Camarim em Cena exibe episódio especial com Zé Celso Martinez Corrêa

Agosto 19, 2020

O Itaú Cultural coloca no ar neste sábado, dia 22 de agosto, às 14h, em www.itaucultural.org.br, uma edição especial do Camarim em Cena, com o diretor, dramaturgo e ator Zé Celso Martinez Corrêa. O programa reúne conversas realizadas entre 2016 e 2019 na sede do instituto, com convidados da dança, do teatro e da música sobre seus processos de criação. Neste episódio da quarta temporada em versão online, apresenta a gravação feita em 2018 com o diretor. Realizada na sede do Teatro Oficina, na conversa com o jornalista e crítico teatral Nelson de Sá, ele fala sobre passagens de sua trajetória teatral e de sua atuação dentro e fora dos palcos na defesa do teatro brasileiro e da liberdade de expressão por meio da arte.


Crédito: Bob Wolfenson

Zé Celso abre o bate-papo cantando: "eu sou o teatro brasileiro, da vida o espelho verdadeiro, sambando nesse carnaval com a minha arte, que é imortal", versos do samba enredo Quatro Séculos de Paixão – História do Teatro Brasileiro, defendido pela Vila Isabel no Carnaval de 1975. "Acredito realmente na eternidade do teatro", assegura. "Senão, seria impossível você fazer uma peça de Shakespeare, fazer uma peça grega. É eterno, porque é natural. O teatro faz parte da vida humana. É a vida humana", conclui.

O criador do Teatro Oficina também fala da apresentação da peça Roda Viva, de Chico Buarque, realizada em 2018, em comemoração aos 50 anos da primeira montagem sobre o texto do cantor e compositor, ainda novato na dramaturgia. Para Zé Celso, a peça tem uma forte essência, além da potência da narrativa e da música do autor na construção do enredo, o qual embasou a versão atual feita pelo Oficina.

Ícone da Tropicália e um dos líderes do movimento contracultural do Brasil, Zé Celso recorda dos tempos de prisão e tortura, em 1964, e do exílio em Portugal e Moçambique. Das lutas destaca ainda a resistência para manter a sede do Teatro Oficina de pé no bairro do Bixiga, em São Paulo, a qual define como uma luta sagrada para a companhia.

Na quarta e última temporada de sua versão online, o Camarim em Cena tem todos os episódios que já foram ao ar disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube (www.youtube.com/itaucultural) para serem assistidos a qualquer hora. A série reúne, ao todo, 16 entrevistas, gravadas entre 2016 e 2019, com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música falando sobre o ofício dos atuadores, sobre suas formações e processos criativos.

A primeira temporada estreou em maio deste ano, com episódios dedicados às mulheres do universo das artes cênicas. Assim, teve como convidadas atrizes de diferentes gerações e referência no teatro brasileiro: Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara.

Ampliando a conversa para além do teatro e dos palcos, a segunda temporada, que foi ao ar em junho, recebeu também nomes referenciais da dança e da formação teatral acadêmica. Nesse período, os convidados foram a coreógrafa Angel Viana, pioneira da dança contemporânea no Brasil, o ator Cacá Carvalho, a atriz e diretora mineira Yara de Novaes, e Antonio Januzelli (Janô), um dos nomes mais importantes, na atualidade, da formação teatral em São Paulo.

Em julho, mais uma vez, a diversidade de segmentos marcou o novo bloco de entrevista do Camarim em Cena. Abriu com a conversa com o ator Renato Borghi, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, fundador do Teatro Oficina, em São Paulo, ao lado de José Celso Martinez Corrêa, seguiu com o bailarino japonês Tadashi Endo, principal nome do Butoh no mundo, a atriz, diretora e professora Denise Weinberg, fundadora do Grupo TAPA, e a cantora Angela RoRo, única convidada do universo da música no programa.

Serviço
Camarim em Cena com Zé Celso Martinez Corrêa
Mediação: Nelson de Sá
Dia 22 de agosto (sábado), a partir das 14h
No site www.itaucultural.org.br