Casa Guilherme de Almeida oferece atividades sobre teatro e comunicação digital

Abril 03, 2019

Você já tem programação para o mês de abril? A Casa Guilherme de Almeida – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – organizou oficina e mesa-redonda para quem se interessa por teatro, literatura, arte, comunicação e tecnologia. As atividades são gratuitas, livres e abertas ao público.

A partir do dia 4 de abril, o museu abre suas portas para a oficina Intervenções Cênicas, que acontecerá às quintas-feiras dos meses de abril, maio e junho, sempre das 18h às 21h. A atividade, que será coordenada por Fernanda Assef, baseia-se na obra teatral de Guilherme de Almeida, que colaborou com o Teatro Brasileiro de Comédia por cinco décadas. Os participantes trabalharão com peças escritas pelo poeta e patrono da Casa, a fim de montar uma intervenção – com preparação corporal e vocal –, que será apresentada no museu. Assef é atriz, diretora teatral, arte-educadora e produtora.

E, no dia 27 de abril, das 15h às 17h, será a vez da mesa-redonda com o escritor italiano Massimo Canevacci, que tratará da importância da comunicação visual-digital para as investigações antropológicas. Na ocasião, também será lançado seu livro mais recente, Antropologia da Comunicação Visual (2018), da Editora Perspectiva. O autor, que tem doutorado em Letras e Filosofia, também atua como etnógrafo e antropólogo.

Sobre a Casa Guilherme de Almeida
Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. O espaço integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Sobre a Poiesis
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço:

Intervenções Cênicas
Quintas-feiras, entre 4 de abril e 27 de junho – das 18h às 21h

Antropologia da Comunicação Visual
Sábado, 27 de abril – das 15h às 17h

Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Fonte: marcelareis@poiesis.org.br