Casa das Rosas traz, em março, programação diversificada

Fevereiro 26, 2020

Local de referência na área de literatura em São Paulo, a Casa das Rosas oferece uma programação variada para admiradores, pesquisadores e praticantes de criação poética e musical no mês em que se comemora o Dia Mundial da Poesia. O museu programou um curso sobre a obra do russo Vladímir Maiakóvski – uma das referências dos poetas que criaram a poesia concreta no Brasil –, uma apresentação de música experimental, uma oficina para quem quer começar a escrever poemas e um stand-up com a escritora e compositora Patrícia Meira.

Concentrada em livros de autores que foram referências para o poeta Haroldo de Campos, patrono da Casa, a série de encontros de Páginas Abertas: poéticas sincrônicas promove o curso A poesia de Vladímir Maiakóvski às quintas-feiras de 5, 12, 19 e 26 de março, das 19h às 21h. O poeta, tradutor e editor Paulo Ferraz vai abordar a vida, paixão e militância de Maiakóvski, poeta, dramaturgo e designer de cartazes conhecido entre os bolcheviques que revolucionaram também a poética do século XX. Um dos destaques é mostrar como sua obra é marcada pela criatividade e por desejo de mudança. As inscrições estão abertas pelo site do museu (link em Serviço).

No sábado, dia 7/03, a partir das 19h, composições inéditas em música experimental e erudita contemporânea serão apresentadas pelo Coletivo Capim Novo em Sinestesia: concretos sonoros. O coletivo funciona como um espaço de livre criação com foco na difusão da música autoral e suas possibilidades em diferentes desdobramentos estéticos, surgindo a partir da junção entre professores e alunos da Escola de Música do estado de São Paulo (EMESP). Nessa atividade, o grupo apresentará músicas inspiradas em poemas de Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, que formavam o Grupo Noigandres nos anos 1950 e influenciaram composições do movimento da tropicália.

Em data próxima do Dia Mundial da Poesia (21 de março), o museu oferecerá a oficina Eu não sei fazer poesia, mas que se f*da (cujo título é inspirado na música "Não uso sapato" da banda Charlie Brown Jr.), com encontros às terças-feiras, 10, 17, 24 e 31/03, das 19h às 21h. A oficina é voltada tanto para pessoas que nunca escreveram poemas, buscando despertar a criatividade desse público por meio da escrita, como para as que já tentaram, mas desejam esclarecer dúvidas sobre o processo de criação poética. Reynaldo Damazio, crítico literário, escritor e coordenador do Centro de Apoio ao Escritor (CAE) da Casa das Rosas, vai aplicar a atividade que está com inscrição aberta (link em Serviço).

Já o Expresso Poesia: o stand-up poético da Casa das Rosas recebe, desta vez, a romancista, compositora e oficineira Patrícia Meira no Dia Mundial da Poesia, em 21/03, às 15h. Nascida e criada em Itajuípe (BA), Patrícia pesquisa novos slams e venceu em competições nesse formato, como no Slam da Guilhermina. A escritora – que tem livros publicados de forma independente, entre eles "Por amar outra mulher Resisto" e "Emaranhado" –, apresentará nesse recital alguns dos seus textos autorais.

Ainda no dia 21/03, o público poderá participar de uma viagem pela poesia cantada desde a Grécia Arcaica até o Brasil contemporâneo, conduzida pelo dramaturgo e performer Renato Forin em Costuras poéticas pelo fio da voz, das 19h às 21h. Nesta aula-espetáculo, o também doutor em Letras pela UEL abordará a força da oralidade, o poder da palavra falada e cantada na configuração dos modos de vida de diferentes culturas, além de temas como o nascimento da poesia, da música e do teatro.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura integra a Rede de Museus-Casas Literários, pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis.

A seguir, horários e datas de cada evento, além de links para inscrição do curso e oficina.

Serviço

Curso
PÁGINAS ABERTAS: A POESIA DE VLADÍMIR MAIAKÓVSKI
Coordenação: Paulo Ferraz
5/3 a 26/3 – quinta(s)-feira(s) - 19h às 21h
Inscrição por este link: https://bit.ly/37JYOYu
40 vagas | Faixa etária: livre | Grátis

Música
SINESTESIA: CONCRETOS SONOROS
Com Coletivo Capim Novo
7/3 – sábado - das 19h às 21h
Faixa etária: livre | Grátis

Oficina
EU NÃO SEI FAZER POESIA, MAS QUE SE F*DA
Coordenação: Reynaldo Damazio
10/3 a 31/3 – terça(s)-feira(s) - 19h às 21h
Inscrição: https://bit.ly/2SNPGhp
40 vagas | Faixa etária: livre | Grátis

Recital
EXPRESSO POESIA: O STAND-UP POÉTICO DA CASA DAS ROSAS
Com Patrícia Meira
21/3 – sábado – 15h às 15h30
Faixa etária: livre | Grátis

Aula-espetáculo
COSTURAS POÉTICAS PELO FIO DA VOZ
Com Renato Forin
21/3 – sábado - 19h às 21h
Faixa etária: livre | Grátis

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37 –Bela Vista, São Paulo/SP (Próximo ao metrô Brigadeiro)
55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.