Caleidos Cia de Dança inicia novos workshops em março.

Março 20, 2019

Já pensou em aprender dança de uma forma diferente? Sem decorar passos e seguir ritmos, sem repetir movimentos ou sequências? Isabel Marques, diretora do Caleidos Cia de Dança, referência nacional no ensino de dança, oferece workshops, a partir de março, com a proposta pedagógica Dança no Contexto, que nasceu na conclusão de seu doutorado na Faculdade de Educação da USP (1996). Ali procurou desenvolver propostas pedagógicas que permitissem o ensino e aprendizagem da dança partindo da criação de movimentos e do conhecimento da linguagem da dança (Coreologia-Laban).

A "Dança no Contexto", que começou no dia 13 de março, foca a percepção da dança enquanto criação e arte, convidando os participantes a entrarem em contato com os processos de improvisação estruturada e composição de cenas de dança, conectando-se com o mundo em que vivemos.

A programação acontece no Instituto Caleidos, na zona Oeste em São Paulo, e oferece curso regular, workshops e imersões de fins de semana. Profissionais de dança, professores de dança ou que desejam trabalhar com dança em suas aulas, amadores e leigos têm participado dos cursos e encontros promovidos por Isabel Marques e explorados novas formas de praticar, ensinar e fruir dança.
A proposta da "Dança no Contexto" agrega valores da Educação no campo da Arte ao mesmo tempo que propõe que as ações artísticas sejam permeadas e revestidas por pressupostos da Educação. Isabel Marques propõe um processo artístico educativo a partir da formação de uma rede de textos que envolve contextos sociais, afetivos e estéticos, dando ênfase às múltiplas perspectivas envolvidas numa ação educacional na contemporaneidade.
O projeto pressupõe diálogos entre a dança, o contexto em que ela está sendo aprendida/ensinada e a diversidade das relações, propondo alternativas para que a educação possa acrescentar mais uma possibilidade de experienciar a arte, o corpo, o tempo e o espaço contemporâneos. Desenvolvida em seu trabalho de doutorado, Isabel Marques aborda a Linguagem da Dança e a Coreologia (Laban) para oferecer a possibilidade de dança a todos os corpos em conexão com o mundo.

O Caleidos também realizará Laboratórios Laban uma vez por mês, sempre aos sábados, começando em março, dia 23. Nesse dia, também acontece o Artes Integradas, encontros intensivos e independentes, com duração de 3 horas cada, para aprofundamento de temas específicos da Danças, Poesia e Tecnologia.

O curso regular oferecido por Isabel Marques, "Laban no Contexto", foca os princípios de Laban por meio da Dança no Contexto. Rudolf Laban, artista da dança (1879-1958), é considerado o maior teórico da dança do século XX e criador da dança-teatro. Dedicou sua vida ao estudo e sistematização da linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e ensino.
Isabel Marques propõe a aprendizagem da linguagem da dança e seu ensino numa perspectiva contemporânea, ensino-aprendizagem implicados nos diversos contextos: sociais, afetivos e estéticos. Por meio de jogos corporais, criação, apreciação e discussões, aspectos da linguagem da dança são aprendidos e aprofundados.
A cada encontro mobilizam-se processos de reflexão teórica, problematização de contextos e apreciação de trabalhos artísticos; processos de criação, improvisação estruturada e composição de cenas para partilhas e fruição em grupo.

Sobre o Caleidos Cia. de Dança:

Fundada por Isabel Marques e Fábio Brazil em 1996, o Caleidos Cia. de Dança desenvolve trabalhos cênicos nas interfaces entre a dança e a educação. Pautada pela investigação sobre a interatividade na dança contemporânea, há 21 anos pesquisa as relações entre a poesia, o jogo cênico e princípios de Laban, tendo produzido 24 espetáculos dentro desta proposta. Os projetos e espetáculos da cia. já foram contemplados pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo (SMC/SP), Programa de Ação Cultural (SEC/SP), Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna (MinC/BR) e Prêmio Estímulo de Dança (SMC/SP).

Serviço:
Cursos no Caleidos Cia de Dança

O que: Laboratório Laban
Quando: dia 23 de março, sábado, às 9h.

O que: Artes Integradas – Tema Poesia e Movimento
Quando: dia 23 de março, sábado, às 14h.

Onde: Instituto Caleidos - Rua Mota Pais, 213, Lapa

Informações:
www.formacaocaleidos.com.br

tel: 11 3021-4970
cel: 11 9 7143-9189

Fonte: rhizome.comunica@gmail.com