Casa Mário de Andrade oferece programação sobre cultura indígena

Abril 30, 2018

Para lembrar o importante trabalho de Mário de Andrade sobre as diversas culturas brasileiras, a casa cultural preparou atividades especiais sobre a cultura indígena.

Abrindo a programação, o espetáculo Além da Outra Margem do Rio será apresentado nos dias 4 de maio e 15 de junho, sextas, às 20h. As lendas dos povos indígenas são o tema da temporada realizada pelo grupo Encenação de São Paulo, dirigido por F.E. Kokocht, descendente dos Caruanas do Marajó. O público será convidado a viajar pelas lendas de Matinta Pereira, Boiúna, Cobra Grande e Uirapuru, que fazem parte do universo indígena paraense.

Já no dia 18 de maio, também sexta, das 15h às 17h, na atividade Os Fios da Memória na Tradição Indígena, os participantes mergulharão no romance Macunaíma, de Mário de Andrade. A proposta da coordenadora Mirtes Mesquita é aprofundar o conhecimento das lendas indígenas coletadas por Couto de Magalhães, escritor e folclorista brasileiro, por meio da leitura e da narração de histórias. Será um encontro de diferentes gerações, guiado por contos e ilustrações.

Para fechar as celebrações, o filme A’uté A’uwê Uptabi: ser criança A’uwê, de 2018, será exibido no museu, no dia 13 de junho, quarta, às 19h. Logo depois, acontece uma palestra com Cristina Flória, diretora do filme, onde o público terá a oportunidade de conhecer as brincadeiras, o dia a dia e o universo das crianças da aldeia Xavante Pimentel Barbosa, da região do Cerrado, em Mato Grosso.

Serviço
Programação Cultura Indígena
Datas e Horários:

Espetáculo: Além da Outra Margem do Rio
Sextas, 4 de maio e 15 de junho, às 20h

Os Fios da Memória na Tradição Indígena
Sexta, 18 de maio, das 15h às 17h

Filme A’uté A’uwê Uptabi: ser criança A’uwê
Quarta, 13 de junho, às 19h

Local: Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
Mais informações: 3666-5803