Casa do Teatro realiza sua tradicional Programação de Férias entre 13 e 30 de janeiro

Janeiro 08, 2020

A já tradicional Programação de Férias da Casa do Teatro – escola integrada ao Centro de Artes e Educação Célia Helena, dirigida por Lígia Cortez – oferecerá, entre os dias 13 e 30 de janeiro, uma série de atividades para que o público possa aproveitar o período de forma lúdica, criativa e instigante.

Desta maneira, as crianças e jovens terão à disposição nas duas unidades da Casa do Teatro Itaim (Av. São Gabriel, 462) e Pacaembu (Rua Armando Penteado, 311), uma programação especialmente elaborada em diferentes linguagens artísticas como, teatro, circo, artes plásticas, música e teatro, para as seguintes faixas etárias: 4 a 6 anos, 7 a 11 anos e a partir de 12 anos.

As atividades ocorrem às segundas e quartas na unidade Itaim e terças e quintas na unidade Pacaembu, sempre das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas no site da Casa do Teatro (http://www.casadoteatro.com.br/ferias/), por telefone ou pessoalmente nas duas unidades. Cada oficina tem duração de 3h, com limite de 20 vagas.


Para os pequenos de 4 a 6 anos haverá oficinas com brincadeiras e brinquedos populares, inspiradas nos estudos da pesquisadora, educadora e pianista Lydia Hortelio, responsável por dedicar seu trabalho à pesquisa etnomusical da cultura de infância, baseando-se nas cantigas que acompanham o brincar das crianças, especialmente no interior do Brasil.

Jogos desafios e mistérios darão o tom das atividades dos participantes na faixa entre 07 e 11 anos. Já os adolescentes a partir de 12 anos participarão de oficinas em que irão explorar as diversas formas de improviso.

Programação de férias
Valor para cada atividade: R$ 140,00, com descontos para ex-alunos, irmãos, grupos ou pacotes de atividades
Número de vagas para cada atividade: 20
Unidade Itaim - Av. São Gabriel, 462 - (011) 3884-8294
Dias: 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de janeiro, das 14h às 18h
Unidade Pacaembu - Rua Armando Penteado, 311 - (011) 3826-6624
Dias: 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de janeiro, das 14h às 18h
Duração por atividade: 3h
OBS: Descontos especiais para inscrições de irmãos e grupos
Formas de pagamento: cheque, dinheiro ou cartão.

DE 4 A 6 ANOS

Fazendo arte no mundo da música
Nesta oficina, as crianças irão vivenciar novas maneiras de usar a música como ferramenta de brincadeira, explorando a imaginação por meio dos jogos dramáticos.

Transformando história em brinquedo
As crianças, nesta oficina, irão usar a sua criatividade para construir brinquedos e recontar histórias.

Brincando na rua, as férias brasileiras
As crianças irão ressignificar, nos espaços internos da Casa do Teatro, as brincadeiras mais tradicionais de rua do Brasil.

Rimando e brincando
Nesta oficina as crianças irão explorar o mundo da imaginação com rimas e muito faz de conta, exercitando a criatividade com palavras.

Papelando ideias
Crianças amam trabalhos manuais e nesta oficina elas irão brincar com papéis, dando formas às suas ideias e construindo brinquedos e brincadeiras.

Desafiando a arte de ser criança
As crianças irão usar imaginação para desvendar desafios que envolvem perspectivas, relações, histórias e sentidos, usando diferentes materiais, cores e tamanhos.

DE 7 A 11 ANOS

Detetives do museu
Os participantes farão parte de uma equipe de detetives que tem como objetivo investigar a verdadeira história por trás de um quadro famoso.

Dentro do jogo
Nesta oficina, os participantes saem do mundo digital e experienciam um jogo de trilhas em que cada um é uma peça. Para chegar ao final, todos devem completar incríveis desafios.

Jogo das nações
Nesta oficina, os jogadores têm como objetivo trazer equilíbrio entre as nações. Jogo lançado, tudo depende de cada um e da ação do coletivo para vencer.

O grande enigma
Uma pista que leva a outra e a outra e assim por diante, até que todos os participantes consigam relacionar coletivamente todas as pistas e desvendar um grande enigma.

Mistério no set de filmagem
Algo muito estranho aconteceu no set de filmagem e para concluir a produção do filme, o mistério terá que ser desvendado.

Os fantasmas na ópera
Nesta oficina, é encenado o sumiço de um maestro, em que todos são suspeitos, até que provem o contrário.

A PARTIR DE 12 ANOS

Ação e improviso
Improviso é verbo, é ação, é exercitar a espontaneidade. Nesta oficina os jovens irão viver de maneira divertida e recheada de emoção a arte do improviso.

Luz, câmera e improvisação
Nesta oficina os adolescentes serão autores de um roteiro baseado em jogos de improviso em que o produto final será um vídeo produzido por eles.

Numa folha qualquer, improvise o que quiser
A oficina propõe uma introdução prática ao processo criativo autoral através do improviso e de suas possibilidades cênicas na relação com o outro e na construção de um olhar poético sobre o mundo.

Jogos performativos
Nesta oficina os participantes mergulharão na arte de presentificar o momento nas situações mais imprevisíveis, por meio de jogos performativos.

Videoarte
O vídeo como suporte da arte, a arte por meio do vídeo. Nesta oficina, tintas, atores e mídias misturam-se e completam-se.

Viewpoints
Os participantes terão contato com uma das mais conhecidas técnicas de improvisação em grupo, que irá ajudar a ampliar suas percepções estéticas, dando ferramentas para o jovem criador se expressar coletivamente.