Candido Portinari é o artista da semana no MASP

Julho 29, 2020

"Retirantes" (1944), de Candido Portinari (1903-1962), é a obra da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão do trabalho e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 2 de agosto.

Na segunda, 3 de agosto, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.


Crédito: João Musa

"Retirantes" faz parte da série de mesmo nome que inscreveu na arte moderna a memória do sofrimento dos migrantes da seca, que saíram do sertão nordestino em busca de uma vida melhor em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

A pintura também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 29 de julho, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica.

Já na quinta, 30 de julho, o MASP promoverá uma live às 18h no Instagram com Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e João Cândido Portinari sobre a obra e a trajetória do artista de Brodósqui (SP).

João Cândido é professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e escritor. Único filho de Portinari, fundou e atua como coordenador-geral do Projeto Portinari.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Para fazer download da obra "Retirantes", acesse: https://masp.org.br/acervo/obra/retirantes

Candido Portinari
Retirantes, 1944
Acervo MASP
Doação Assis Chateaubriand, 1948