Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade promovem atividades literárias durante o mês de agosto

Julho 27, 2020

Os museus Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, estão com as inscrições abertas para atividades literárias online e gratuitas.

No dia 1 de agosto, sábado das 16h30 às 18h, Pascoal da Conceição encena a performance Mário de Andrade desce aos infernos. O nome é título de um poema de Carlos Drummond de Andrade escrito em memória ao autor modernista. A performance inclui trecho da conferência de 1942, na qual Mário conta sobre sua inspiração dos poemas que inauguraram a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, Conceição recita e interpreta "A Meditação sobre o Tietê", o último poema do autor. A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet. Para realizar sua inscrição, clique aqui.

No mesmo dia, das 19h às 21h, o sarau A plenos pulmões da Casa das Rosas tem o objetivo de incentivar a literatura escrita e falada. O microfone, mesmo em período de distanciamento social, ficará aberto para todos no formato online do sarau. Na edição de agosto, a convidada é Marah Mends, do coletivo "Poesia é da hora". O sarau será realizado em videoconferência no seguinte link: meet.google.com/ada-twog-kjq, e o acesso está sujeito à capacidade de conexão. Caso o participante queira realizar uma leitura durante o sarau, basta preencher o formulário clicando aqui.

O curso Introdução ao Ensaio, ministrado por Julio Mendonça, introduzirá as questões que fazem do ensaio um gênero em permanente transformação e resistente a definições. O ensaio é o gênero literário no qual os conceitos buscam explorar questões e paradoxos com a liberdade do pensamento especulativo. Os encontros serão às quartas-feiras, de 5 a 12 de agosto, das 19h às 21h. As inscrições devem ser feitas por meio deste link até o preenchimento das vagas. O acesso ao ambiente em que serão realizadas as aulas será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição e aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência serão enviados certificados.

Sábado, dia 15, a Casa das Rosas volta com mais uma proposta de sarau, intitulado Sarau Sem Fronteiras, o encontro será um espaço entre escritores latino-americanos. O formato online será aproveitado para transpor fronteiras e criar um espaço de livre compartilhamento poético. A atividade acontecerá das 19h às 21h, por videoconferência, no seguinte link: meet.google.com/nav-wzuz-uqm

Nos dias 19 e 20 de agosto, a Casa das Rosas promove o evento anual Hora H, em homenagem à obra e à memória de Haroldo de Campos, patrono do museu. A celebração tradicional reúne poetas, tradutores, pesquisadores, compositores e amigos para ler poemas e traduções ou interpretar músicas compostas a partir de seus textos. Este ano os encontros serão transmitidos na página da Casa das Rosas no Facebook e no YouTube.


Crédito: André Hoff

Sobre a poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço
MÁRIO DE ANDRADE DESCE AOS INFERNOS – Casa Mário de Andrade
Com Pascoal da Conceição e convidados
Sábado, 1 de agosto, das 16h30 às 18h
Plataforma: GoogleMeet
Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/f3c013d50e1737ca632a8f17e5815afc

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
www.casamariodeandrade.org.br

"A PLENOS PULMÕES" – Casa das Rosas
Curadoria: Paulo D'Auria
Sábado, 1 de agosto, das 19h às 21h
Plataforma: GoogleMeet meet.google.com/ada-twog-kjq
Caso queira realizar uma leitura durante o sarau, preencha o formulário clicando aqui.

INTRODUÇÃO AO ENSAIO – Casa das Rosas
Com Julio Mendonça
Quartas-feiras, 5 e 12 de agosto, das 19h às 21h
Plataforma: GoogleMeet
Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/649c73a98a5b1f897c05b5f18593354d

SARAU SEM FRONTEIRAS – Casa das Rosas
Com Paulo Ferraz e poetas latino-americanos
Sábado, 15 de agosto, das 19h às 21h
Plataforma: GoogleMeet (meet.google.com/nav-wzuz-uqm)

HORA H
Dias 19 e 20 de agosto, às 19h
Plataforma: Facebook e no YouTube.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade: rampa de acesso e elevador
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
www.casadasrosas.org.br