Casa de Dona Yayá é atração da Jornada do Patrimônio

Agosto 14, 2019

O Centro de Preservação Cultural da USP abrirá a Casa de Dona Yayá nos próximos dias 17 e 18 de agosto, das 9h às 17h, para participar de mais uma edição da Jornada do Patrimônio, com o tema "Memória Paulistana". O CPC-USP, como órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo que tem como papel promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, apoia e participa do evento incentivando reflexões a respeito da arquitetura do imóvel, da história do bairro e da personagem Dona Yayá.

Organizada pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o objetivo da Jornada do Patrimônio é estimular a população a reconhecer os patrimônios históricos e culturais paulistanos, que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade. O evento visa, ainda, a compartilhar e fortalecer iniciativas de valorização do patrimônio cultural paulistano que procuram trabalhar os distintos territórios, evidenciando as particularidades históricas e aspectos contemporâneos de todas as regiões da cidade.

Programação CPC-USP

Visitação: Casa de Dona Yayá

Dias 17 e 18/08, das 9h às 17h – visitas mediadas às 12h

A Casa de Dona Yayá, tombada como patrimônio his­tórico de São Paulo, guarda a memória de sua ilustre moradora, Sebastiana de Mello Freire, e do bairro da Bela Vista. Visitas mediadas às 12h. Mediação: Maria Del Carmen Hermida Martinez Ruiz (educadora).

Exposição: Museus e Acervos da USP

Dias 17 e 18/08, das 9h às 17h

A mostra apresenta, por meio de painéis fotográficos, os acervos e coleções dos museus, centros de memó­ria e documentação, centros de divulgação cultural e científica da Universidade de São Paulo. Realização: CPC/PRCEUReitoria da Universidade de São Paulo.

Música: CoralUSP Dona Yayá; A música do Bixiga e de São Paulo

Dia 17/08, às 15h

O coral apresenta "A música do Bixiga e de São Paulo".sob a coordenação de Mauro Aulicino, O repertório vai de Adoniran Barbosa a compositores atuais, como Kiko Dinucci e Bruno Brasil. Regência e coordenação de Mauro Aulicino.

Música: Grupo Ô de Casa; Sarau caipira

Dia 18/08, às 11h

O grupo, dedicado à pesquisa e divulgação da cultu­ra tradicional brasileira, interpreta canções, textos e poemas que representam a cultura caipira.

Oficina: Caminhar, experimentar, compartilhar - contruindo o patrimônio andando pela cidade
Dia 18/8, das 14h às 17h

A oficina pretende explorar uma das mais potentes ferramentas de percepção e exploração das referências culturais urbanas: o mero ato de caminhar, propondo a descoberta da cidade numa experiência subjetiva e compartilhada. Mediação: Gabriel Fernandes.

Serviço:

Dias: 17 e 18/08, das 9h às 17h
Local: Casa de Dona Yayá
Entrada Franca