Caixa Cultural São Paulo oferece programação para o Carnaval

Janeiro 30, 2018

Celebrado em diversas partes do mundo e considerado a maior festa popular do Brasil, o Carnaval dá o tom e o ritmo do projeto educativo Caixa Gente Arteira, na Caixa Cultural São Paulo no mês de fevereiro. Com atrações gratuitas para diversos públicos e idades, a programação terá oficinas de danças carnavalescas, de criação de fantasias, de confecção de mamulengos e de estandartes e ainda uma ação educativa chamada “Viva o Carnaval”, que convida os participantes a conhecerem um pouco mais sobre a história do Carnaval de São Paulo.

Abrindo as atividades momescas, no dia 3 de fevereiro, um sábado, será realizada a oficina “Confecção de Estandartes”, direcionada ao público idoso. Utilizados nos blocos e em escolas de samba, com brasões ou símbolos que as representam, os estandartes são considerados um bem cultural protegido como patrimônio Imaterial pelo IPHAN. Nessa atividade, a artista plástica e arte-educadora, Alice Quadrado ensinará os participantes a confeccionar seus estandartes utilizando o bordado, retalhos de tecidos de diversos tipos e fitas coloridas.

Com diversas datas durante o Carnaval, a oficina “Danças Carnavalescas - Frevo e Maracatu” convida o público infantil e seus responsáveis a conhecerem a história e aprenderem os passos dessas duas danças populares, símbolos do carnaval de rua de Pernambuco. Dança com muitas acrobacias e de muita energia, o frevo, que incorpora elementos do maxixe, da polca e, principalmente, da capoeira, é considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Já o maracatu é uma dança de cortejo associada aos reis congos, marcada por forte percussão e coreografias específicas. Os participantes representam personagens como reis, embaixadores, rainhas, vassalos, baianas, caboclo.

Com sessões nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, a oficina "Fantasias de Carnaval" propõe que as crianças, acompanhada por familiares ou responsáveis, criem suas próprias fantasias e se maquiem para pular o Carnaval. Ao som de marchinhas de Carnaval, a artista plástica e arte-educadora Paula Pedroso as ensinará a aplicar adereços e miçangas nos tecidos escolhidos.

Combinando com o clima de alegria e irreverência do carnaval, a garotada aprenderá a confeccionar e a manipular bonecos na oficina Confecção e Manipulação de Mamulengos, ministrada pela arte-educadora Cleidione de Morais. Os mamulengos são um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. Essa mesma atividade será oferecida no dia 28 de fevereiro para pessoas com deficiência intelectual.

Outro destaque da programação carnavalesca do espaço será ação educativa “Viva o Carnaval!”, na qual a equipe do Gente Arteira apresentará aos participantes um pouco da história do carnaval paulistano. Por meio de monóculos, o público poderá ver fotos de época, que retratam o carnaval de rua de São Paulo desde a década de 10 do século passado. Além disso, os educadores estarão no térreo da Caixa Cultural confeccionando com o público alguns itens para curtirem os blocos de carnaval da cidade como máscaras, estamparias e decoração de estandartes, balangadãs, leques abebés (Leque metálico circular de origem africana), turbantes e colares, embalados ao som de marchinhas.

Serviço
Programação de Carnaval Caixa Cultural São Paulo
Data: 03 a 28 de fevereiro
Horário: Diversos horários de acordo com a programação
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
Gratuito
Confira a programação completa através do site