Carolin Overhoff ministra curso de introdução à teoria, história e crítica das artes no Sesc

Setembro 11, 2018

O curso oferece uma abordagem introdutória das teorias, historiografias e critérios de crítica desenvolvidos desde que se pensou sobre as artes na antiguidade grega. Considera que o discurso eurocêntrico acerca das artes pode ser complementado por uma perspectiva que ultrapassa a ideia do fim da disciplina História da Arte, anunciado nos anos 1980, ao contemplar teorias, histórias e críticas desenvolvidas a partir das artes rupestres e ameríndias.

1°Encontro: Por que estudamos as artes e por que as produzimos?
Leitura crítica do filme "Caverna dos Sonhos Esquecidos" do cineasta alemão Werner Herzog - convidado a filmar em tecnologia 3D pinturas rupestres encontradas em 1994 e consideradas as obras de arte mais antigas do mundo realizadas pelo ser humano. Apontam-se as razões que nos levam ao estudo das artes, bem como os limites com os quais nos defrontamos quando produzimos conhecimento acerca delas.

2°Encontro: Como a arte se relaciona com os outros saberes e qual é o seu potencial?
Com base no livro "As Palavras e as Coisas" de Michel Foucault, aborda como o ser humano começou, a partir do Renascimento, a organizar o mundo, primeiro de forma analítica e depois de forma histórica. O autor usa o quadro "As Meninas" de Diogo Velàzquez para explicar as duas grandes revoluções no pensamento humano: o pensamento clássico que analisa o mundo como se fosse um campo interminável de conhecimento e, depois, o pensamento oitocentista que preenche o espaço analítico aberto com histórias sobre os fazeres humanos.

3° e 4°Encontro: Como a filosofia e a teologia se relacionam com as artes?
Discute como, a partir do reconhecimento do poder da arte, tanto filosofia como teologia desenvolveram maneiras de ou controlá-la ou de agredi-la. São apresentadas as diversas estratégias, seja o iconoclasmo com base em ressentimentos religiosos, políticos e estéticos, seja a invenção de acheiropoeitons. Aborda de forma cronológica, desde a Antiguidade grega até o Romantismo, o modo como a filosofia lidou com a arte, procurando colocá-la ao seu serviço e declarando-a morta, até reconhecer novamente, no século XX, seu potencial emancipatório.

5° e 6°Encontro: Qual é a relação entre a história e seus modelos, os estudos da arte e a arte?
Com referência ao historiador britânico E.H. Carr e ao filósofo alemão Walter Benjamin, são introduzidos os conceitos "positivismo", "historicismo" e os modelos evolucionistas e circulares de história. Investiga também como a arte, no caso obras teatrais e cinematográficas, brasileiras, britânicas e americanas, contestam ou afirmam esses modelos.

7°Encontro: O que é crítica da arte?
O encontro possui quatro partes que apresentarão as diferentes abordagens avaliativas da arte. 1° As origens da crítica por meio dos autores que se apoiaram na Poética de Aristóteles. 2° As abordagens pantólogas e biográficas. 3° Tratados e autores que oferecem metodologias orientadoras. 4° Artistas que debateram as diferenças entre as artes e, como elas ofereceram sistemas avaliativos supostamente objetivos.

8° e 9°Encontro: Como a arte é estudada como ciência?
As aulas sinalizam que o estudo científico da arte partiu do estudo da historicidade das artes e que o primeiro paradigma estabelecido - época e estilo - nunca foi quebrado, senão apenas modificado, até o famoso fim da História da Arte em 1983.

10°Encontro: Como se estudam as artes no Brasil?
Esta aula aborda integralmente o caso brasileiro. Discute questões gerais acerca do Brasil e sua condição de ex-colônia, depois a periodização desenvolvida para estudar suas artes e seus mitos fundadores. Introduz a teorização das artes para, no fim, abordar a escrita de manuais, a crítica da arte e a história da arte, bem como a importância de diversas exposições de artistas nacionais e internacionais na divulgação de movimentos e estilos.

Carolin Overhoff é professora no curso de História da Arte da UNIFESP e doutora em Artes Cênicas com pós-doutoramento sênior pela ECA-USP.

Serviço:
Introdução brasileira à teoria, história e crítica das artes
De 19 de setembro a 21 de novembro de 2018, quartas, das 15h às 17h.
Recomendação etária: 16 anos. 30 vagas.
Preço: R$ 60,00 (inteira); R$ 30,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); R$ 18,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação com no mínimo dois dias de antecedência da atividade através do e-mail centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br.

Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30. Tel: 3254-5600.

Fonte: Sesc