Subprefeitura da Vila Mariana lança campanha antientulho
Abril 20, 2007
.

Uma campanha antientulho será desencadeada hoje na região de Vila Mariana. O objetivo da subprefeitura é diminuir o descarte de objetos volumosos e resíduos de construção civil na via pública. A campanha estará focada em três pontos: mais orientação, melhoria na operação e aumento da fiscalização.

Nos distritos que compreendem a Subprefeitura da Vila Mariana - Moema, Vila Mariana e Saúde -, existem 28 pontos críticos de descarte ilícito de lixo e entulho. São os chamados pontos viciados. A subprefeitura distribuirá 20 mil infomativos e ofícios aos moradores do entorno desses pontos viciados para informá-los sobre os vários aspectos ligados à operação de limpeza e fiscalização de irregularidades.

Os moradores serão informados também do início de funcionamento de um Ecoponto para recebimento de pequenas quantidades de entulho e da necessidade de contratação de caçambas credenciadas no Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) para grandes reformas e construções. Será fornecido ainda um e-mail e um telefone para que todos ajudem a fiscalizar esses descartes irregulares por meio de denúncias anônimas.

A população deve ficar atenta e, ao presenciar uma atitude ilícita, fazer a denúncia pelo telefone 5573-2500.

Identificados os pontos viciados, as equipes de limpeza da subprefeitura intensificarão a retirada desses entulhos e objetos. Após uma reorganização interna, as equipes dobrarão as visitas e remoções.

A campanha vai contar também com uma ajuda importante, que é o início de atividade do primeiro ecoponto na região de Vila Mariana: o Ecoponto Mirandópolis. É outra providência para tentar acabar com o despejo de objetos volumosos e resíduos de construção civil em vias públicas, rios e terrenos baldios que geram problemas de enchente, saúde pública e limpeza.

Poderão ser entregues no Ecoponto, localizado na avenida José Maria Witaker com a avenida Casemiro da Rocha, todos os resíduos da construção civil, como cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Não será recebido lixo reciclável, orgânico, industrial ou hospitalar. O serviço do Ecoponto é gratuito, e o limite diário de recebimento desses materiais por pessoa é de 1 metro cúbico, o equivalente a aproximadamente 25% de uma caçamba, ou a uma caixa-d’água de mil litros.

O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço de recolhimento de entulho no Ecoponto é diário e em horário apropriado, não provocando incômodo por barulho e acúmulo de resíduos. O entulho será encaminhado à unidade de reciclagem localizada no Aterro Itaquera, onde será transformado em agregado para pavimentação de ruas. O material sem possibilidade de aproveitamento será levado para os aterros sanitários.

Fiscalização

Jogar entulho na rua e em terrenos privados é crime e passível de multa. A Subprefeitura intensificará a fiscalização, com punição e cobrança de multa dos infratores.

Em um terreno baldio localizado na avenida Ricardo Jafet, 510, por exemplo, foram aplicadas 35 multas, no valor total de R$ 4.900. A empresa Tagerpel Comércio e Serviços de Aparas de Papel Ltda. foi a primeira a ser flagrada pela equipe da Subprefeitura da Vila Mariana, durante operação no mês de março, na avenida Ibirapuera. Um caminhão com o nome da empresa jogou sacos de lixo na calçada. O proprietário foi multado em R$ 1.000 e indiciado por crime ambiental (Lei nº 9.605/98, artigo 54).

Os “carrinheiros” que forem flagrados despejando entulho nas ruas terão os carrinhos apreendidos e serão conduzidos para o Distrito Policial mais próximo.

 

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo