Abril 25, 2025
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, entre 06 e 11 maio, a peça A Falecida, escrita por Nelson Rodrigues. Protagonizada por Camila Morgado e idealizada pelo diretor Sérgio Módena, o clássico traz no elenco Thelmo Fernandes, Stela Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Claudio Gabriel, Thiago Marinho e Alan Ribeiro. As apresentações acontecem de terça a domingo às 19h, têm entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo.
Escrita em 1953, A Falecida narra o plano de Zulmira, portadora de tuberculose e moradora do subúrbio carioca, que sonha em ter um enterro cheio de luxo e pompa. Dessa forma, ela causaria inveja em sua prima e vizinha Glorinha, com quem, apesar de não falar mais, mantém uma relação inexplicável de competição, tornando-a o centro das atenções e das intrigas familiares.

Segundo o diretor, a encenação propõe uma estética atemporal. No cenário, um grande mausoléu (signo da ostentação social em meio aos mortos) é o espaço por onde os diversos planos de ação irão ocorrer. Os figurinos não buscam a reprodução histórica da década de 50. Ao contrário, parecem apenas evocar um tempo passado, atravessando diversas épocas. A trilha sonora explora o conflito entre o sagrado e o profano.
"Eu e Camila somos apaixonados por esse texto e pelo legado de Nelson Rodrigues. E ela é uma atriz "rodrigueana" por excelência, assim como o Thelmo Fernandes. Esta montagem marca a minha primeira direção de uma obra do Nelson. Estamos criando uma encenação atemporal para a peça, que, originalmente, foi escrita em 1953 e se passa no subúrbio do Rio de Janeiro. Mas Nelson vai além da crônica carioca. Ele radiografa a miséria da alma humana, presente nos mais diversos lugares e épocas", comenta Sérgio Módena sobre a idealização do projeto.
Sobre Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues foi jornalista, cronista, romancista e um dos maiores dramaturgos brasileiros. Nascido em Recife (PE), mudou-se em 1916 para o Rio de Janeiro (RJ). Trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai, Mário Rodrigues. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças a respeito da sociedade.
Sua primeira peça foi "A Mulher sem Pecado", que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso veio com "Vestido de Noiva" que trazia, em matéria de teatro, uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros. Com seus três planos simultâneos (realidade, memória e alucinação), as inovações estéticas da peça iniciaram o processo de modernização do teatro brasileiro. A consagração se seguiria com vários outros sucessos, transformando-o no maior dramaturgo brasileiro do século 20. Em 1962, começou a escrever crônicas esportivas, deixando transparecer toda a sua paixão por futebol. Nelson morreu no Rio de Janeiro no ano de 1980, deixando um legado literário reconhecido internacionalmente.
Serviço
A Falecida
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111, a 200m da Estação Sé do Metrô
Datas: de 06 a 11 de maio de 2025
Horários: de terça a domingo às 19h
Sessão com Tradução em Libras: 09 de maio, sexta-feira, às 19h
Ingressos gratuitos: distribuídos 1h antes da peça, limitados a um ingresso por pessoa, sujeito à lotação do espaço
Classificação indicativa: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Gabriela Winter anuncia novas datas da temporada especial de dez anos de Catadora de Ilusões.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela com delicadeza e sensibilidade o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gabriela+winter+anuncia+novas+datas+temporada+especial+dez+anos+catadora+ilusoes.php
Buena Onda Reggae Club faz show gratuito no Tendal da Lapa celebrando 10 anos de carreira.
Apresentação acontece em 16 de agosto, domingo, e integra circuito de shows comemorativos de uma década da banda que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buena+onda+reggae+club+faz+show+gratuito+tendal+lapa+celebrando+anos+carreira.php
Centro de Música Brasileira apresenta recital com obras de 16 compositores diferentes.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+apresenta+recital+com+obras+compositores+diferentes.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Duna e Cia Laclass.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+duna+cia+laclass.php
NEFELIBATO, monólogo de Luiz Machado, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 (Espaço Experimental).
Escrita por Regiana Antonini, com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, e indicada ao Prêmio Cenym na categoria de melhor ator e pelo Prêmio Aplauso Brasil na categoria especial como Destaque do ano, a peça apresenta um equilibrista que vive entre lucidez e loucura
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nefelibato++luiz+machado+sao+paulo+curta+temporada+teatro+b32+espaco+experimental.php
Casa de Alice realiza edição da feira da Rua Fortunato, na Vila Buarque.
Evento gratuito reúne 40 marcas autorais, gastronomia e experiências criativas em um dos endereços mais tradicionais da economia criativa paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+alice+realiza+edicao+feira+rua+fortunato+vila+buarque.php
Grupo Corpo Molde faz apresentações gratuitas do espetáculo de dança 3ª.
Coreografia que investiga as marcas da guerra sobre o corpo encerra trilogia dedicada às questões humanitárias e ocupa a cena com dez bailarinos e grades metálicas que se reconfiguram ao longo da obra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+corpo+molde+faz+apresentacoes+gratuitas+espetaculo+danca+3ª.php
Sesc Belenzinho apresenta Helena Black, a drag queen contadora de histórias.
A programação acontece de 22 de agosto a 13 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+belenzinho+apresenta+helena+black+drag+queen+contadora+historias.php
Sucesso de público e crÃtica, Poema Suspenso para uma Cidade em Queda, da Cia. Mungunzá, ganha nova temporada na Funarte SP.
Espetáculo dirigido por Luiz Fernando Marques, aborda o sentimento de imobilidade vivido pelas pessoas nos dias de hoje.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sucesso+publico+critica+poema+suspenso+para+uma+cidade+queda+cia+mungunza+ganha+nova+temporada+funarte.php
Em agosto, espaço ºAndar, tem programação intensa com teatro e cursos todos os dias da semana.
Entre os destaques do mês, estão os espetáculos
https://www.sampaonline.com.br/noticias/agosto+espaco+ºandar+tem+programacao+intensa+com+teatro+cursos+todos+dias+semana.php
Musical O Céu de Bibi Ferreira estreia em São Paulo no Centro Cultural FIESP.
A temporada vai de 20 de agosto a 20 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+ceu+bibi+ferreira+estreia+sao+paulo+centro+cultural+fiesp.php