aspectos da história dessa manifestação em São Paulo. Os presentes serão convidados a participar de atividades que permitem a vivência da Capoeira de forma lúdica.

Para finalizar, Mestre Ananias conduz uma apresentação de Samba de Roda, a partir das 16h30. Originário do Recôncavo Baiano, o Samba de Roda é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade e tem em São Paulo o Ponto de Cultura Casa Mestre Ananias como sua morada. A música será executada com todas suas particularidades e o público será convidado a participar, cantando, dançando e vivenciando essa manifestação da cultura afro-brasileira. Mestre Ananias contará com a presença do grupo Garoa do Recôncavo, sediado também em seu Ponto de Cultura, no Bixiga.

Para participar das atividades, não é necessária a retirada de ingressos, bastando comparecer ao local, a partir das 14h.

Serviço

Atividades com a Casa Mestre Ananias
Dia 16 de janeiro, sábado

Oficinas de Estandarte e Paçoca no Pilão
Dia 16 de janeiro, sábado, a partir das 14h
Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 pessoas)
Duração: 180 minutos
Livre
Grátis

Roda e Oficina de Capoeira
Dia 16 de janeiro, sábado, a partir das 15h
Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 pessoas)
Duração: 90 minutos
Livre
Grátis

Samba de Roda
Com Mestre Ananias e Garoa do Recôncavo
Dia 16 de janeiro, sábado, a partir das 16h
Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 pessoas)
Duração: 90 minutos
Livre
Grátis