Caixa Cultural São Paulo Promove Oficinas no Mês da Consciência Negra

Outubro 30, 2019

O programa educativo CAIXA Gente Arteira da CAIXA Cultural São Paulo apresenta uma programação especial em novembro, celebrando o mês da consciência negra. São oficinas para crianças, adolescentes e adultos que envolvem a leitura, teatro, dança e ativação de memórias afetivas. Todas as atividades são gratuitas e para participar é necessária a inscrição no site

Ações Educativas na Caixa Cultural São Paulo

A oficina especial Vivência da Cultura Afro – Da tradição oral e encenação promete agitar a CAIXA Cultural São Paulo no dia 09 de novembro trazendo contação de histórias, dança, música e teatro. Voltada para professores, estudantes de teatro, pesquisadores e interessados na cultura afro, a atividade acontecerá no dia 09 de novembro e terá duração de 8h. Ministrada por Vanessa Soares e Wil Oliveira, a oficina apresentará quatro experiências: Afrobeat com poesias; Contação de histórias africanas e afro-brasileiras; Apresentação da performance Banzo e Roda de diálogo. Banzo faz relação entre as situações vividas pelos negros escravizados até 1888 e a as situações vivenciadas pelos negros brasileiros no século XXI. Por meio de uma perspectiva afrocêntrica, apresenta dados históricos relevantes sobre as populações africanas que chegaram aos solos brasileiros.

No dia 12 de novembro a oficina KINDEZI – Cartografias do afeto convida os participantes a criar um mapa ancestral da afetividade. Os participantes serão estimulados a visitar memórias, impressões e sentimentos. Kindezi é o uso da força afetiva, mental e cultural dos mais velhos, para contribuir com o processo de desenvolvimento de gerações de jovens culturalmente saudáveis, que crescem para se tornar velhos poderosos, que, por sua vez, produzem juventude culturalmente saudável e assim sucessivamente. A atividade terá edições extras nos dias 13 e 14 de novembro.

A divertida oficina Jogos de sombras e silhuetas, ministrada pelo professor de história da arte e processos de criação Maurício Eloy, acontece em 19 de novembro. A atividade propõe aos participantes a criação de figuras na forma de silhuetas em papel sobre o fundo branco a partir das personagens do livro "Os príncipes do destino – histórias da mitologia afro-brasileira" do autor Reginaldo Pranti. Ao final da oficina, para eternizar a experiência, os participantes irão colar as "silhuetas personagens" em um cartão postal feito pelos participantes com uma pequena biografia do personagem escolhido, inserida no verso do cartão.

A professora Bia Machado retorna à CAIXA Cultural São Paulo com a juntamente com o professor Lucas Lopes na oficina Fábulas: Poéticas Tradicionais que acontecerá no dia 29 de novembro. Os participantes serão expostos a escuta de uma fábula e encontrarão elementos que deflagrem o poder de escolha, a partir dos pontos de vista e situações do participante. Ao final serão estimulados a criar, um personagem capaz de dar visibilidade do seu envolvimento com o nexo da história e assim ter os primeiros contatos com sua própria poética.

A partir do conceito Faculdade (do Latim facultas atis) que considera a capacidade e/ou talento que o ser humano possui para o conhecimento, a atividade "Os Lugares da Escuta: Experiência e Conceito" permitirá aos participantes experimentar experimentem novas formas de inteligências , a partir de ferramentas tanto de auto-observação quanto de conhecimento, utilizando como conceito "Lugares da Escuta", importantes para a construção do saber para além do que temos instituídos na prática escolar recorrente, com o objetivo de ampliar ações propostas entre professores e alunos na compreensão da diversidade cultural presente no humano. A oficina voltada para professores, educadores e interessados em geral, acontecerá no dia 29 de novembro e será ministrada pela Bia Machado e Lucas Lopes.